TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRÇÃO FINANCEIRA

Artigo: ADMINISTRÇÃO FINANCEIRA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2015  •  1.866 Palavras (8 Páginas)  •  109 Visualizações

Página 1 de 8

Introdução

Sabendo que o Sucesso empresarial advém de três fatores, a saber: Capacidade Financeira,Capacidade técnica e Capacidade Administrativa e em decorrência disto, muitas empresas que ainda tem práticas administrativas familiares, deverão buscar práticas Contábeis e Financeiras adequadas, para que possa ter um crescimento sólido e sustentável.

Sendo que os sistemas são desenvolvidos especialmente para atender aos aspectos gerenciais de cada setor da atividade. Assim por exemplo, na administração financeira o “orçamento de caixa”, tem por objetivo antever o fluxo monetário da empresa, evitando surpresas desagradáveis, bem como a contabilidade como sendo um conjunto de procedimentos, envolvendo normas de controle interno, rotinas de processamento da escrituração e relatórios, o suficientemente delineado de modo a prover o administrador de informações para a tomada de decisões gerenciais.

O presente artigo fará uma abordagem de tópicos como: Sistema de informações contábil; análise das demonstrações contábeis; análise de balanço; custos para avaliação, controle e tomada de decisões e planejamento administrativos.

2 – Desenvolvimento

O conjunto de informações com origem contábil são necessário, como auxilio aos gerentes no processo de tomada de decisões, principalmente sabendo que os recursos são escassos e devendo utilizá-los de forma racional através de um confiável sistema de informações gerenciais.

Para que possamos fazer uma análise apurada de uma organização, deveremos tomar por base seus principais demonstrativos: Balanço Patrimonial e o Demonstrativo de Resultados.

Balanço patrimonial

O Balanço patrimonial é o demonstrativo que fará uma fotografia da empresa num dado momento. Seus elementos são as contas, cuja nomenclatura variará de acordo com o tipo de atividade desenvolvida. Os bens e direitos são os elementos positivos ou ativos e as obrigações, os negativos ou passivos.

O Ativo é constituído por três grupos de contas: o circulante, o realizável a longo prazo e o permanente e indica a natureza dos valores nos quais a empresa aplicou seu recurso: dinheiro, estoques, créditos, valores mobiliários, bens de uso, etc.

O Passivo as contas são dispostas pelo grau decrescente de exigibilidade, isto é das obrigações mais exigíveis para as menos exigíveis. Subdivide-se em quatro grupos: circulante; exigível a longo prazo; resultados de exercícios futuros e o patrimônio liquido e indicam a origem dos recursos tais como: fornecedores, bancos, capital, lucro, etc.

Não vamos detalhar todas as contas do ativo e do passivo, pois queremos que fique claro que fazendo uma análise do balanço patrimonial, a partir de seus grupos: ativo, passivo e patrimônio liquido é possível saber superficialmente, a situação da empresa.

Demonstrativo de resultados

Uma das formas fundamental de análise ou avaliação de desempenho para as empresas é através do demonstrativo de resultados, que elenca todas as despesas e receitas ocorridas no período. O resultado é a diferença entre as receitas e as despesas. Sendo que se for positivo é lucro. Sendo negativo é prejuízo.

O Demonstrativo de resultado vai indicar as receitas e despesas de uma empresa em um determinado período, conseqüentemente demonstrando se a empresa apresentou lucro ou prejuízo, permitindo também visualizar quais as contas de resultados, seus valores e proporções que contribuíram com o resultado final de um exercício social.

O demonstrativo de resultados do exercício (DRE), segundo a escola americana, os resultados são organizados em uma única coluna em que a receita bruta consiste no conjunto de vendas à vista e a prazo, durante o exercício; havendo descontos e devoluções, estes são abatidos da receita, assim como os impostos incidentes sobre a mercadoria (ICMS, ISS, IPI) e diversos outros, de acordo com a atividade econômica, para formar a Receita Líquida. O Lucro Bruto é a diferença entre a receita e o custo das mercadorias vendidas.

O Lucro da atividade passou a ser indicado, com maior freqüência a partir de 1996 e é obtido abatendo-se do lucro bruto o custo operacional da empresa, incluindo salários dos vendedores, impostos sobre a folha de pagamento, benefícios sociais diversos, aluguel, conta de luz, telefone, condomínio, imposto predial, material de embalagem, despesas com propaganda e marketing, etc. Se esse lucro da atividade não for indicado, o mais importante será o lucro operacional.

O lucro operacional é obtido através das receitas e despesas financeiras, perdas com o não recebimento de vendas feitas a prazo, etc.

O lucro antes do imposto de renda (LAIR) é obtido a partir de itens não operacionais, ou seja, não ligados ao objeto da empresa, como exemplo: venda de itens obsoletos, aluguel de espaços ociosos, etc.

O resultado líquido do exercício é obtido do LAIR, após deduzir o imposto de renda. A compensação de prejuízos que a empresa tenha tido em passado recente leva ao imposto de renda se calculado sobre o lucro menor. A provisão para imposto de renda é uma tentativa que as empresas fazem do imposto incidente sobre os lucros do período. Trata-se de uma estimativa, já que seu valor exato só é determinado no decorrer do ano seguinte, com o preenchimento de formulário específico da Receita Federal.

O lucro do exercício à disposição dos acionistas é obtido deduzindo-se as participações estatutárias, a reserva legal e outras reservas. As estatutárias são as participações de empregados, diretores estabelecidos no estatuto da empresa. A reserva legal retém 5 % do lucro.

O resultado após a distribuição indica o aumento do patrimônio líquido após a dedução dos dividendos.

Análise de Balanço

A análise financeira e a de balanços é considerada difícil, pois existem muitos índices a ser avaliados, entretanto, o ideal é se escolher alguns índices e quocientes, procurando compará-los de período a período com padrões preestabelecidos para se tentar, a partir daí, ter uma idéia apurada de quais problemas merecem uma investigação maior, pois a análise financeira geralmente aponta mais problemas que soluções.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com