TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AMPLIFICADOR INTEGRADOR

Por:   •  20/3/2016  •  Relatório de pesquisa  •  329 Palavras (2 Páginas)  •  571 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

RELATÓRIO

ELETRÔNICA ANALÓGICA III

BRUNO BRONEL - 02

CÍNTIA MENDES - 04

JOSÉ CLAUDIO - 13

LEONARDO YURI - 16

SÉRIE: 3°G

PROF°: LUIZ HIROTAKA ADACHI

2014

AMPLIFICADOR INTEGRADOR

Objetivo: Contato e funcionamento do circuito integrador em operacionais.

Material: Amplificador Operacional genérico (LM741 ou equivalentes), resistores e capacitores (conforme o circuito), fonte simétrica ±15V/250mA, protoboard, fios de interligação, gerador de sinais, osciloscópio, multímetro, etc.

Procedimentos: Montar o circuito integrador com o operacional LM741, usando capacitor cerâmico ou poliéster e resistores para constante de tempo de 1ms (aproximadamente), injetar o sinal de 1KHz usando gerador de sinais com onda “quadrada” e “triangular”, monitorando o sinal de saída com o osciloscópio (anotar as formas de onda).

Observações: Anotar as formas e tensões da onda na entrada e saída.

Esquema Elétrico:

MEDIÇÕES

[pic 2][pic 3][pic 4]

AMPLIFICADOR OPERACIONAL COMO SEGUIDOR DE EMISSOR

Objetivo: Contato circuito seguidor de emissor.

Material: Circuito Integrado LM741, resistores diversos, fonte DC simétrica ±15V/250mA (Bit-9), datasheet, gerador de sinais, osciloscópio, etc.

Procedimentos: Montar o circuito com o operacional LM741 na configuração seguidor de emissor, alimentar corretamente ±15V, injetar um sinal senoidal de 1KHz na entrada, monitorar o sinal na saída.

Observações: Conferir o funcionamento, medir tensão de saída, analisar a forma de onda (comparar com a entrada), calcular o ganho anotando os limites de frequência (resposta de frequência X ganho).

Esquema Elétrico:

MEDIÇÕES

[pic 5]

        Segue acima o circuito montado e as respectivas formas de onda senoidal, onde acima temos a forma de onda gerada na entrada, e abaixo, temos a forma de onda resultante da saída, tornando o ganho deste circuito, um ganho unitário.

Conclusão: Este circuito como se pode ver, a sua montagem é bem simples, onde temos que somente injetar um sinal na entrada não inversora e ligar, através de um jumper, a entrada inversora na saída, não se esquecendo de alimentar o LM741 com a fonte simétrica de ±15V. Com esse circuito, podemos utilizá-lo em muitas áreas da eletrônica, mas a sua principal utilidade, seria para que se possa fazer o isolamento de um circuito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (314.5 Kb)   docx (244.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com