TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTARIA

Dissertações: ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTARIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  500 Palavras (2 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 2

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

É a disciplina que trata dos assuntos relacionados à administração das finanças de empresas e organizações. Ela está diretamente ligada a Administração, Economia e a Contabilidade.

O papel fundamental do administrador financeiro é cuidar do dinheiro da empresa, sua entrada e saída, preservando o retorno aos acionistas da empresa de forma que o lucro seja exponencial.

Mais existe uma diferença entre essas duas funções, financeira e orçamentária.

Financeira significa o processo de receber dinheiro ou desembolsar recursos de movimentação do dinheiro. Já orçamentária é a previsão de estimativas como o que vão acontecer a esses desembolsos e como esses gastos serão realizados.

FUNDAMENTOS BÁSICOS DA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

A administração financeira visa uma maior rentabilidade possível sobre o investimento efetuado pelos sócios ou acionistas, através da melhor utilização de recursos, de modo geral, escassos. Por isso, todos os aspectos de uma empresa estão sob a ótica da administração financeira.

Buscam formação econômica nos mercados para elevar a concorrência e para se adaptarem aos conceitos de controladoria e administração, segmentos importantes para o sucesso de qualquer empresa no modelo atual e adotado no mundo como um todo.

O direcionamento estratégico das empresas é orientado por algumas decisões, as quais são imprescindíveis a sua permanência no mercado. As principais atividades de uma empresa são os financiamentos, a realização dos investimentos, a condução de suas operações. Tais atividades formam o corpo da empresa.

Quando tratamos do assunto financiamento queremos dizer que se trata da busca de recursos no mercado. Estes podem ser de curto prazo, por exemplo: aplicações financeiras, duplicatas, estoques e outros. De longo prazo: Imóveis, equipamentos, veículos, participações e outros. São importantes para influenciar as decisões empresarias, sobretudo para atingir os seus objetivos estratégicos.

Existem três importantes demonstrativos financeiros disponíveis no âmbito controladoria, que são: Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado do Exercício e a Demonstração do fluxo de caixa.

O Balanço Patrimonial é a imagem da empesa em um determinado período. O patrimônio líquido da empresa varia de acordo com as publicações dos investimentos financeiros. A demonstração do resultado do exercício agrega informações as receitas e despesas operacionais e na venda de bens de serviços. Já no Demonstrativo do fluxo de caixa, informa o fluxo líquido do caixa da empresa, o qual se relaciona com as atividades operacionais.

A IMPORT NCIA DO PLANEJAMENTO FINANCEIRO

Planejamento Financeiro serve tanto para empresas ou pessoas físicas, estabelecendo estratégia e visando atingir objetivos. A estratégica pode ser voltada para curto e longo prazo. Toda a empresa para progredir a longo prazo, precisa ter um foco ou um objetivo. Assim também as pessoas precisam saber antecipadamente as metas que pretendem atingir, assim fazem os planejamentos.

No mundo competitivo de hoje, produzir e vender bem não é mais suficiente,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com