TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analisando O Contexto Empresarial

Dissertações: Analisando O Contexto Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  2.595 Palavras (11 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 11

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

a CONCEITO DAS FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS 4

b) CONCEITO DE PATRIMÔNIO 5

c) FONTES DE RECURSOS 5

d) ANÁLISE DE MERCADO 6

e) DEMANDA, OFERTA E EQUILÍBRIO DE MERCADO 6

f) ESTRUTURAS DE MERCADO 7

g) CONTABILIDADE SOCIAL COMO FERRAMENTA DE INFORMAÇÃO PARA A RESPOSABILIDADE SOCIAL 8

2 CONCLUSÃO...........................................................................................................9

3 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.......................................................................10

INTRODUÇÃO

No presnte trabalho empenhamos na elaboracao para melhor entender o contexto empresarial, compreendendo a adinistracao como um todo, compreendendo através das pesquisas realizadas a enorme mudança no cenário econômico, o surgimento de pequenas e medias empresas, trazendo para o mercado novos produtos, serviços e tecnologias. Desta forma o presente trabalho trás um enfoque nos mecanismos que auxiliam a compreender a proposta de administração utilizando recursos viáveis a sua atualidade.

Buscando uma visão clara e informações sobre a importância das funções administrativas, para enfrentar os desafios de um ambiente de negócios cada vez mais competitivo, o funcionamento de uma empresa, com uma administração equilibrada e com o uso das técnicas pra maximizar o aproveitamentos dos recursos disponíveis no ambiente empresarial.

Para melhor compreensão do tema, podemos conceituar a administração como um conjunto de princípios, normas e funções elaboradas para disciplinar os fatores de produção, tendo em vista o alcance de determinados fins como maximização de lucros ou adequada prestação de serviços públicos, ou seja, e uma area de conhecimento de extrema importancia no contexto empresarial.

A no contexto empresarial existe a necessidade da empresa de contar com informação pertinente para tomar decisões inteligentes com relação à gestão social, medindo o impacto da entidade na sociedade. Não só se busca medir resultados no processo monetário, mas também toma o recurso humano desde a ótica humana vendo-o como um ser que sente e que tem necessidades de buscar as melhores condições para a empresa.

CONTEXTO EMPRESARIAL

As organizações estão inseridas dentro de vários ambientes que irão influencia-las e serão por elas influenciadas, no ambiente interno cada parte da empresa tem suas funçoes, que sao de extrema importancia para que esta se mantenha no Mercado. O primeiro que conceituou sobre as funçoes administrativas foi Henry Fayol. Na época, a necessidade era realizar a diferenciaçao entre as funçoes operacionais e de gestao.

Henry Fayol, é integrante da Escola clássica de administração, pautada em princípios, onde uma empresa deveria ser dividida em atividades para uma melhor gerência, são elas:

 Técnica: Produção e manufatura

 Comercial: Compra, venda e troca.

 Financeira: Procura e utilização de capital

 Segurança: Proteção da propriedade e das pessoas

 Contabilidade: Registro de estoques, balanços, estatístico e etc.

 Administração: Planejamento, organização, comando, coordenação e controle.

Com o passar do tempo, tais princípios foram atualizados e adaptados à nova realidade empresarial, formando um processo administrativo cognitivo e dinâmico, traçando variáveis diretrizes que foram denominadas funções administrativas.

O Planejamento dentro desta função, totalmente voltada para o futuro ter-se algum tipo descontrole sobre o futuro, colocam-se atividades como a elaboração de previsões, fixação de objetivos, programação, ornamentação e a definição de políticas e procedimentos.

Nas Organização estão as atividades de definição da estrutura: unidades orgânicas a serem criadas, para desempenhar as diversas finalidades; a definição das responsabilidades a serem atribuídas a cada uma dessas unidades; as relações hierárquicas e funcionais entre as mesmas.

A Direção nesta função engloba atividades como a tomada de decisão, a comunicação com os subordinados, superiores e pares, a obtenção, motivação e desenvolvimento de pessoal. Como as organizações não operam na base da improvisação e nem ao acaso, elas precisam ser devidamente controladas. Elas requerem considerável esforço de controle em suas várias operações e atividades.

O controle constitui a última das funções administrativas, vindo depois do planejamento, da organização e da direção. Controlar significa garantir que o planejamento seja bem executado e que os objetivos estabelecidos sejam alcançados adequadamente.

O fenômeno que provocou o aparecimento da empresa e da moderna administração ocorreu no final do século XVIII e se estendeu ao longo do século XIX, chegando ao limiar do século X. Esse fenômeno, que trouxe rápidas e profundas mudanças econômicas, sociais e políticas, chamou-se Revolução Industrial.

A Revolução Industrial teve início na Inglaterra, com a invenção da máquina a vapor, por James Watt, em 1776. Aplicação da máquina a vapor no processo de produção provocou um enorme surto de industrialização, que se estendeu rapidamente a toda a Europa e Estados Unidos.

A Revolução Industrial desenvolveu-se em duas fases distintas: a primeira fase de 1780 a 1860. É a revolução do carvão, como principal fonte de energia, e do ferro, como principal matéria-prima. A segunda fase de 1860 a 1914. É a revolução da eletricidade e derivados do petróleo, como as novas fontes de energia, e do aço, como a nova matéria-prima.

O Patrimônio é o campo de atuação da Contabilidade, e representa o conjunto de Bens, Direitos (valores a receber) e Obrigações (valores a pagar) de propriedade de uma pessoa física ou jurídica. Para que o patrimônio fosse definido como o objeto da contabilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com