TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AMBIENTE DOS NEGÓCIOS NO BRASIL

Projeto de pesquisa: AMBIENTE DOS NEGÓCIOS NO BRASIL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.319 Palavras (6 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO ..........................................................................................................7

REFERÊNCIAS 8

1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho que irei apresentar, vem com o objetivo de analisar e discutir sobre as mudanças políticas e econômicas no mundo dos negócios, as medidas macro e microeconômicas, os benefícios socioeconômicos e as causas geradoras das falências das empresas nacionais.

O Brasil tem um mercado potencial enorme e um conjunto de empresas e empresários e pessoas dinâmicas, porem tem leis e procedimentos complicados e não facilitam a operação das empresas. Os pontos fortes estão sendo barrados pelo ambiente de negócios ruim. (Michael Klein- Vice-presidente do Banco Mundial).

Portanto e de uma forma clara e objetiva que pretendo repassar ao leitor o aprendizado que pude adquirir pesquisando na biblioteca virtual, explorando livros e outros artigos em outras fontes.

.

2 DESENVOLVIMENTO

O Brasil tem um potencial enorme para o desenvolvimento dos negócios, porem tem leis e um emaranhado burocrático que dificultam a vida dos empresários e das empresas. A boa noticia é que o governo mesmo com a inflação elevada, tem credibilidade o que passa a dar mais confiança aos investidores, e mesmo com a taxa de juros alta, conseguiu dar um equilíbrio maior ao mercado.

O governo afirma que e necessário reduzir a despesa de custeio para expandir o investimento e abrir caminho para a redução dos juros básicos, pois o que esta elevando as despesas é principalmente os juros. Sua redução depende da redução Selic, abrindo espaço para elevar investimentos e programas de distribuição de renda, que é o que mais interessa em termos de desenvolvimento econômico e social.

Não existe nada mais desgastante na política e na economia do que a inflação, mais ate do que o desemprego, porque atinge a todos especialmente os de renda média e baixa, e por essa razão que os governos a elegem como prioridade absoluta na formulação e implementação da política econômica. E, além disso, a própria inflação acaba criando o desemprego.

Dessa forma isto esta levando o governo a modificar sua política, só que essa modificação vai se dando na pratica, apesar do governo nega-la, mas fato e que já há alguns meses vem elevando a Selic e admitindo que deva reduzir o consumo, diminuindo as despesas de custeio do governo tentando controlar o credito para diminuir o consumo das famílias que representam 75% do consumo total, ficando o governo com 25%.

As leis são instrumentos essenciais para o convívio humano e para manter a ordem de uma sociedade. A medida que um grupo social se torna mais democrático, aberto e pluralista, mais sua legislação é aprimorada. O Brasil possui um processo legislativo bastante refinado, que se desenvolve numa dinâmica entre as duas Casas do Congresso Nacional a Câmara dos Deputados e o Senado Federal. As mudanças políticas e econômicas e as edições de leis, decretos e medidas provisórias refletem na mudança de critérios e de técnicas de escrituração contábil, bem como nos valores dos resultados apurados. Dois bons exemplos disso são as recentes incorporações das normas contábeis internacionais às normas contábeis brasileiras, que resultou em mudanças importantes na forma de escriturar a Contabilidade e as diversas leis, decretos e medidas provisórias que alteraram alíquotas, bases de cálculo e formas de apuração de impostos.

A contabilidade é fonte de informação indispensável para que o empreendimento cresça seguro. Afinal, os registros contábeis irão fornecer informações sobre custos, giro de capital e dos encargos e tributos.

O reconhecimento do mercado implica também em preparo dos contabilistas no atendimento de seus clientes. O contato pessoal e a confiança, acrescidos de uma visão estratégica do negócio, são apontados pelos empresários como requisitos para a relação de parceria.

O profissional da contabilidade pode exercer um papel de extrema importância quanto à organização da empresa, à estruturação contábil e ao planejamento fiscal financeiro, além de ser capaz de medir o retorno do capital investido, sendo que a falta de informações específicas pode fazer diferença quando o negocio já estiver no mercado. Então se recomenda que todo empreendedor procure orientação profissional antes de formar a empresa, para conhecer os encargos e obrigações legais, contábeis e fiscais a que estará sujeito suas atividades. A contabilidade deve ser vista como ferramenta de gestão, para que possa projetar os resultados da empresa a partir de metas.

No dia da posse da Presidente da Republica, ela afirmou que o principal pilar de sua política seria o Programa Fome Zero baseado na transferência de renda que beneficia famílias em situação de baixa renda. Este programa abrangia uma serie de iniciativas e vários setores e ficou conhecido como Programa Bolsa Família. Na época, foram criados programas cujos benefícios eram concedidos mediante condicionalidades, como a obrigatoriedade da presença na escola e o regular acompanhamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com