TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aps vida na melhor idade

Por:   •  15/6/2015  •  Relatório de pesquisa  •  434 Palavras (2 Páginas)  •  495 Visualizações

Página 1 de 2

Justificativa

Quando falamos de um estagio da vida chamada velhice,logo pensamos em: dificuldade,incapacidade,vulnerabilidade,dependência,isolamento,sollidão,desaceleramento da cognição,privação e perda de função social.

Isso por que durante muito tempo o envelhecimento foi tratado somente por uma abordagem biológica.A maior preocupação se dava sobre técnicas que retardassem esse estagio da vida e que proporcionasse as pessoas um envelhecimento com saúde.

Esta visão da velhice,na qual muito colaborou a postura da medicina,escondia a tentativa de se negar a morte,sendo assim acabava associando a fase de envelhecimento a um fina de vida.A partir disto muitos preconceitos e estereótipos foram criados como por exemplo:”velho é improdutivo “,”velhice é doença”,”os velhos são ranzinzas” e etc.(VERAS,1995,p.67).

Quando pensamos nesses lares,temos o seguinte conceito:é um lugar de isolamento,privação,estagnação física,social e cognitiva.Propiciando uma velhice decadente e dando-nos a visão de o ultimo estágio da vida ou a apenas um passo da morte.

O fato é que o processo de envelhecimento saudável dependera da maneira de como é condicionada a ação de enfrentar ou se adaptara realidade de cada individuo.

Levando em conta essas informações o nosso plano de intervenção é colocar em prática o fato de que “ A expectativa de vida vai alem de estar vivo,é sim o viver com qualidade”.

Como tema de “Capacitação da melhor idade” tem como principal objetivo tirar o idoso desse estado hoje imposta pela sociedade e trazer a capacitação profissional,tecnologia,trazer de volta para a sociedade,não apenas como os da melhor idade e sim como profissionais capacitados,qualificados,experientes,com o que o mercado mais precisa que é o profissional com inteligência emocional devido a junção do aprendizado de hoje com suas experiências .Desencadeando um processo de promoção,capacitação e valorização do homem,com vistas a sua plena integração e participação na sociedade.

Objetivo

Ofertar aos idosos uma oportunidade de resgatá-los dessa visão de “ultimo estágio da vida”,colocando eles em um processo de desenvolvimento profissional,desenvolvendo sua vontade de aprender sobre as tecnologias,sobre atualidades do mercado de trabalho,seu desenvolvimento cognitivo e de sua potencialidade.

Especifico

Direcionar até os idosos profissionais para fazer essa capacitação,sobre as tecnologias atuais,profissionalização,desenvolver sua cognição,aguçar o desejo de estar de volta a sociedade e ao mercado de trabalho.trazer a tona a questão de que eles tem a capacidade de ainda ter um pleno e capacitado desenvolvimento de potencialidade e cognitivo ajudando diretamente em uma velhice saudável e estando de fato na melhor idade.

Publico alvo

Idosos,em casas de abrigo.

Metas a atingir

Proporcionar ao idoso uma velhice saudável ,sem excluí-los da sociedade,do desenvolvimento e do mercado de trabalho,garantindo eles ativos,trabalhando sua potencialidade cognição garantindo uma velhice ativa e conseqüentemente saudável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (40.8 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com