TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANALISANDO O CONTEXTO EMPRESARIAL

Trabalho Universitário: ANALISANDO O CONTEXTO EMPRESARIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2013  •  2.139 Palavras (9 Páginas)  •  472 Visualizações

Página 1 de 9

1 INTRODUÇÃO

Este presente trabalho compreende apresentar o contexto empresarial em alguns níveis como: a importância e a influência da matemática na vida do contador, as interferências externas do ambiente em que está inserida, os aspectos jurídicos da constituição da sociedade empresarial e os itens introdutórios para o controle contábil.

Será relatado que a matemática é uma ciência social em construção e seu envolvimento com o ambiente cultural da sociedade. A necessidade do contador em dominar o conhecimento matemático para exercício de sua função.

Busca-se demonstrar as influências dos fatores ambientais externos nas organizações e, a necessidade destas de estarem conhecendo, prevendo e se planejando para tais mudanças.

Um breve relato sobre os aspectos jurídicos para a sociedade empresarial apresentando as pessoas com capacidade e incapacidade (relativa e absoluta) civil.

Percebe-se que a Contabilidade apresenta um papel importante na responsabilidade social através da elaboração do Balanço Social. E, como este pode ser utilizado como ferramenta estratégica.

2 A MATEMÁTICA A SERVIÇO DAS EMPRESAS

Um fator diferencial para as empresas, no cenário atual, é o uso da contabilidade sob uma visão estratégica. Mediante isto, é necessário conhecer e utilizar os diversos recursos disponíveis a nossa volta, sendo a matemática e estatística, dois destes recursos. No texto nos é apresentado à porcentagem pela estatística levantada através da pesquisa e da análise do mercado.

A matemática é fundamental para o desenvolvimento das atividades do contador, porém o mercado está buscando profissionais com conhecimento mais amplo como matemática financeira, estatística, entre outros. Este conjunto de conhecimento e fatores faz com que o contador apresente com mais segurança e clareza as informações para clientes, investidores e diretores de sua empresa.

A seguir um texto de Castanheira sobre a importância da estatística:

Métodos estatísticos são os métodos para o tratamento de dados numéricos e referem-se a dados coletados, cujo destino é permitir que os estatísticos cheguem a conclusões sobre o que está sendo estudado. (CASTANHEIRA, 2008, p. 13).

O uso da matemática não se faz apenas por contadores e/ou empresas, todas as pessoas físicas a utilizam em seu dia a dia, efetuando transações de compra e venda à vista e/ou parceladas, aquisição de empréstimos financeiros e financiamentos de casas e veículos, tudo isto envolve a matemática.

Conforme Santos (2009), se entendermos que os conhecimentos, assim como as demais facetas de um povo, mudam ao longo do tempo, à medida que mudam as formas de se viver em sociedade, e aceitarmos a matemática como uma ciência em construção cujo desenvolvimento é fruto de estudos e pesquisas dos quais nós também podemos fazer parte, reforçaremos o papel da ciência matemática como produto da cultura humana, acessível a todos, passível de discussão.

3 FATORES AMBIENTAIS DAS ORGANIZAÇÕES

A Copa de 2014 trará para as empresas ótimas oportunidades de investimentos e de inovação, em contrapartida os recursos financeiros estão reduzindo, há escassez de mão de obra qualificada, os custos para a aquisição de financiamentos estão altos, mercado competitivo e excesso de carga tributária.

Sobre o conhecimento por parte dos gestores sobre a influência dos fatores ambientais:

O imperativo da incerteza significa que os tomadores de decisão não dispõem de informações suficientes sobre os fatores ambientais e que encontram dificuldade na previsão das mudanças externas. A incerteza aumenta o risco de falhas das respostas organizacionais, tornando difícil o cálculo dos custos e das probabilidades relacionadas com as alternativas de decisão. As características dos ambientes que influem sobre o grau de incerteza organizacional que definem sua complexibilidade e estabilidade.

Para Buckely (2011), o impacto das mudanças no ambiente afeta diferente tipos de empresas e de diversas formas.

Ainda conforme Buckely:

Apesar de haver um forte argumento ético e normativo para as empresas integrarem em suas operações valores éticos e necessidades sociais e ambientais, como expresso pelas normas internacionais e leis práticas nacionais e, muitas vezes, um famoso case de negócios que sirva de exemplo, não necessariamente todas as empresas irão fazer isso. Também não se nega o papel importante do governo no suporte a leis e normas, inclusive sua relação com as normas internacionais de trabalho. (BUCKELY, 2011 apud JUSTICE,2003, p. 187)

...países podem colher menos benefícios de uma dada quantidade de melhorias no âmbito empresarial devido aos pontos fracos nas condições básicas macroeconômicas, políticas, jurídicas, ambientais e sociais. (BUCKELY, 2011 apud PORTER; 2005; p. 118).

Muitos gestores ignoram os fatores ambientais externos e a influência do mesmo sobre as atividades da sua empresa, só tomam conhecimento quando alguns itens destes fatores começam a afetar o resultado e/ou lucratividade de sua empresa.

De acordo com Caravantes, sobre as mudanças ambientais:

O alerta nos parece importante por uma dupla razão: em primeiro lugar, pelo fato de estarmos vivendo em mundo hiperturbulento, no qual as certezas deixaram de existir. A única certeza que podemos cultivar é a incerteza, a de que o dia de amanhã será diferente do de hoje; em segundo lugar porque, para podermos explicitar o processo de planejamento, temos de nos valer de uma abordagem linear, seqüencial, pois a precariedade de nossa linguagem assim o demanda. (CARAVANTES, 2005, P. 406)

Uma maneira de prever, evitar e controlar a influência dos fatores ambientais é estudando o cenário em que a empresa está inserida e efetuando o planejamento. Com a afirmação de Silva, temos:

As incertezas no ambiente fazem com que as empresas tenham uma quantidade maior de subunidades para lidar com questões específicas. O sucesso delas está relacionado com sua integração: quanto mais integra, melhor será seu desempenho. No entanto, a forma como cada empresa irá integrar os seus processos dependerá de fatores internos, de estrutura e do ambientes em que ela está inserida.

Entre uma decisão e uma ação deve haver planejamento; o sucesso de uma ação irá depender de seu planejamento. Assim, essa função é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com