TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANALFABETISMO, ALCOOLISMO, DROGAS, PROBLEMA FAMILIAR E O CAPITALISMO, LEVAM MUITAS PESSOAS A MORAREM NAS RUAS

Trabalho Universitário: ANALFABETISMO, ALCOOLISMO, DROGAS, PROBLEMA FAMILIAR E O CAPITALISMO, LEVAM MUITAS PESSOAS A MORAREM NAS RUAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2015  •  805 Palavras (4 Páginas)  •  643 Visualizações

Página 1 de 4

ANALFABETISMO, ALCOOLISMO, DROGAS, PROBLEMA FAMILIAR E O CAPITALISMO, LEVAM MUITAS PESSOAS A MORAREM NAS RUAS

Na atualidade se tornou comum em grandes centros urbanos nos depararmos com praças, ruas e marquises, sendo ocupadas por moradores de rua. O que muitas vezes gera transtorno e sensação de descaso a sociedade. As pessoas que decidem viver nesses lugares não por querer, mas por não terem opção, às vezes deslocaram-se de cidades interioranas em busca de emprego e de uma vida mais digna, chegam nestes centros e se deparam com uma realidade bem diferente.

Segundo o CENSO do IBGE, há no Brasil cerca de 1,8milhões de moradores de rua. Muitos estudos e pesquisas têm sido feitos para tentar compreender os motivos que levam a esse fator.

Municípios brasileiros que possuem mais moradores em situação de rua são: Rio de Janeiro (4.585), Salvador (3.289), Curitiba (2.776), Brasília (1.734), Fortaleza (1.701), São José dos Campos (1.633), Campinas (1.027), Santos (713), Nova Iguaçu (649), Juiz de Fora (607) e Goiânia (563).

Entre a população em referência predominam as pessoas do sexo masculino (82%), com idade entre 25 e 44 anos (53%) e que nunca estudaram ou não concluíram o ensino fundamental (63,5%). Em relação à cor, 39,1% são pardos, 27,9% negros, 29,5% brancos, 1,3% indígenas, 1% amarelo oriental e 1,2% de cor não identificada.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco

Graduado em Geografia

Equipe Brasil Escola

Problema familiar, em alguns casos levam indivíduos a deixarem seus lares (aonde tem lugar para dormir, alimentação e família), e saírem sem destino, sem nenhuma condição financeira de se manter, em busca de um melhor bem estar, às vezes fugindo dos problemas. Certa minoria conseguem seus objetivos, outros não têm a mesma oportunidade.

Alcoolismo e Drogas também são fatores que influenciam bastante, nesta realidade. Vários são os que não conseguem dominar esses elementos, se tornando viciados, levando-os ao afastamento de suas famílias, emprego, amigos, religião, dentre outros, assim passam a viver somente em busca de seus vícios.

Nas capitais, são amplas as oportunidades de emprego. Muitos vão com perspectiva de encontrar qualquer ocupação remunerada, em maior parte das ocasiões não encontram. Sem condição de sobrevivência digna, recorrem às ruas.

A questão da população de rua está relacionada ao capitalismo excludente que ocasiona o processo de exclusão social e pobreza. A própria evolução do capitalismo possibilitou deslocamento migratórios em função da busca de emprego e renda, dando origem ao fenômeno social “morador de rua” e “população de rua”.

Por Heloisa dos Santos Martins de Oliveira Márcia Heloisa de Oliveira

O Capitalismo é o sistema predominante no mundo. No Brasil não seria diferente. Quando ocorreu a Revolução Industrial na Europa, camponeses foram expulsos de suas plantações. Em busca de sobrevivência migraram para as cidades, começando assim um período de novas transformações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com