TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANALISANDO O CONTEXTO EMPRESARIAL

Dissertações: ANALISANDO O CONTEXTO EMPRESARIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2013  •  1.855 Palavras (8 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO................................................................................................. 2

2 DESENVOLVIMENTO..................................................................................... 3

2.1 A matemática a serviço das empresas......................................................... 3

2.2 Fatores ambientais das organizações.......................................................... 3

2.3 Aspectos jurídicos do empresário................................................................. 4

2.4 A participação da contabilidade nas empresas............................................ 5

3 CONCLUSÃO.................................................................................................. 7

4 REFERÊNCIA ................................................................................................. 7

1 INTRODUÇÃO

O principal objetivo deste trabalho foi abordar conteúdos relacionados a cálculos matemáticos, que podem tanto nos ajudar tanto no dia a dia do cotidiano, como também no desenvolvimento do trabalho dentro da empresa, no setor da contabilidade, onde as informações econômicas são de fundamental importância para o crescimento da empresa, onde os demonstrativos mostram quais decisões devem ser tomadas por seus administradores.

Como também assuntos referentes aos direitos relacionados à lei, de natureza física e jurídica, quem é considerado capaz ou incapaz para assumir atos da vida civil e empresarial.

E para quem já esta na rotina das empresas, tem algumas dicas administrativas sobre planejamento, organização, direção e controle. Como seguir esses passos que são importantes para se evitar resultados indesejáveis que têm influência direta do ambiente externo.

Espero que este trabalho seja o ponto de partida para a busca de informações que lhe ajudem no crescimento pessoal e profissional.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 A MATEMÁTICA A SERVIÇO DAS EMPRESAS

Nos dias atuais são muitas as situações em que a matemática e a informática estão presentes na nossa vida. Além de conhecer o funcionamento de um computador é necessário saber usar as fórmulas matemáticas existentes em planilhas como no Excel, que irá nos ajudar a resolver operações matemáticas que no papel ou em calculadora demorariam ou seriam impossível de se calcular, mas que no computador se resolve em segundos.

Essas operações matemáticas como porcentagem, regras de três, funções, gráficos, etc, são usados diariamente em todos os tipos de comércios, empresas e até no nosso dia, às vezes sem percebermos estamos fazendo cálculos para comprar algo, além usarmos sempre no controle mensal de nossas despesas.

Mas na vida do profissional de contabilidade a situação é diferente, a matemática faz parte de quase todo o seu trabalho, é através dela que se controla o patrimônio líquido de uma empresa, fazendo cálculos de porcentagens e através de planilhas com valores que demonstram o estoque, despesas, imobilizado, contas a pagar e a receber e muito mais. A porcentagem é uma das operações que é utilizada para demonstrar de maneira simples como esta o desenvolvimento da empresa, sendo um referencial para que o administrador saiba qual atitude tomar em sua empresa.

2.2 FATORES AMBIENTAIS DAS ORGANIZAÇÕES

Os fatores ambientais influenciam muito nas organizações, principalmente o ambiente externo, prejudicando o crescimento das empresas. Entre os fatores externos que influenciam nas organizações está na dificuldade de se encontrar mão-de-obra qualificada, ou se o empresário investe em treinamento para os seus funcionários acaba por perder este para os concorrentes que oferecem benefícios melhores, obtendo assim um funcionário treinado e apto para o trabalho. A dificuldade com a concorrência é grande e às vezes até desleal, com táticas que causam até a falência de certas empresas.

Outro fator ambiental que influenciam as organizações são os recursos financeiros é outro fator que prejudica o crescimento e desenvolvimento de projetos das empresas, pois além de juros às vezes abusivos, há também as garantias que são exigidas.

