TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alvenaria Estrutural

Por:   •  20/4/2014  •  1.570 Palavras (7 Páginas)  •  539 Visualizações

Página 1 de 7

1. JUSTIFICATIVA

O grande crescimento do uso desta técnica em nosso pais aliado a pouca informação a nós repassada durante o período de faculdade e o pouco material referente ao método executivo nos levaram a optar por este tema, assim como mostrar as principais vantagens como redução de custo e prazo de execução, simplicidade na execução do processo, diminuição do desperdício de materiais dentre outros, e as vantagens e desvantagens.

2. OBJETIVO

2.1 OBJETIVO GERAL

Este trabalho tem como objetivo mostrar a execução, s vantagens e limitações da aplicação da alvenaria estrutural.

2.2 OBJETIVO ESPECIFICO

Com maior especificação, pretendemos:

• Analisar de que forma a alvenaria estrutural esta sendo aplicada nas construções;

• Observar o comportamento as alvenaria em pequenas construções;

• Realizar o levantamento de custos das obras de alvenaria estrutural.

3. INTRODUÇÃO

Alvenaria estrutural se trata do mais antigo sistema construtivo usado pela humanidade, na babilônia iniciou-se nos tijolos de barro seco ao sol, na Egito utilizou-se a alvenaria de pedra, chagando aos dias atuais com o bloco de concreto. Conhecido como um material de construção tradicional, como sistema construtivo racionalizado, na qual os elementos que desempenham a função estrutural do concreto.

Nesse sistema são as paredes que sustentam a casa, não há vigas nem pilares, assim a economia acontece chegando a 30% no custo final de uma obra em relação ao sistema convencional.

Nesse tipo de projeto, deve-se focar na precisão e no alinhamento das paredes. Como não existem pilares e vigas como referencia, deve-se atentar para o posicionamento da primeira fiada, na qual sua montagem deve ser feita em forma de escada para melhor encaixe dos blocos.

Segundo a ABNT NBR 10837 (1989), define-se alvenaria estrutural armada de blocos de concreto vazado como sendo “AQUELA CONSTRUIDA COM BLOCOS VAZADOS DE CONCRETO, ASSENTADO COM ARGAMASSA NA QUAIS CERTAS CAVIDADES SÃO PREENCHIDAS COM GROUTE, CONTENDO ARMADURAS ENVOLVIDAS O SUFICIENTE PARA ABSORVER OS ESFORÇOS CALCULADOS, ALÉM DAQUELAS ARMADURAS COM FINALIDADE CONSTRUTIVA OU DE AMARRAÇÃO”.

4. REVISÃO BIBLIOGRAFICA

4.1 BREVE HISTÓRICO

A alvenaria é o mais antigo elemento estrutural utilizado em edificações. Desde a antiguidade, resultado da necessidade do homem para construção de abrigos duradouros após o período predominantemente nômade, a alvenaria vem sendo utilizada para construção de moradias, templos e monumentos. Com o uso de blocos de argila, pedra, mármore e outros, foram possíveis construir obras que desafiaram o tempo e hoje demonstram verdadeiros monumentos de grande importância histórica.

A alvenaria por todo este tempo foi aplicada com métodos empíricos, intuitivos e baseada nas experiências anteriores. (ACCETTI, 1998)

4.2 PROCESSO CONSTRUTIVO DA ALVENARIA ESTRUTURAL

A alvenaria estrutural é um sistema construtivo que utiliza peças industrializadas de dimensões e peso que as fazem manuseáveis, ligadas por argamassa, tornando o conjunto monolítico. Estas peças industrializadas podem ser moldadas em: Cerâmica, Concreto ou Sílico-calcário. (BONACHESKI, 2006 apudKALIL, 2007).

A diferença fundamental entre o uso tradicional da alvenaria e a alvenaria estrutural é que este último a parede não tem apenas a função de vedação (dividir ambientes); ela desempenha também o papel de estrutura da edificação. O sistema dispensa o uso de pilares e vigas, ficando a cargo dos blocos estruturais a função portante da estrutura. Neste sistema, a parede não tem apenas a função de vedação (dividir ambientes); ela desempenha também o papel de estrutura da edificação. (SABBATINI, 2002)

Neste processo construtivo , existem as subdivisões do tipo de alvenaria estrutural, dependendo da forma de utilização, tais como:

•PCAE Não-Armada (PCAE-NA) que empregam como estrutura suporte paredes de alvenaria sem armação. Os reforços metálicos são colocados apenas com finalidades construtivas (em cintas, vergas, contravergas, na amarração entre paredes e nas juntas horizontais com a finalidade de evitar fissuras localizadas). (SABBATINI, 2002)

•PCAE Parcialmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com