TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AMBIENTE ECONOMICO GLOBAL

Dissertações: AMBIENTE ECONOMICO GLOBAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/8/2013  •  2.210 Palavras (9 Páginas)  •  1.452 Visualizações

Página 1 de 9

AMBIENTE ECONOMICO GLOBAL

1- Sabe-se que nos anos 1990 umas séries de reformas foram recomendadas para os países da América Latina. Essas reformas passaram a ser conhecidas como medidas preconizadas pelo Consenso de Washington. Podemos destacar entre elas:

I. A estatização dos setores produtivos e a desvalorização cambial competitiva

II. A privatização de empresas estatais e a redução dos gastos sociais do governo

III. O fortalecimento de políticas de crescimento, mesmo que às custas de taxas de inflação altas

A apenas a afirmação I está correta

B apenas a afirmação II está correta

C apenas a afirmação III está correta

D as afirmações I e II estão corretas

E as afirmações II e III estão corretas

A resposta correta é: B.

JUSTIFICATIVA: A I e a III esta incorreta, pois não se englobam em nenhum dos dez pontos da reforma, que são elas:

Abertura Comercial; Privatização de Estatais: redução do papel do Estado como agentes ativos e empresários nas economias nacionais; Redução dos Gastos Públicos; Disciplina Fiscal; Reforma Tributária; Desregulamentação da Economia; Estímulo aos Investimentos Estrangeiros Diretos; Juros de Mercado; Câmbio de Mercado; Direito à Propriedade Intelectual.

2 - No processo que está sendo denominado de globalização, percebe-se uma divisão clara entre países centrais e periféricos, respectivamente países desenvolvidos e em desenvolvimento. Os primeiros podem ser chamados de globalizadores e, os segundos, de globalizados. Sendo assim, podemos afirmar que:

A Globalizadores são os países com baixa tecnologia e com grande poder de decisão política

B Os países globalizados conseguem assimilar a nova tecnologia e possuem as multinacionais mais avançadas

C Os países globalizadores geram ciclos de crescimento econômicos mundiais, distribuição equitativa de riqueza e inovações tecnológicas.

D Os países globalizados importam mais que exportam, ou então exportam produtos menos elaborados, cuja tecnologia é adquirida no exterior.

E No contexto econômico atual há um tal equilíbrio socioeconômico e político que torna difícil identificar globalizadores e globalizados

A resposta correta é: D.

JUSTIFICATIVA: Globalizadores são os países que buscam, por meio da movimentação do capital financeiro, colaborar com os países menos desenvolvidos. Exemplo: Os Estados Unidos são, em geral, “globalizadores”, mas, em muitos campos, se deixam globalizar com a entrada de empresas multinacionais e de profissionais qualificados de outros países. Os países globalizados vêm conseguindo marcar posição no cenário internacional por meio da conquista de patentes e títulos de propriedade intelectual e os países globalizados importa capital e exportam matérias-primas.

3. Fazem parte das diretrizes do Consenso de Washington:

A desregulamentação da economia, estatização das companhias privadas e protecionismo.

B abertura comercial, privatização das estatais e reforma tributária.

C protecionismo, reforma tributária e investimentos estatais.

D estatização das companhias privadas, investimentos estatais e reforma tributária.

E nenhuma das alternativas anteriores está correta

A resposta correta é: B.

JUSTIFICATIVA: As diretrizes são resumidas em 10 pontos, nas quais, a alternativa B se enquadra, pois investimentos estatais, protecionismo, estatização das companhias privadas, não estão condizendo com as diretrizes, às dez diretrizes são: Abertura Comercial; Privatização de Estatais; Redução dos Gastos Públicos; Disciplina Fiscal; Reforma Tributária; Desregulamentação da Economia; Estímulo aos Investimentos Estrangeiros Diretos; Juros de Mercado; Câmbio de Mercado; Direito à Propriedade Intelectual.

4 - A respeito da ação das multinacionais, podemos afirmar que:

I - Com o crescimento das fusões e incorporações, em especial na década de 1980, o grau de dependência entre empresas aumentou.

II - As multinacionais adquirem filiais, ou através de fusão ou através da compra de participação acionária, com os objetivos de: verticalizar/integrar a produção, segundo a percepção de vantagens comparativas; de conquistar parcelas significativas do mercado; e de racionalizar sua produção do ponto de vista mundial.

III – As multinacionais acabam por formar verdadeiros oligopólios, embora a disseminação da pesquisa tecnológica com baixos custos constituir-se num fator impeditivo à formação oligopolista.

A apenas a afirmação I está correta

B apenas a afirmação II está correta

C apenas a afirmação III está correta

D as afirmações I e II estão corretas

E as afirmações I e III estão corretas

A resposta correta é: D.

JUSTIFICATIVA: A respeito da alternativa incorreta, as multinacionais operam em um mercado oligopolista, onde, um pequeno número de empresas oferece bens e serviços ao mercado. Essa relação oligopolista pode ou não envolver investimentos em capital, mas está envolvido com a promoção dos interesses das empresas no mundo, o comportamento oligopolista não é concebido como forma das companhias se defenderem das imperfeições deste mercado, ao contrário, como forma de criar novas falhas, para se beneficiarem e se protegerem de quaisquer comportamentos não proveitosos.

5 - Em 1973, um novo período de instabilidade econômica e política mundial se instala com a crise do petróleo, deflagrada pelos conflitos militares entre Israel (aliado dos Estados Unidos) e os países árabes, produtores de petróleo. O resultado da guerra, favorável a Israel, fez com que os países produtores de petróleo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com