Mas existem formas que podem ajudar a diminuir esse impacto, isso se faz através de um bom planejamento pelos gestores das empresas. Pode se começar com um processo de motivação aos funcionários utilizando à teoria de Abraham Maslow, que busca primeiro as necessidades básicas como: fisiológicas , de segurança e sociais, e as necessidades de motivação pessoal como: auto-estima e auto-realização, e planejar também tudo o que deve ser feito e qual a forma mais eficaz de se fazer. Depois de direcionar e organizar as tarefas de forma a aumentar o rendimento é hora de observar se todas as etapas estão sendo seguidas conforme o planejado. E principalmente não se esquecer de controlar também as planilhas da contabilidade da empresa, observando se o planejamento está causando efeito positivo ou negativo no crescimento da empresa, além de controlar outros dados importantíssimos como estoque, fornecedores, vendas à prazo, etc. Seguindo esses passos tenho certeza de que o resultado final será sempre o melhor possível.

2.3 ASPECTOS JURÍDICOS DO EMPRESÁRIO

Para se exercer os direitos da vida civil é necessário que a pessoa por lei tenha essa capacidade. A princípio a capacidade para se exercer os atos da vida civil começa com a maioridade que é atualmente aos 18 anos completos, mas existem alguns casos que mesmo sem ter atingido a maioridade a pessoa pode assumir essa capacidade, essa concessão é chamada de emancipação, que esta no Novo Código Civil art. 5º parágrafo único pode ser:

- pela concessão dos pais, com 16 anos completos, mediante instrumento público.

- pelo casamento, a lei reconhece que se está maduro para se casar pode também praticar atos da vida civil.

- pelo exercício de emprego público efetivo, se for aprovado num concurso público é capaz de responder pelos atos na função pública.

- pela colação de grau em um curso de ensino superior, se tem intelectualidade a ponto de ser aprovado e concluir curso superior deve ser reconhecido maduro e capaz.

- se aos 16 anos completos, com suas próprias economias conseguir montar seu próprio estabelecimento comercial, será reconhecido sua maturidade e capacidade.

Mas há também aqueles que são relativamente incapazes de assumir certos atos da vida civil que no Novo Código Civil está no art. 4º, como:

- os maiores de 16 anos e menores de 18 anos que precisa de um representante legal para praticar certos atos. Por exemplo podem votar, mas não pode abrir conta em banco sem responsável.

- os ébrios habituais, viciados em tóxicos, e os que por deficiência mental, tenha o discernimento reduzido. Pois um ébrio habitual ou viciado em tóxico poderá acabar com seu patrimônio para comprar álcool ou droga, sendo necessário que seja assistido por um representante legal.

- os excepcionais sem desenvolvimento mental completo, necessitam também de um representante legal.

- o pródigo, por ser esbanjador, não hesita em gastar seu dinheiro, sendo assim um perigo para si mesmo. Por isso deverá se assistido por um responsável legal.

- a capacidade dos índios, está no art. 4º parágrafo único do Novo código Civil,pois há índios que estão totalmente civilizados, mas outros ainda em estágio primitivo podendo se iludido por outros.

E por último há os que são absolutamente incapazes, que não podem praticar qualquer ato da vida civil, tendo por lei um representante legal capaz, está no Novo Código Civil no art. 3º, são eles:

- os menores de 16 anos, não podem praticar qualquer ato sozinho sem um responsável, pois são considerados crianças.

- os que por enfermidade ou deficiência mental, não tiverem o necessário discernimento para a prática desses atos. Como os loucos, independente da idade, não sabem o que querem, a lei não permitem que façam nenhuma transação comercial.

- os que mesmo por causa transitória, não puderem exprimir sua vontade. Como exemplo alguém que sofreu um acidente, em que perdeu a memória, e está em tratamento.

Tendo a pessoa física sua total capacidade civil, esta ela apta a assumir caso queira, a responsabilidade jurídica de uma empresa.

A pessoa jurídica resulta de uma ficção jurídica, é portanto uma criação do direito. Existem dois tipos de pessoas jurídicas:

- as de direito público criado por norma de natureza pública;

- as de direito privado criadas por normas de interesse privado;

As pessoas jurídica sendo uma ficção jurídica funcionam por intermédio de seus administradores, que responderão pelas obrigações que estiverem exercendo em nome dela.

De acordo com o Código civil art. 966 “Considerá-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços.”

A partir desse código entende-se que a sociedade empresarial surge da constituição de uma sociedade de pessoas que se firma através de um contrato social registrado na Junta Comercial, regido pelas normas do Código Civil, tendo como finalidade a atividade econômica organizada para a produção ou circulação de bens ou de serviços.

