TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO PUBLICA

Trabalho acadêmico: ADMINISTRAÇÃO PUBLICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  Trabalho acadêmico  •  430 Palavras (2 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 2

MARIA DE FÁTIMA DA SILVA

Redação de Conclusão de Curso

Curso: ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

1. INTRODUÇÃO

Quando se fala em Administração Pública, falamos em um conjunto de decisões e operações mediante as quais o Estado e outras entidades públicas formadas por pessoas jurídicas, e órgãos públicos que tem por finalidade exercer as funções administrativas que são planejar, dirigir, organizar e controlar as necessidades coletivas cuja satisfação é assumida como tarefa fundamental para a coletividade, através de serviços organizados e mantidos na sociedade como, por exemplo, educação, cultura, segurança, saúde e o bem estar dos indivíduos.

2. DESENVOLVIMENTO

Na administração Pública a atividade desenvolvida pelo Estado ou seus delegados, sob o regime de Direito Público, destinada a atender de modo direto e imediato, necessidades concretas da coletividade. É todo o aparelhamento do Estado para a prestação dos serviços públicos, para a gestão dos bens públicos e dos interesses da comunidade. A Administração Pública direta e indireta, de qualquer um dos poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, sendo que na administração direta, o Estado exerce suas funções diretamente e na Administração indireta, o Estado transfere a titularidade para outras pessoas jurídicas, onde é composta por autarquias, fundações, sociedades de economia mista, empresas públicas entre outras entidades de direito privado. Por outro lado também devemos considerar alguns avanços comparando os dias atuais a décadas anteriores, pois a administração pública vem buscando cada vez mais se pautar nos princípios básicos, citados no Art.37 da constituição e como tais tendem a conduzir o comportamento corporativo público, trazendo mais qualidade de vida para a sociedade.

3. CONCLUSÃO

Por meio dessa redação vimos que na Administração Pública ainda se tem muito que fazer, priorizar e desempenhar nas organizações públicas, o administrador combina conhecimentos e habilidades de administração, ciências políticas, direito, sociologia e economia do setor público. Em outras palavras, deve ser capaz de entender as restrições legais e financeiras de uma organização pública, além de ter sensibilidade social e política para liderar mudanças organizacionais em prol do interesse coletivo. Os governos municipais, estaduais e federais, devem transformar uma administração pública burocrática em uma administração pública mais eficiente, eficaz e participativa.

Há muito a ser feito quanto à modernização, mas não estamos totalmente abandonados à deriva, A União, os Estados, o Distrito Federal e também os municípios devem trabalhar a ética e o profissionalismo combatendo qualquer tipo de nepotismo e corrupção, se utilizando da governança corporativa que é um tipo de governo atual, onde é possível união e cooperação de todas as partes e assim com certeza teremos mais avanços.

Maceió/AL, setembro de 2014.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com