TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRÇÃO ORÇAMENTARIA

Casos: ADMINISTRÇÃO ORÇAMENTARIA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2013  •  1.391 Palavras (6 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO...........................................................................................................8

REFERENCIAS............................................................................................................9

1 INTRODUÇÃO

A atividade visa esclarecer certas analise dentro do ambiente organizacional em relação ao orçamento que é muito importante de necessários o bom desenvolvimento e expansão da organização.

.

2 DESENVOLVIMENTO

Orçamento é o plano financeiro estratégico de uma administração para determinado exercício. Apllca-se tanto ao setor governamental quanto ao privado.

Orçamento Empresarial tem como objetivo identificar os componentes do planejamento financeiro com a utilização de um sistema orçamentário, entendido como um plano abragendo todo o conjunto das operação anuais de uma empresa atravês da formalização do desempenho dessas funções administrativas gerais.

Um orçamento, em contabilidade e finanças, é a expressão das receitas e despesas de um indivíduo, organização ou governo relativamente a um período de execução (ou exercício) determinado, geralmente anual, mas que também pode ser mensal, trimestral, plurianual, etc. O orçamento deriva do processo de planejamento da gestão. A administração de qualquer entidade pública ou privada, com ou sem fins lucrativos, deve estabelecer objetivos e metas para um período determinado, materializados em um plano financeiro, isto é, contendo valores em moeda, para o devido acompanhamento e avaliação da gestão.

Algumas vantagens de ser ter e manter um bom orçamento são:

• permite monitorar sua situação financeira;

• ajuda a criar um quadro visual de gastos;

• faz com que você evite os gastos por impulso;

• auxilia na decisão quanto ao que pode ou não gastar

• possibilita que saiba exatamente como gastar o seu dinheiro

• apóia a criação de um plano de poupança e investimento

• ajuda a decidir sobre como é possível se proteger contra as conseqüências financeiras de eventos imprevistos.

Em uma empresa o orçamento é um plano para a alocação de recursos, através de comparações dos valores gastos com os valores previstos ou disponíveis, contribuindo com o controle de custos (ou despesas) de uma organização.

Podem ser classificados como orçamentos fixos ou flexíveis. Um orçamento fixo aloca as despesas com base em uma dada alocação de recursos, ou seja, uma soma fixa de recursos para um período orçamentário. Um orçamento flexível possibilita variações no uso dos recursos com base na atividade, ou seja, um departamento receberia uma soma maior de recursos se aumentasse o seu número de funcionários.

Segue alguns tipos de orçamentos comumente adotados pelas empresas:

• orçamento global - é uma peça orçamentária consolidada dos orçamentos das várias unidades, tendo como finalidade prever o demonstrativo para toda a empresa;

• orçamento de caixa - é uma previsão dos desembolsos e recebimentos de caixa. É uma importante medida de controle porque reflete a habilidade de uma empresa em atender as suas obrigações;

• orçamento de receitas e despesas - descreve os valores planejados para receitas e despesas operacionais, sendo o mais amplamente utilizado, e o mais prontamente compreendido; nele se prevê as vendas e as despesas estimadas para um determinado período;

• orçamento de produção (ou programa de produção) - feitas as previsões de vendas, podem ser estimadas as unidades por área de produção. É um plano detalhado que identifica os produtos e serviços que precisam ser produzidos ou fornecidos para atender à previsão de vendas e às necessidades de estoque;

• orçamento de compras e de uso de materiais - depois de prever as demandas de produção é preciso estimar o custo para atendê-las. É um plano que identifica as matérias-primas e peças que precisam ser compradas para atender as necessidades de produção;

• orçamento de recursos humanos - para satisfazer as demandas de vendas e de produção, é preciso que sejam alocados recursos para a mão-de-obra realizar o trabalho. É um programa que identifica as necessidades de recursos humanos para um período futuro e os custos de mão-de-obra (ou pessoal) para atender àquelas necessidades;

• orçamento de investimento de capital - é a previsão de investimentos em novos equipamentos e construções para que a empresa se mantenha em operação, geralmente vinculados aos planos de longo prazo.

Os orçamentos podem classificar desde vários pontos de vista. A seguir expõe-se uma classificação de acordo com seus aspectos sobre salientes.

