TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA

Monografias: ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/5/2014  •  816 Palavras (4 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 4

1 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA

O que diferencia a espécie humana das demais espécies do reino animal é a capacidade de pensar, raciocinar, formular hipóteses, representar mentalmente situações, operar, solucionar problemas. Mesmo antes de entrar na escola, as crianças possuem conhecimentos matemáticos fruto das situações envolvendo números, relações entre as quantidades, noções de espaço que vivenciam em seu cotidiano. Nesse contexto recorrem a recursos próprios e não pouco convencionais para resolver problemas cotidianos, portanto nessas vivências já estão tendo contato com noções matemáticas.

Baseado nos autores Nunes e Bryant (1997) abordamos um novo conceito: o da numeralização que, assim como a alfabetização, ocorre no contexto de todas as disciplinas escolares e fora delas.

O ensino da matemática tornou-se tema de debate de especialistas, buscando a reconceitualização das práticas atuais. Nessa perspectiva é preciso encontrar eco na escola, para questões relativas ao ensino da matemática possibilitando a ampliação do seu significado para além do “ensinar os números ou resolver as operações”. Para Nunes e Bryant (1997),

... as crianças precisam aprender sobre matemática a fim de entender o mundo ao seu redor. A matemática é uma matéria escolar, porém no que tange às crianças ela é também uma parte importante das suas vidas cotidianas: sem matemática elas ficarão desconfortáveis não apenas na escola, mas em uma grande parte de suas atividades cotidianas. (p. 17)

Trata-se de um processo amplo e abrangente, em que é necessário que se atribua um significado ao ensino da matemática, caracterizando sua função social. Conforme alerta a autora, para que os educandos se tornem indivíduos numeralizados, mais do que saber os conceitos ou conteúdos matemáticos, a escola deve ter papel fundamental no desenvolvimento máximo de todas as habilidades possíveis, por isso a importância desse tema ocupar um lugar de destaque nos debates educacionais atuais.

A ampliação dos estudos sobre o desenvolvimento infantil e pesquisas realizadas no campo da educação matemática permitem questionar algumas concepções de aprendizagem e procedimentos que não se utilizam dos conhecimentos prévios dos alunos e não colaboram para a formação de indivíduos numeralizados, ou seja, que sejam capazes de pesar por conta própria, sabendo resolver seus problemas, que tenham domínio da linguagem matemática, ser letrado matematicamente. Para dar conta desses novos tempos, o professor deve buscar os conhecimentos necessários para uma melhor compreensão do processo de ensino e aprendizagem, da educação e do papel da escola no mundo contemporâneo, percebendo-se como propiciador de situações de aprendizado em que se torne possível, desenvolver habilidades para entender os significados da cultura dos números em sua vida.

Embora de forma polêmica, o sistema educacional, vem iniciando por mudanças na legislação, tem revisto o ensino da matemática. Baseando-se nas concepções teóricas de Piaget e Vygotsky que fundamentam a presença de raciocínio lógico, o que dá condição à criança de seis anos ao ingresso no Ensino Fundamental visam a melhoria do ensino, uma vez que a criança ficará mais tempo na escola. Fazendo um recorte para a perspectiva da alfabetização matemática,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com