TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AMIZADES DE ESTUDANTES AFRICANOS RESIDINDO NO BRASIL

Monografias: AMIZADES DE ESTUDANTES AFRICANOS RESIDINDO NO BRASIL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/2/2014  •  659 Palavras (3 Páginas)  •  398 Visualizações

Página 1 de 3

O artigo tem como objetivo apresentar as dificuldades dos alunos estrangeiros em fazer amizades e aprender o idioma no país em que estão vivendo temporariamente. Devido a essas dificuldades em fazer novas amizade levam a uma tendência em buscar outros amigos que falem o mesmo idioma ou que tenham a mesma origem, para diminuir o estresse de viver em outro país evitando em criar um ambiente solitário devido a essa falta de interação. Em consequência disso, causa a dificuldade em aprender o idioma em estudo por falta de pratica.

A razão pela qual os alunos estrangeiros fracassam em fazer amizades com os habitantes locais, na maioria dos casos, é por não conseguirem se comunicar com esses pelas dificuldades das diferenças no idioma e cultura. Ocorre uma vontade em fazer novas amizade com os alunos do país anfitrião, a fim de evitar a solidão de estar sozinho em um outro lugar e se sentindo solitários, e, ao fracassarem, eles acabam achando mais fácil fazer amizades com amigos que entendem o que eles estão passando e que falem o mesmo idioma, criando comunidades estrangeiras que aliviam o sentimento de saudades de casa, a sensação de insegurança e a solidão. O problema com esses grupos monoculturais, que além de isolarem essas pessoas dos nativos, também geram uma situação de discriminação para ambos os lados, causando uma maior sensação de fracasso em não conseguir integrar com os moradores locais.

Outra consequência de não fazer amizade com esses alunos do país anfitrião, é a dificuldade de aprendizagem do idioma local, que normalmente é a razão por qual muito alunos optam em fazer um semestre ou alguns anos em outro país, ou seja, esses alunos estrangeiros acabam desviando do seu objetivo inicial em aprender uma nova língua e cultura em virtude dessas amizade e esses grupos monoculturais que atrapalham a adaptação do indivíduo. Ainda com relação ao idioma outra consequência do mau aprendizado, é a dificuldade em expor suas duvidas em sala de aula. Outro grave problema em virtude da criação desses grupo étnicos é a ocorrência de racismo.

Com relação ao artigo o autor foi muito superficial com o tema. Sobre a dificuldade em fazer amizade com os alunos brasileiros o autor fala apenas com relação ao idioma e deixa de lado outros fatores que poderiam causar isso. O autor também não deixou claro se esses alunos buscaram instituições que ofereciam aulas em língua estrangeira, ou se os alunos tinham algum conhecimento na língua portuguesa que permitiria o mínimo de aprendizado nas matérias cursadas. Sabe-se que o português é uma língua complicada que exige certo conhecimento e não é recomendável que alunos que não tenham um mínimo de conhecimento façam aulas ministradas nessa língua. O autor também citou que esses alunos sofriam problemas com racismo, mas ele não explicou como e não deixou claro a gravidade do racismo que esses alunos sofriam.

Considerando que o artigo foi publicado em uma revista de psicologia a analise, com relação ao tema e a psicologia, do autor foi um pouco superficial pois não mostrou como a psicologia afeta a interação entre essas pessoas, no caso brasileiros e estrangeiros. As diferentes escolas da psicologia relacionam fatores biológicos, psicológicos e socioculturais, sendo nesse caso, o estudo dos fatores socioculturais importantes ao avaliar as dificuldades de interação entre os estudantes de diferentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com