O objetivo do Orçamento Flexível é de auxiliar os administradores a entender por que os orçamentos não foram cumpridos. É útil quando os gestores estiverem tentando escolher um dentre vários níveis de atividade para fins de planejamento, e no acompanhamento, quando os administradores estiverem tentando analisar os resultados efetivos. Com a utilização do Orçamento Flexível , os desvios das metas são automaticamente divididos em variações de comercialização, de preços de venda dos produtos, de volume, de ociosidade, de desempenho e de preços de aquisição dos recursos.

Os administradores das organizações, sempre querem relatórios de desempenho que identifiquem melhor algumas variações importantes entre os resultados orçados e os resultados efetivos.

Para que os administradores possam ter uma base melhor de análise, é utilizado um Orçamento Flexível. Também chamado de orçamento variável baseia-se no conhecimento dos padrões de comportamento dos custos e receitas. É preparado para uma faixa de níveis, e não apenas para um nível de atividades; é essencialmente um conjunto de orçamentos que podem ser ajustados a qualquer nível de atividade.

Os orçamentos flexíveis podem ser úteis tanto antes quanto depois do período em questão. Podem ser úteis quando os gestores estiverem tentando escolher uma dentre várias faixas de atividade para fins de planejamento. Também podem ser úteis no fim do período, quando os administradores estiverem tentando analisar os resultados efetivos.

A administração recebe a melhor ajuda possível com padrões e orçamentos cuidadosamente estabelecidos, que representem o que deve ser conseguido. Estes padrões devem basear-se em especificações de matérias primas, equipamentos e capacidade de recursos, e não no desempenho passado, pois este quase sempre oculta ineficiências passadas.

Os padrões atingíveis no momento são os mais usados porque geralmente têm o melhor efeito motivador e porque podem ser usados com uma série de finalidades, inclusive planejamentos financeiros, bem como para acompanhar o desempenho dos departamentos.

Quando os padrões podem ser atingidos no presente, não há diferença lógica entre eles e os orçamentos. Um padrão é um conceito unitário, enquanto um orçamento é um conceito de totalidade. Em certo sentido, o padrão é o orçamento para uma unidade.

Os orçamentos flexíveis são adaptados às alterações dos níveis de atividade, e não a um só nível estático. Podem ser ajustados a um determinado nível de vendas ou de volume de produção, antes ou depois dos fatos. Mostram qual deve ser ou ter sido o custo para qualquer nível de produção, que é, em geral, expresso quer em unidades de produto, quer em horas-padrão permitidas para este nível de produção.

A avaliação de desempenho é facilitada por uma comparação de feedback dos resultados efetivos com as expectativas do orçamento. A idéia de Orçamento Flexível ajuda os administradores a explicar por que o orçamento não foi cumprido. As variações são, comumente, segregadas em variações de comercialização, de preços de venda dos produtos, de volume, de desempenho no consumo dos recursos ou de preços de aquisição dos recursos. Na prática, os fatores de eficiência são mais importantes porque estão mais sujeitos a uma influência direta da administração que os preços de materiais e da mão-de-obra.

Há uma certa semelhança de orientação no controle de todos os custos considerados variáveis. A variação de preço é a diferença de preço multiplicada pela quantidade efetiva. A variação de eficiência é a diferença de quantidade multiplicada pelo preço padrão.

As variações, lógico, levantam questões; não dão respostas. As ações provenientes da análise e o acompanhamento das variações são, então, as chaves do êxito do desempenho da gestão. As variações dão indícios, reforçam a memória e abrem caminhos pertinentes para investigação pelos gestores. Se os gestores não fizerem coisa alguma com as variações, das duas, uma: ou o sistema estará precisando de uma revisão, ou os gestores estarão precisando tomar conhecimento e ser convencidos dos benefícios que podem ser conseguidos com uma análise cuidadosa das variações.

A análise das variações está sujeita ao mesmo teste de custo-benefício que outras fases de um sistema de informações. A decisão de investigar ou não uma variação depende dos benefícios líquidos esperados.

3 CONCLUSÃO

As empreses, independente de seu tamanho ou área de atuação, necessitam de um planejamento financeiro para um período futuro.

Pode se extrair o conteúdo abordado a idéia de que o processo orçamentário é composto pelo planejamento, controle e coordenação e que motiva a toda a organização. Sinteticamente, o orçamento consiste em um plano que comunica a estratégia da organização a todos os seus setores.

REFERÊNCIAS

BAZOLI, Thiago Nunes. Administração Orçamentaria. Londrina: Pearson Educatios, 2009.

FRAÇA, Glaucius Andre. Administração Orçamentaria. Web Aula 01- 02- 03. Londrina: Unopar, 2009.

...

Baixar como  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »