TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AMINOÁCIDOS E PROTEÍNAS

Artigo: AMINOÁCIDOS E PROTEÍNAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2013  •  8.779 Palavras (36 Páginas)  •  1.173 Visualizações

Página 1 de 36

AMINOÁCIDOS E PROTEÍNAS

Os aminoácidos são moléculas orgânicas formadas por átomos de carbono, hidrogênio, Oxigênio e nitrogênio. Alguns podem conter enxofre em sua composição.

Os aminoácidos apresentam uma estrutura geral que consiste num grupo amino, um grupo carboxílico e uma cadeia lateral R, de dimensão e características variáveis, ligados a um carbono saturado. Podem ser encontrados 20 diferentes aminoácidos em proteínas.

Em soluções aquosas de PH neutro, os aminoácidos podem existir em duas formas. Uma pequena fração se encontrará numa forma eletricamente neutra, ou seja, com o grupo amina desprotonado (-NH²) e o grupo carbóxilo protonado (-COOH). A maioria estará, no entanto, numa forma ionizada, em que o grupo amina se encontra protonado (-NH³+) e o ácido carboxílico desprotonado a carboxilato (-COO-).

Podemos representar os aminoácidos pelo nome completo, por três letras ou uma só letra. Ex: Glicina-Gly-G.

Os aminoácidos podem ser essenciais ou não essenciais. Essenciais: são aqueles que precisam estar presentes na dieta humana, pois não são sintetizados pelos mamíferos. Não essenciais: são produzidos pelos mamíferos e são mais simples de serem sintetizados.

A Biosintética de aminoácidos é agrupada de acordo com a família dos precursores deles: Alfa-cetoglutarato dá origem ao glutamato, a glutamina, a prolina e a arginina; 3-fosfoglicerato origina a serina, a glicina e a cisteína; Oxaloacetato dá origem ao aspartato; Piruvato dá origem à alanina, à valina, à leucina e

à isoleucina.

Quase todos os aminoácidos apresentam funções específicas no organismo:

O triptofano é utilizado pelo cérebro na produção de serotonina, um neurotransmissor que leva as mensagens entre o cérebro e um dos mecanismos bioquímicos do sono existentes no organismo; Metionina precursor da cistina e da creatina; Fenilalanina maior percussor da tirosina; Glicina ajuda na fabricação de outros aminoácidos e é parte da estrutura da hemoglobina; Histidina absorve ultravioleta na pele;A Glutamina é o aminoácido mais abundante, essencial nas funções do sistema imunológico;Arginina,glicina e metionina se unem a um grupo fosfato para formar o fosfato de creatina, um importante reservatório de ligação fosfato de alta energia na célula.

Os aminoácidos podem ser classificados nutricionalmente em dois grupos: indispensáveis e dispensáveis. Os nove aminoácidos indispensáveis são aqueles cujos esqueletos de carbono não podem ser sintetizados pelo organismo, necessitando ser obtidos pela dieta.

Os dispensáveis podem ser divididos em duas classes: verdadeiramente dispensáveis e condicionalmente indispensáveis, uma vez que são sintetizados a partir de outros aminoácidos.

Os peptidios são formados por dois aminoácidos unidos, a união de três aminoácidos resulta em um tripeptídeo e assim sucessivamente. Uma cadeia com ate 100 aminoácidos unidos é denominada polipeptídeo, valores superiores caracterizam uma proteína.

Proteínas são formadas por uma variedade de 20 aminoácidos diferentes, cada um com uma característica própria. São as mais abundantes macromoléculas biológicas e representam o principal componente estrutural e funcional de todas as células do organismo.

As Proteínas são moléculas complexas que apresentam estruturas primária, secundária, terciária e quaternária. A correta conformação de muitas proteínas é obtida apenas com o auxílio de um grupo diverso de proteínas, denominadas chaperonas, que não alteram o resultado final do processo de desdobramento, mas previnem a agregação prévia de proteínas recém-sintetizadas, antes que assumam sua forma ativa final. As chaperonas também estão envolvidas na inserção de proteínas em membranas e no transporte de proteínas através de membranas. Além disso, a hidrólise de ATP é necessária durante o dobramento das proteínas pelas chaperonas. A falha no dobramento correto de uma proteína geralmente acarreta em rápida degradação da proteína em questão, e o acúmulo de proteínas com conformações errôneas pode resultar em agregação de proteínas e em doenças graves.

A Desnaturação Protéica é a desnaturação da proteína, os fatores que podem causa-la são: elevadas temperaturas e acidez.

São agrupadas em simples, quando por hidrólise fornecem apenas aminoácidos; e conjugadas, quando dão origem a outros compostos além dos aminoácidos. As proteínas conjugadas são combinações de uma molécula não protéica unida a uma molécula protéica, ex: albuminas, globulinas; as conjugadas têm-se as nucleoproteínas, encontradas nos ácidos ribonucleico (RNA) e desoxirribonucleico (DNA).

Podem ser divididas em fibrosas e globulares. Fibrosas incluem queratina, proteína do cabelo e das unhas; a fibrina do sangue; a miosina do músculo; e o colágeno, principal componente do tecido conjuntivo.

As proteínas podem ser classificadas de acordo com o seu valor nutricional. As que contêm aminoácidos indispensáveis nas proporções necessárias são denominadas proteínas completas; as que apresentam deficiência de um ou mais aminoácidos indispensáveis são denominadas proteínas incompletas ou desbalanceadas.

Podem ser classificadas bioquimicamente, de acordo com as suas funções: Catálise enzimática – praticamente todas as reações químicas em sistemas biológicos são catalisadas por macromoléculas denominadas enzimas; Transporte e estoque – muitas pequenas moléculas e íons são transportados por proteínas específicas; Contração muscular – as proteínas são o principal componente do tecido muscular; Geração e transmissão do impulso nervoso – a resposta da célula nervosa para um estímulo específico é mediada por proteínas denominadas receptoras; Regulação hormonal – muitos hormônios são proteínas ou peptídeos; Expressão gênica – proteínas controlam e regulam a transcrição e a tradução gênicas; Estrutural – dentre as proteínas que participam da função estrutural do organismo destacam-se o colágeno e a elastina.

AMINOÁCIDOS E PROTEÍNAS

Os aminoácidos são moléculas orgânicas formadas por átomos de carbono, hidrogênio, Oxigênio e nitrogênio. Alguns podem conter enxofre em sua composição.

Os aminoácidos apresentam uma estrutura geral que consiste num grupo amino, um grupo carboxílico e uma cadeia lateral R, de dimensão e características variáveis, ligados a um carbono saturado. Podem ser encontrados 20 diferentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 35 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com