TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AEE EDUCAÇÃO ESPECIAL

Dissertações: AEE EDUCAÇÃO ESPECIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2014  •  2.668 Palavras (11 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 11

DI FABIO BARRETO

QUALIDADE NA EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA.

RESPONSABILIDADE DA ESCOLA, PAIS E COMUNIDADE.

Trabalho de conclusão de curso Apresentado para a Faculdade Educacional da Lapa- FAEL como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Educação Especial Inclusiva.

Orientador Professor Me Valter Zotto de Andrade.

SÃO PAULO – SP

2014

QUALIDADE NA EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA.

RESPONSABILIDADE DA ESCOLA, PAIS E COMUNIDADE.

Elisangela Di Fabio Barreto ¹

Orientador: Valter Zotto de Andrade ²

Resumo

Este artigo irá abordar qual a responsabilidade e como esta sendo direcionado o trabalho para uma educação especial inclusiva de qualidade no ensino público, cujos os responsáveis para um bom desenvolvimento são a escola, os pais e a comunidade. Assim conhecer a realidade de crianças de uma unidade escolar dentro e fora dela e como estão sendo direcionados, planejados e organizados os trabalhos da unidade escolar pelo seu corpo docente e pela direção. O trabalho e responsabilidade dos pais na educação de seus filhos que vai muito além de cuidar e sim de acompanhar o seu desenvolvimento e aprendizado de seu filho. A comunidade tem muito a proporcionar aos alunos especiais pois pode favorecer a oportunidade se socialização e participação de todos os alunos especiais .

Palavra Chave: Escola, Família, Comunidade e educação especial inclusiva.

Introdução

Este artigo irá abordar qual a situação da educação especial inclusiva nas unidades escolares do setor público e como esta sendo direcionado o trabalho para chegar a uma educação de qualidade e de eficiência abrangendo todos os âmbitos sociais e inclusivos. Os responsáveis por este trabalho é sem dúvida a escola, os pais e a comunidade cada qual com sua responsabilidade social, inclusiva afetiva e inclusiva. Esta pesquisa esta direcionada aos alunos com cada qual suas deficiências, necessidades e dificuldades em uma realidade que a verdadeira educação especial inclusiva ainda esta sem passos pequenos mas se for direcionada e amparada pelo poder público com campanhas eficientes e projetos que façam a diferença a verdadeira inclusão será realizada e com sucesso. Assim conhecer a realidade das crianças que são matriculadas no ensino regular que deveriam ter um atendimento diferenciado como AEE e não estão participando do mesmo, pelo motivo da unidade escolar não possuir espaço físico para as mesmas ou mesmo com espaço não tendo profissionais especialistas ou capacitados para o atendimento e inserção na unidade escolar é escasso verificamos que a participação dos pais e comunidade é de suma importância e que a necessidade atual é mudar esse panorama e continuar lutando por direitos por lei são assegurados aos alunos e não está sendo realizados. O tema de educação especial inclusiva ainda possui muitas dúvidas, angústias, decepções, indignação e sem dúvida falta de um apoio pedagógico especializado que supra as necessidades educacionais e que faça a diferença e não só deposite crianças especiais em salas de aula para uma socialização indevidamente submetida a resultados negativos, ser socializado sim, mas com amparo especial e educativo respeitando as necessidades de todos os alunos com cada qual a sua necessidade especial e que favoreça ao mesmo a oportunidade de participar ativamente de todos os projetos e eventos do cotidiano escolar. A escola, pais e comunidade devem seguir juntos cada um com sua responsabilidade nas atividades que são destinadas aos alunos especiais e que sejam atribuídas cada ação a educadores especializados, direção consciente, pais participativos e comunidade prestativa. Todos esses fatores são importantes, porque uma sociedade tem que exigir seus direitos, mas como vivemos em democracia todos devem se respeitar, contribuir para um bem comum e que chegue a todos sem distinção e com acesso à todos.

Eu sou um intelectual que não tem medo de ser amoroso, eu amo as gentes e amo o mundo. E é porque amo as pessoas e amo o mundo, que eu brigo para que a justiça social se implante antes da caridade. (Paulo Freire).

Qualidade na educação especial inclusiva. Responsabilidade da escola, pais e comunidade.

O tema abordado é sobre a responsabilidade de todos para uma educação especial de qualidade, aonde a participação e responsabilidade da escola, pais e comunidade é muito importante e refletir sobre as ações existentes também são relevantes, mas necessitam de uma nova era aonde as técnicas devem ser aprimoradas, a capacitação de educadores deve ser mais cobrada e o poder público deve ter iniciativas de projetos e ações que toda sociedade participe e faça valer o nome da educação especial inclusiva, que é direito, mas ainda tem que ser aprimorada. Todos devem buscar ferramentas para que a participação no cotidiano das unidades escolares que possuem um ensino diferenciado ou não destinado aos alunos com as mais variadas necessidades especiais seja contemplada por resultados almejados positivos e produzam oportunidades de uma inserção certa, correta, digna e comprometida.

Infelizmente vivemos em uma época que a educação especial precisa e muito de ajuda, mas toda ajuda que seja de cooperação entre todos os envolvidos que são escola, alunos, pais e comunidade.

A responsabilidade da escola

A escola se denomina um local de construção de conhecimento aonde o desenvolvimento das atividades planejadas e organizadas por cargos específicos são colocados em prática e assim coloca-se a disposição ao atendimento à comunidade para oferecer um ensino de qualidade e com compromisso de manter que o respeito, direitos e deveres sejam colocados em prática numa forma harmoniosa, responsável, mas sempre valorizando a humanização e o respeito mútuo, assim chega a lembrança das crianças que buscam vagas nessas unidades escolares com seus pais , e nesse mesmo tempo a preocupação de como serão inclusos e assistidos pelos educadores , mesmo sem saber se os mesmos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com