TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO ORÇAMENTÁRIA E FINANCEIRA

Artigo: ADMINISTRAÇÃO ORÇAMENTÁRIA E FINANCEIRA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2013  •  1.215 Palavras (5 Páginas)  •  557 Visualizações

Página 1 de 5

1. INTRODUÇÃO

Warren Bennis, um estudioso de liderança, diz que ela é como a beleza: difícil de definir, mas fácil de reconhecer. De todo modo, a liderança é a capacidade de exercer influência sobre indivíduos e grupos. Nem todo chefe é líder e nem todo líder é chefe, pois há pessoas que ocupam cargos de chefia e não exercem a liderança. O máximo que conseguem é se fazerem obedecidas por coação, ou por interesse particular das pessoas a quem chefiam. Por outro lado, nós todos conhecemos pessoas que exercem influência sobre outras, independentemente de ocuparem cargos de chefia. Isto porque, a influência é necessária para que o propósito da empresa seja alcançado, para que a visão se torne realidade e que os objetivos empresariais sejam atingidos.

Atualmente, as organizações devem adaptar-se ao novo mercado competitivo, pois é uma questão de sobrevivência. Mudanças rápidas e produtos ou serviços com preços competitivos e com qualidade, precisam de profissionais que direcionam esta busca, com objetivos claros e resultados satisfatórios. E o Líder tem este papel de grande importância dentro de uma organização.

Liderança é saber onde a empresa, quer chegar e o que é necessário ser feito para atingir este objetivo, manifestando-se sempre que uma pessoa procura influenciar o comportamento de outro ou de um grupo, com vistas a alcançar objetivos. Ser Líder é ter a capacidade de expressar, transmitir de forma clara, simples e objetiva uma direção a ser seguida e conseguir seguidores e parceiros nesta caminhada, consegue transformar o clima organizacional, deixando o ambiente mais produtivo, tirando proveito para a motivação e influência para atingir o melhor resultado. Mas Líder não é ser “Chefe”, Líder é qualquer um que entenda e saiba o que fazer e como motivar as pessoas. Um Líder só terá sucesso se sua equipe tiver sucesso.

As pessoas que se destacam pelas diferenças e características individuais necessitam ser liderados para seus objetivos e resultados serem alcançados de maneira satisfatória. A liderança é necessária nas diversas atividades nas diferentes organizações. Liderança é um processo que ocorre, praticamente, em todos os segmentos da sociedade, estando sempre atento as constantes transformações atuais.

É fundamental que exista uma relação de confiança muito grande entre os envolvidos nas atividades, para que o trabalho seja desenvolvido de acordo com os objetivos propostos pelo líder. Porém, para isto é necessário que líder sempre se atualize suas habilidades, para que ele esteja sempre preparado para demonstrar a sua competência, quando solicitado.

2. A LIDERAÇA E SUA IMPORTÂNCIA

2.1. DECISÃO

A Categoria básica com a qual a Administração lida diariamente é a decisão. É preciso optar por produtos, estratégias, mercados, políticas, estruturas, operações, tecnologias, objetivos. No processo decisório, a informação assume capital relevância à media que, se adequada, diminui a incerteza provada pelo ambiente. Nesse sentido, têm sido buscados métodos eficazes de coleta, tratamento e uso da informação que está no ambiente empresarial, seus mercados atuais e futuros, bem como no interior da empresa O desenvolvimento da telemática, por exemplo, coloca à disposição do gestor ferramentas capazes de dar à informação tratamento razoavelmente seguro. Razoavelmente, porque limitado, como todas as manifestações humanas.

2.2. AS EMPRESAS PRECISAM SABER ONDE QUEREM CHEGAR

Saber onde quer chegar é visualizar o futuro da empresa. Tal visão deve estar em sintonia com a missão com o propósito da empresa. Tomando como referência a missão, são estabelecidos objetivos e definidas metas. Para realizar visão, missão, objetivos e metas, são escolhidas estratégias, estruturas, tecnologias e desenvolvidas competências. Todos esses elementos devem permear o tecido da empresa e aí que o líder forma outros líderes com cujos seguidores compartilha visão, missão, objetivos, metas, estruturas, tecnologia, estratégias. O desejado comprometimento das pessoas pode ser obtido pelo compartilhamento desses elementos.

Segundo Chiavenato (1992, p. 147) a liderança é definida como “uma influência interpessoal exercida numa dada situação e dirigida através do processo de comunicação humana para a consecução de um ou mais objetivos específicos”.

Espera-se de um Líder que ele seja hábil na busca de classificação de problemas na empresa. Deve usar mais tempo em identificar claramente o problema que a empresa tem do que fazê-lo apressadamente e ficar arrependido pelo restante dos seus dias. Em ciência diz: quando se parte da premissa errada, pode-se chegar a uma bela conclusão, mas ela estará errada. Às vezes você pode supor que tem um problema de estratégia, quando ele está vinculado às necessidades de educação; outras, que tem um problema de estrutura, quando ele é de escolha tecnológica. Às vezes, você pode perder precioso tempo, tentando melhorar a forma de fazer algo, quando a questão é indagar se este algo merece continuar.

Além de hábil, espera-se do Líder que seja criativo. Para Domenico, pessoa criativa é que tem grande patrimônio de emotividade, opiniões e facilidade de relacionamento, além de mais de um grande interesse e grande curiosidade intelectual. Para John Kao, critatividade é um processo por meio do qual as ideias são geradas, desenvolvidas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com