TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AGRÍCULA FAMOSA - Frutos De Uma Vida Melhor - Maior Exportadora De Frutas Frescas Do Brasil E Maior Produtora De Melões Do Mundo

Pesquisas Acadêmicas: AGRÍCULA FAMOSA - Frutos De Uma Vida Melhor - Maior Exportadora De Frutas Frescas Do Brasil E Maior Produtora De Melões Do Mundo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/4/2014  •  2.388 Palavras (10 Páginas)  •  1.138 Visualizações

Página 1 de 10

AGRÍCULA FAMOSA

Frutos De Uma Vida Melhor

Maior exportadora de frutas frescas do Brasil e Maior produtora de melões do mundo.

Luiz Roberto Maldonado Barcelos nasceu em 7 de janeiro de 1965, em Colina, na região Norte do estado de São Paulo, distante cerca de 371 Km da capital paulista. Saiu da pequena cidade para São Paulo com o intuito de cursar a faculdade de Direito, objetivo cumprido de 1983 a 1987. Luiz Roberto é casado e pai de dois filhos. Trabalhou, principalmente, com causas cíveis e comerciais para empresas. Atuou em um escritório de advocacia até 1991, quando começou a trabalhar na empresa israelense exportadora de frutas Alba Comercial e Exportadora. “Bebeto”, como é conhecido pelos mais próximos, vinha ao Ceará com frequência para checar os contratos firmados com produtoras de frutas locais. Nesse período, aprofundou a atuação no agronegócio, mas, até então, não havia passado por sua cabeça ter uma empresa produtora e exportadora de frutas.

Em 1994, o Plano Real entrou em vigor e o dólar baixou para R$ 0,83 em um determinado momento. Muitas empresas que trabalhavam com exportação encerraram as atividades no Brasil, entre elas a companhia no qual Luiz Roberto era diretor, a Alba Comercial e Exportação.

Após a falência da Alba, Luiz Roberto e Carlos Porro, hoje seu sócio, receberam um terreno como pagamento de uma dívida. Foi quando fundaram a Agrícola Famosa, com sede em Icapuí (CE). “A fazenda era de 4 mil hectares, muito grande, que nós nunca imaginamos um dia plantar ela toda.”

Após produzir no Ceará e vender para São Paulo, a expertise com o ramo exportador fez com que o empresário viabilizasse a venda ao comércio exterior, principalmente, Europa. “A gente dobrava de tamanho anualmente. No início, a gente exportava 200 contêineres a safra inteira, de 28 semanas. Hoje, a gente exporta 300 containers por semana. Tinha muitas empresas maiores do que a gente que começaram a entrar em dificuldade financeira e a fechar. Como no mercado não existe vácuo, a gente começou a ocupar esse espaço.”

Fundada em março de 1995, por Luiz Roberto Barcelos e Carlo Porro, a Agrícola Famosa. Em seus 18 anos de existência, consolidou seu nome no agronegócio caracterizando-se pelo investimento em novas tecnologias, pesquisas constantes, respeito ao meio ambiente e compromisso social.

O que inicialmente era uma vontade de plantar qualidade e gerar frutos em pleno Nordeste brasileiro, hoje se traduz numa produção diversificada, crescimento constante e expansão de mercados. Uma história de esforço e dedicação que hoje é dividida com seus quase 6,500 colaboradores em períodos de safra, de meados de junho até começo de fevereiro, No restante, é só mercado interno e volume cai. A empresa produz, além de melão, banana, mamão, aspargo e tomate. O melão representa 90% da receita da empresa. “A gente é 70% do marketing share (participação de mercado) das exportações de fruta do País”. Suas filiais são localizadas em Icapuí, Quixeré, Limoeiro do Norte, Russas, Aracati, Mossoró e Baraúna. Isso faz com que a Agrícola Famosa seja a maior produtora de melões e melancias do Brasil e a maior produtora de melão do mundo.

A empresa produz, além de melão, banana, mamão, aspargo e tomate. O melão representa 90% da receita da empresa. “A gente é 70% do marketing share (participação de mercado) das exportações de fruta do País”, revelou Luiz Roberto.

O balanço do faturamento da Agrícola Famosa de 2012 atingiu a ordem de R$ 260 milhões, 60% de origem do comércio exterior e 40% do mercado local. A cada ano vêm crescendo mais e mais o número de frutas exportadas. Além de frutas, a empresa do agronegócio iniciou atividade de criação de gado e de tilápia. A produção aproveita os restos das culturas de frutas.

DADOS DA FILIAL DA AGRICOLA FAMOSA QUE NOS VISITAMOS

Nome: AGRICOLA FAMOSA LTDA

Nome De Fantasia: FAZENDA MACACOS

Endereço: SITIO MACACOS, S/N - CHAPADA DO APODI.

Município: LIMOEIRO DO NORTE

Bairro: ZONA RURAL

Cep.: 62.930-000

Telefone: 3324-5038

CNPJ: 00.474.300/0016-99

Ins. Estadual: 06.557.869-4

Produção: No dia da visita foram 7 containers exportação (varia de 18 à 20 Toneladas) e 4 carretas de mercado interno (varia de 23 à 27 toneladas), e o refugo é vendido para o mercado local.

Inaugurada a pouco mais de dois anos, ela ainda esta cendo concluida, mas sua infraestrutura já conta com galpões para para armazenamento de frutas, enpacotadeira, refeitorio, alojamento, oficina, posto de combustivel, almoxarifado, area de preparo do veneno, escritorios, desalinizador, e em torno de 20 poços profundos.

A fazenda conta com 319 colaboradores, sendo que 100 não são da região e ficam no alojamento dentro da própria empresa. Como a maioria dos funcionários mora na própria comunidade em que a empresa se encontra, ela não disponibiliza transporte, mas se responsabiliza por qualquer acidente que venha a acontecer com o funcionário no percurso do trabalho. A empresa só fornece transporte dentro da mesma, por ter uma grande extensão de aproximadamente 6 km a 7 km entre o alojamento até o local de trabalho.

Eles trabalhão 8 Horas diárias, 48 Horas semanais, podendo fazer até 2 Horas extras por dia. Quando começam a trabalhar 6 horas da manhã, por volta das 08:30 tem 15 minutos para lanchar. O horário de descanso de almoço é de 2 Horas. Como eles quase todos os dias trabalhão com metas, nem sempre tem o lanche da tarde, por eles já terem acabados. O técnico agrícola define as metas dos trabalhadores. Na Pack quando eles atingem a meta todos ganham a bonificação no salario. O mesmo valor pra todos.

O primeiro processo para o plantio é preparar a terra, depois são feitas carreiras com “mulch preto” (Um filme de três camadas, com uma fase exterior prateada, e outra interior preta.) em linha reta de aproximadamente de 200 metros. A muda é produzida na estufa e enviada ao campo com cerca de 12 dias, evitando pulverização neste período. A muda é plantada em cima do mulch preto, depois de plantadas, eles são cobertas por um tecido fino, oferecendo proteção contra pestes nos primeiros 25 dias, sem a necessidade de nenhum pesticida. Funciona também como uma barreira contra vento, melhorando o desempenho da planta na sua fase

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com