TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AMBIENTE ORGANIZACIONAL NO ATUAL MERCADO AÈREO

Trabalho Universitário: AMBIENTE ORGANIZACIONAL NO ATUAL MERCADO AÈREO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/4/2014  •  1.734 Palavras (7 Páginas)  •  381 Visualizações

Página 1 de 7

SUMARIO

INTRODUÇÃO 4

1. CONTEXTUALIZAÇÃO 4

1.2 Ambiente das Organizações do futuro 4

1.3 Clima Organizacional 5

2. PRETENSÕES DA PESQUISA 6

3. SETOR AEREO 6

3.1 Azul Linhas Aéreas Brasileiras 6

4. METODOLOGIA E ANALISE GERAL 7

4.1 Dados Tabulados em Gráficos 7

5. CONSIDERAÇÕES E RECOMENDAÇÕES 12

REFERENCIAS 13

INTRODUÇÃO

Como todos os ramos de atividades lucrativas, o setor aéreo não e diferente. Na breve contextualização teórica descrevo o sobre as organizações.

O clima organizacional deve proporcionar aos colaboradores uma cultura que os influencia e os façam sentir pertencente a todo processo produtivo. Já que a dinâmica do mercado muda rapidamente.

A Azul Linhas Aéreas Brasileiras, empresa do ramo de transporte, também, esta suscetível a tal dinâmica, e diante destes desafios busca fortalecer se por meio de seus colaboradores, os influenciando na forma de atender a seus cliente, mesmo que oferte produtos e serviços similares de outras empresa.

Assim, segue disposto contextualização teórica, as dimensões do ambiente organizacional e definições de clima organizacional, bem como os resultados alcançados pela pesquisa aplicada, por amostragem mínima a um grupo especifico da empresa pesquisada.

1. CONTEXTUALIZAÇÃO

O mundo mudou radicalmente, atingindo todas as dimensões da vida humana. Com as organizações não seria diferente, as empresas no passado e no presente não são as mesmas, certamente no futuro não serão.

Cada empresa possui característica própria, independente do ramo em que atua. E utilizam diferentes tecnologias para prestar serviços ou produzir bens dos mais variados tipos, formas de distribuição e venda para os mais variados mercados.

Estas sofrem, também, as mais diversas variações do mercado onde atuam que se modificam no tempo e no espaço reagindo com estratégias e comportamentos diferentes, segundo Chiavenato (2010).

Praticamente todo o processo produtivo, em nossa sociedade moderna e realizada dentro de uma organização. Por sua vez, o homem moderno passa a maior parte de sua vida dentro de uma organização, seja para nascer, viver, aprender, trabalhar e entre outros.

Afirmação reforçada por Chiavenato (2010), quando diz que “toda organização e composta de duas ou mais pessoas que interagem entre si, por intermédio de relações recíprocas para atingir objetivos comuns.

Como nenhum ser humano vive sozinho assim e com as organizações, não são auto-suficientes, pois funcionam dentro de um contexto num qual depende de outras empresas para sobreviver e crescer.

1.2 Ambiente das Organizações do futuro

O ambiente das organizações se constitui de um complexo de variáveis atuante de forma dinâmica e interativa. As variáveis podem ser: tecnológicas, políticas, econômicas, sociais, demográficas e ecológicas. Sem distinção, todas as organizações são afetadas por variáveis de acordo com seu ramo de atividade.

O desafio das organizações está em compreender as continuas mudanças, reagir por meio de novas praticas e maneiras de administrar pessoas. Isto implica em treinar, motivar, liderar pessoas que trabalham na organização, incutindo-lhes uma cultura participativa, com oportunidades de realização pessoal.

As organizações bem sucedidas, para o presente e para o futuro, proporcionam um ambiente acolhedor e agradável, autônomo e com liberdade para realizar seu trabalho. Pois e o profissional que fortalece o negocio, com conhecimento adequado, focalizando sempre a missão e a visão, que lhe permiti junto a empresa alcançar os objetivos propostos.

1.3 Clima Organizacional

Todos os componentes das organizações afetam as percepções e os sentimentos de seus colaboradores. As organizações produzem traços culturais diversificadas com: valores, normas, rituais, cerimônias e expressões verbais que identifica seus membros. Facilitando o envolvimento, assegurando uma estabilidade que lhes servem como instrumento de orientação e modelagem comportamental, enfatiza Miyada (2007).

Embora os valores dos líderes e fundadores interfiram na cultura, são as percepções que constituem a essência da cultura de uma organização. O que difere uma organização da outra e a percepção por partes seus dos membros.

Organizações com cultura forte exercem influência sobre o comportamento de seus funcionários, leva estes a união dos propósitos, lealdade e o comprometimento.

Empresas com suas culturas e estabelecidas ajustam seus contratados, premiando os que adotam sua cultura e penalizam os que desafiam segundo Robbins apud Miyada (2007).

Suas práticas visam oferecer aos funcionários experiências positivas como: processo de seleção, critérios de avaliação de desempenho, recompensas, treinamentos e desenvolvimentos de carreira além de promoções.

2. PRETENSÕES DA PESQUISA

Levando em consideração o exposto acima, onde o atual mercado competitivo apresenta mudanças constantes, exigindo das organizações a capacidade de atingir seus objetivos de produtividade, em face dos diversos desafios. Com esta pesquisa pretende se saber, o sentimento ou expectativas dos colaboradores condiz com a visão da empresa?

Ainda, como objetivo, descrever a forma de gerir e os princípios organizacionais da empresa de transporte aéreo Azul Linhas Aéreas Brasileiras, como a percepção de seus colaboradores. Informações que serão levantadas por meio de questionário e posterior tabulação.

3. SETOR AEREO

O setor aéreo e um ambiente competitivo e complexo. Com o alto desempenho, surgem necessidades das companhias para direcionar sua trajetória no atual cenário de incerteza em relação ao crescimento, já que as oportunidades neste setor mudam rapidamente.

3.1 Azul Linhas Aéreas Brasileiras

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com