TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Muitas Pessoas Costumam Confundir Plano De Carreira Com Planejamento De Carreira, Esperando O Respaldo Da Empresa Em Ambos Os Casos, Fato Que Pode Desencadear Insatisfação E Desmotivação Entre Os Colaboradores. "Planejamento De Carreira é O Estabe

Exames: Muitas Pessoas Costumam Confundir Plano De Carreira Com Planejamento De Carreira, Esperando O Respaldo Da Empresa Em Ambos Os Casos, Fato Que Pode Desencadear Insatisfação E Desmotivação Entre Os Colaboradores. "Planejamento De Carreira é O Estabe. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2014  •  572 Palavras (3 Páginas)  •  1.878 Visualizações

Página 1 de 3

Para responder a questão, leia o texto abaixo:

Muitas pessoas costumam confundir plano de carreira com planejamento de carreira, esperando o respaldo da empresa em ambos os casos, fato que pode desencadear insatisfação e desmotivação entre os colaboradores.

“Planejamento de carreira é o estabelecimento do plano de desenvolvimento individual com os funcionários, [...] e da responsabilidade do indivíduo (PONTES, 2011, p. 338), ou seja, a pessoa descobre sua vocação, busca formação técnica e comportamental na área, efetua marketing pessoal para conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho, e contínua se atualizando na busca de crescimento profissional dentro da mesma empresa ou em outra.

“Plano de carreira é o instrumento que define as trajetórias de possibilidades de crescimento na empresa, [...] bem como a definição das políticas de crescimento, é da responsabilidade da empresa” (PONTES, 2011, p. 338), ou seja, a empresa precisa desenhar e divulgar a trajetória que o colaborador pode ter dentro da mesma, podendo ser baseada no cargo, competências ou habilidades. Neste caso a empresa ajuda os colaboradores através de subsídios para atualização profissional, acompanhando a evolução por meio de avaliação de desempenho periódica e reunião com o superior imediato para desenvolvimento do PDI (plano de desenvolvimento individual).

Fonte: Mantovani, M. Plano de carreira ou planejamento de carreira. Revista Administradores.com (on line), Dez 2013, disponível em: http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/plano-de-carreira-ou-planejamento-de-carreira/74597/. Acesso em: 12 dez. 2013.

A partir das informações trazidas pelo texto é possível afirmar que:

I. O planejamento de carreira é responsabilidade da pessoa, que pode ou não ter o apoio da empresa na qual trabalha.

II. A definição de objetivos pessoais e profissionais pelo indivíduo pode inviabilizar os planos de carreira elaborados pela empresa.

III. Na elaboração de planejamento de carreira, não há limites para as aspirações, mesmo que as informações objetivas mostrem o contrário.

IV. O plano de carreira é responsabilidade da empresa e independe dos objetivos pessoais do colaborador.

V. O autoconhecimento é fundamental para a definição de objetivos e metas de desenvolvimento.

Estão corretas apenas as afirmativas:

Escolher uma resposta. a. I, IV e V.

b. I, II e III.

c. III e IV.

d. I, III e IV.

e. II e IV

..Question 2

Notas: 1 Da discussão sobre os elementos a serem incluídos na elaboração de um projeto de vida, surge a necessidade de se considerar primordialmente o “ser humano”. A compreensão do ser humano, sob a abordagem da qualidade de vida, implica em considerar os diversos fatores que influenciam a sua constituição. A pesquisadora França (2006, citada por Cintra, 2011)), organizou conceitualmente estes fatores em três camadas, cujos componentes são colocados a seguir:

Fonte: Livro-texto, cap.2, p.81

Camada 1 - ________________________

Compreende os valores, as crenças, os papéis assumidos em todos os grupos a que cada pessoa pertence e de que participa.

Camada 2 - ________________________

Compreende os processos afetivos, emocionais e de raciocínio, conscientes ou inconscientes, que formam a personalidade de cada indivíduo e seu modo de perceber e reagir.

Camada 3 - ________________________

Compreende as características físicas herdadas ou adquiridas pelo ser humano ao nascer e durante toda a vida.

A partir dos componentes, escolha a alternativa que identifica a camada correspondente, na sequência correta.

Escolher uma resposta. a. Comunitária, econômica e biológica.

b. Social, psicológica e biológica.

c. Biológica, social e educacional.

d. Social, educacional e religiosa.

e. Educacional, social e econômica.

...

Baixar como  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »