TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AMBIENTAÇÃO EM EAD

Por:   •  9/8/2015  •  Dissertação  •  779 Palavras (4 Páginas)  •  376 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO[pic 1]

NÚCLEO DE TECNOLOGIAS PARA EDUCAÇÃO (UEMANET)

POLO TIMBIRAS

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

 TECNOLOGIA E METODOLOGIA COMO INTERLIGÁ-LAS?

DISCIPLINA: AMBIENTAÇÃO EM EDUCAÇÃO A DISTANCIA

EDNA SILVA DA COSTA

Timbiras

2014

TECNOLOGIA E METODOLOGIA COMO INTERLIGÁ-LAS?

Muitos são os conceitos que envolvem o termo Educação a Distancia, mas que chegam sempre a um denominador comum, que é o meio sistematicamente organizado de aperfeiçoar e ampliar o conhecimento de forma autônoma, através de materiais organizados e disponibilizados por um grupo de professores em um ambiente, para um número de alunos na maioria das vezes, considerado grande, que por inúmeros motivos não podem está presentes em um local determinado por uma instituição de ensino.  Enfim, a Educação a distância é a modalidade de ensino mediada através do uso constante de tecnologias de informação e comunicação, onde alunos e professores estão separados, física ou temporalmente, mas com um objetivo em comum que é o conhecimento. Tal modalidade pode ser implantada na educação básica (educação de jovens e adultos, educação profissional técnica de nível médio) e na educação superior.

Essa modalidade está cada dia mais presente no nosso cotidiano, por ser uma forma de tornar a educação de qualidade acessível a todos os cidadãos sem nenhum tipo de exceção. Esse método de ensino foi facilitado com o crescimento da tecnologia.

A evolução tecnológica é uma constante no nosso meio, com isso é extremante importante que o professor esteja capacitado para lidar com tais recursos, visando melhorar sua prática pedagógica em sala de aula e atrair a atenção do aluno para que o aprendizado se torne consistente e significativo.

É notório o descontentamento dos alunos diante das aulas tidas como “tradicionais”, a postura tradicionalista do professor ainda continua forte dentro da sala de aula, tornando o ambiente desestimulador e monótono, mesmo com todos os benefícios que a tecnologia oferta, ainda é possível encontrar muitos educadores que resistem ao uso dos recursos midiáticos disponíveis para tornar a sala de aula um ambiente prazeroso e dinâmico.

É imprescindível que a tecnologia seja integrada ao currículo das escolas como ferramenta multidisciplinar, contribuindo como mais um instrumento em favor da realização satisfatória do trabalho do professor desenvolvendo atividades que favoreçam a interação professor-aluno e servindo de base aos demais desafios que lhes forem apresentados.

Aulas modernizadas pelo uso de recursos tecnológicos têm vida longa e podem ser adaptadas para vários tipos de alunos, para diferentes faixas etárias e diversos níveis de aprendizado. O trabalho acaba tendo um retorno muito mais eficaz. É importante, no entanto, que haja não apenas uma revolução tecnológica nas escolas. É necessária a revolução na capacitação docente, pois a tecnologia é algo ainda a ser desmistificado para a maioria dos professores. (Revista Pátio, O uso das tecnologias na educação).

A modalidade de Educação a Distancia é mais uma inovação que está sendo mediada pelo advento dos recursos tecnológicos e que vem ganhando destaque como sendo um ensino bastante vantajoso no tocante à democratização da qualidade da educação prestada por instituições de renome a todos que buscam ampliar e aperfeiçoar seus conhecimentos. Tal modalidade abre vantagem com relação ao ensino presencial, pois permite ao aluno delimitar seu tempo e espaço para estudar.

Essa modalidade vem evoluindo dia após dia com grande rapidez, além de se destacar como forma de tornar o acesso ao conhecimento igualitário a todos, dando ao indivíduo oportunidades de crescer intelectual e profissionalmente, fazendo com que o aluno busque pelo saber de forma dinâmica, que tenha disciplina e acima de tudo desenvolva habilidades, competências e hábitos relacionados ao estudo, a partir da flexibilização e organização de seus horários, benefícios que lhes são propiciados por tal peculiaridade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (92.3 Kb)   docx (25.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com