A capacidade é limitada conforme a finalidade criada no seu contrato, e os poderes do representante também é definida no contrato social, dizendo assim quem estará agindo em nome da empresa.

2.4 A PARTICIPAÇÃO DA CONTABILIDADE NAS EMPRESAS

Uma das principais áreas em uma empresa é a contabilidade, que é o ponto referencial para tomada de decisões de seus administradores. É ela que controla todos os bens da empresa, com informações da atividade econômicas desenvolvidas pela empresa, passando aos usuários internos como os gerentes, informações importantes que ajudam nas ações que devem ser tomada com relação às vendas, ao estoque, as despesas da empresa, etc. E transmitem também informações aos seus usuários externos, como os acionistas, que dependem das informações do DRE para saber se devem ou não adquirir ações daquela empresa.

Mas é importante saber onde estão os dados mais importantes da contabilidade, e para que servem.

Vamos fazer aqui uma demonstração de um Balanço Patrimonial, onde foi feito um investimento em uma empresa de R$10.000,00 em dinheiro para capital de giro, R$50.000,00 em equipamentos e R$60.000,00 em veículos.

BALANÇO PATRIMONIAL

ATIVO PASSIVO

BENS – R$120.000,00 OBRIGAÇÕES –

CAIXA – R$10.000,00 PATRIMÔNIO LÍQUIDO – R$120.000,00

EQUIPAMENTOS – R$50.000,00 CAPITAL SOCIAL – R$120.000,00

VEÍCULOS – R$60.000,00

DIREITOS -

TOTAL – R$120.000,00 TOTAL – R$120.000,00

O lado do ativo é a parte boa do balanço, é onde estão os bens, que é tudo que é usado na atividade da empresa e os direitos que são vendas à prazo, ou dinheiro em banco, etc.

O lado do passivo é a parte negativa, onde estão as obrigações, dividas da empresa com terceiros, fornecedores, impostos, etc.

E o Patrimônio Líquido onde é demonstrado o que os sócios investiram na empresa e que com o tempo vão aumentando ou diminuindo, conforme o resultado da empresa.

Com estes dados você poderá analisar de forma simples um Balanço Patrimonial e descobrir se a sua empresa esta tendo lucro ou prejuízo.

Mas para o crescimento de uma empresa é importante também os investimentos que são feitos. Podendo ser por exemplo, na imagem da empresa como desing, estrutura, atendimento, etc, ou até quem sabe desenvolver produtos novos, com uma aparência e qualidade que encantem os clientes, dando-lhes o estímulo de satisfação. Tudo isso faz parte do desenvolvimento e do crescimento de uma empresa que busca a excelência de vender e atender bem.

3 CONCLUSÃO

Foram aqui apresentados dados e sugestões importantes relacionados à matemática, noções de administração, de direito e de contabilidade, que podem ajudar tanto no cotidiano das pessoas, como também aqueles que estejam interessados em se arriscar na vida jurídica, na grande “selva” empresarial, onde cada dia se enfrenta os “leões” da concorrência, tentando roubar a “presa”, que são os clientes. Espero que você analise e aproveite as informações, que elas ajudem a esclarecer algumas dúvidas que você tenha sobre o ramo empresarial.

4 REFERÊNCIAS

- SILVA, Mônica Maria. Fundamentos da Administração, Pearson Prentice Hall, 2010.

- ARAMAN, Eliane Maria e Sampaio, Helenara Regina. Matemática, Pearson Prentice Hall, 2010.

- ESPOLADOR, Rita de Cássia Resquetti Tarifa. Introdução ao direito público e privado, Pearson Prentice Hall, 2010.

- COSTA, José Manoel da. Contabilidade básica, Pearson Prentice Hall, 2010.

- COELHO, Fábio Ulhoa. Curso de direito Comercial. 10º Ed. São Paulo: Saraiva, 2007. Wikipédia.

- RIBEIRO, Alex Sandro. Capacidade e legitimação nos negócios jurídicos. Jus Navigandi, Teresina, ano 7, nº 57, 1 jul 2002.

...

Baixar como  txt (13 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »