TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

Monografias: ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2013  •  3.812 Palavras (16 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 16

ETAPA 1-

PASSO 1

Conceito de Empresário

Empresário é sinônimo de cautela, sua atuação limita-se a administrar a companhia da maneira em qual ela está montada, seu estilo implica atuações conservadoras, sem representar nenhum tipo de risco à empresa. Empresário é quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços. A atividade do empresário busca lucro a partir do bem ou serviço que explora, esse lucro deverá ser intentado mediante o exercício de atividade organizada de forma a articular sob o domínio do empresários quatro artifícios básicos, que são: capital, mão de obra, insumos e tecnologia. Sem um desses fatores basilares não existe atividade empresarial.

A fabricação de produtos e mercadorias bem como os serviços prestados são pré-requisitos fundamentais da atividade empresarial. Em relação à circulação desses bens e serviços, podemos dizer que consiste em efetivar a intermediação entre o produtor e o consumidor do bem ou o usuário do serviço a ser prestado.

Não se considera empresário quem exerce profissão intelectual, de natureza científica, literária ou artística, ainda com o concurso de auxiliares ou colaboradores, salvo se o exercício da profissão constituir elemento de empresa.

Quem pode ser Empresário

Empresário pode ser pessoa física ou jurídica. Todo ser humano é pessoa, por isso é capaz de direitos e deveres na ordem civil. Já a pessoa jurídica é definida como a organização de pessoas e bens, pode ser de direito público, interno ou externo, e de direito privado.

Empresário é a pessoa que toma a iniciativa de organizar uma atividade econômica de produção ou circulação de bens ou serviços, o código civil fala da obrigatoriedade da inscrição do empresário no registro público de empresas mercantis, antes de iniciar suas atividades. Os pré requisitos para a inscrição são:

* Nome, nacionalidade, domicílio, estado civil e, se casado, o regime de bens;

* Firma, com a respectiva assinatura autógrafa (quem vai assinar pela empresa);

* Capital

* Objetivo e sede da empresa

A inscrição será tomada por termo no livro próprio do registro público de empresas mercantis, e obedecerá o número de ordem contínuo para todos os empresários inscritos.

Caso venha a admitir sócios, o empresário individual poderá solicitar ao registro público de empresas mercantis a transformação de seu registro de empresário, para registro de sociedade empresária.

E ainda, o empresário que instituir filial ou agência, em lugar sujeito à jurisdição de outro registro público de empresas mercantis, neste deverá também inscrevê-la, com a prova da inscrição originária.

Empresário

Foi substituída a firma individual pela figura do empresário.Todos que estavam registrados nas juntas comerciais como "firma individual" passam a ser "Empresários". Considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou circulação de bens ou de serviços.

Autônomo

Considera-se autônomo aquele que atua por conta própria (sem sócios), como advogado, dentista, médico, engenheiro, arquiteto, contabilista, etc., que na verdade, vende serviços de natureza intelectual.

Sociedade

Uma autêntica sociedade é quando, mais de uma pessoa, com os mesmos propósitos e objetivos econômicos, reúnem-se para a realização de negócios em conjunto e a partilharem os resultados entre si.

Sociedade Empresária

É a reunião de dois ou mais empresários, para a exploração em conjunto de atividade(s) econômica(s) para a produção ou circulação de bens e de serviços. Adquire categoria de pessoa jurídica, torna-se capaz de direitos e obrigações.

Sociedade Simples

São aquelas formadas pela reunião de duas ou mais pessoas que exercem profissão intelectual(gênero), de natureza científica, literária ou artística(espécies), não tendo por objeto o exercício de atividade própria de empresário.

PASSO2-

A empresa Jubiabá Veículos localizada na Av. Presidente Dutra 2771 Capuchinhos Feira de Santana Bahia atua no ramo automotivo de médio porte tem o publico alvo a população de nível médio com 37 funcionários e a componente da equipe que trabalha na empresa é Denize da silva Lima Rodrigues no setor de pós-venda como garantista de veículos Renault a marca que a empresa tem a concessão.

Missão

Somos uma empresa familiar, diversificada, que valoriza e promove o bem estar

Dos funcionários, clientes, fornecedores e acionistas, oferecendo produtos e

Serviços com qualidade e responsabilidade social.

Visão

Ser reconhecida como uma empresa excelente na comercialização de produtos e serviço de qualidade.

Valores do Grupo MC:

O Grupo MC sintetiza os seus valores em três letras: Q C P - Qualidade,

Compromisso e Participação:

Qualidade: nos produtos e serviços comercializados.

Compromisso: com a Missão e Visão do Grupo.

Participação: dos funcionários, clientes, fornecedores e acionistas na gestão do Grupo.

PASSO 3-

EMPRESA

Surgiu no Código Comercial francês de 1807, referindo-se ao contrato de empresa, fornecimento de serviços, dentro da matéria de competência dos tribunais de Comércio, somente no Civil Italiano de 1942, a empresa foi acolhida sob a égide do empresário, de estabelecimento para atividade, mudando o núcleo conceitual do direito comercial do ato de comércio para a empresa.

2.1 – DEFINIÇÃO JURÍDICA DE EMPRESA

Atividade organizada com caráter econômico e profissional, constituída com o fim de produzir lucro. O titular da empresa poderá ser um comerciante em nome individual ou uma sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.1 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com