TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analisando O Contexto Empresarial

Dissertações: Analisando O Contexto Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  2.125 Palavras (9 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 A MATEMÁTICA A SERVIÇO DAS EMPRESAS...................................................4

2.2 FATORES AMBIENTAIS DAS ORGANIZAÇÕES.................................................5

2.3 ASPECTOS JURÍDICOS DO EMPRESÁRIO........................................................5

2.4 A PARTICIPAÇÃO DA CONTABILIDADE NAS EMPRESAS................................7

3 CONCLUSÃO...........................................................................................................8

4 REFERÊNCIAS........................................................................................................9

1 INTRODUÇÃO

Empreendimento, próprio negócio, esse é o sonho de muitas pessoas, serem empreendedores. Dirigir seu próprio negócio e alcançar estabilidade de carreira, pois isso está preocupando cada vez mais os profissionais de todo mundo.

Mas para isso ele precisa no seu início conseguir e manter capital de giro, enfrentar altos tributos e falta de capacitação. E é exatamente isso que o presente trabalho tem como objetivo, fornecer dicas e conhecimentos para os profissionais no intuito de que eles se tornem grandes empresários e tenham sucesso em suas obras.

O primeiro tópico explicará a importância que a matemática tem dentro de uma empresa, como ela auxilia na administração das organizações assim como na vida das pessoas físicas também. Através dela consegue-se ter uma resposta para resoluções de problemas que aparecem numa empresa, e é super importante o administrador ter conhecimento e domínio sobre ela.

Seguidamente o texto trata dos fatores ambientais, de como eles podem influenciar no funcionamento das organizações, o que pode ser extraído e usado em favor do crescimento da empresa e como fazê-lo.

Na seqüência será especificado sobre a capacitação civil. Pois como sabemos, desde o nascimento até a morte, o ser humano é titular de direitos, como está escrito em nossa Constituição no seu artigo 5º “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade...” podemos citar também o artigo 1º do Código Civil Brasileiro que diz “Toda pessoa é capaz de direitos e deveres na ordem civil”, porém, se esses artigos nos garantem isso, porque as pessoas absolutamente incapazes não são titulares de seus direitos? É fato que em alguns casos eles não têm condições de exercer a titularidade de seus direitos necessitando assim de um representante, parece que forma de como os artigos foram expressos, não foram bem colocados, pois somos todos iguais, mas em situações iguais. Será explicada então, como uma pessoa considerada incapaz pode adquirir capacidade de exercer a atividade da vida civil. Pois algumas pessoas só possuem capacidade de direito, mas não capacidade de exercê-las.

E por fim, para ajudar o contador a contabilizar seu patrimônio, conceituaremos sobre Ativos, Passivos e Patrimônio Líquido.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 A MATEMÁTICA A SERVIÇO DAS EMPRESAS

A matemática é uma disciplina com características muito próprias, sendo utilizada em quase todas as áreas do conhecimento científico, e principalmente no cotidiano da sociedade, além de contribuir para a riqueza do país. No mundo dos negócios ela vem sendo usada há muito tempo, e se tornando cada vez mais parte fundamental de pesquisas e desenvolvimento das empresas, onde muitas delas se validam na matemática para melhorar seu desempenho.

Hoje em dia, nesse mundo agitado e competitivo as empresas enfrentam muitos problemas e desafios, cujas soluções muitas vezes são complexas, e a matemática tem sido de grande importância e utilidade para o administrador nas áreas econômicas, financeiras e nas resoluções desses problemas. Portanto, o administrador precisa ter um amplo domínio e conhecimento da matemática para ser bem sucedido em seu trabalho, que depende em grande parte, de números.

Alguns exemplos onde a matemática é aplicada: administração de materiais, logística, administração da produção financeira, estatística entre outras, mas dentre todas estas, cabe ressaltar a importância que a matemática financeira possui, através da interpretação de dados podemos acompanhar as diversas formas de pagamento de empréstimo, observar como ocorre a depreciação dos bens patrimoniais e trabalhar com o financiamento de imóveis.

A grande causa que faz muitas empresas quebrarem no terceiro ano de sua existência é a falta de planejamento e controle financeiro, onde apresentam insuficiência de suporte financeiro para sua organização. E é aí que a matemática entra ajudando nas informações do Balanço Patrimonial, contabilizando esses dados e analisando detalhadamente para a tomada de decisões.

E assim também funciona na vida pessoal, ela facilita ao ser humano a contar, adicionar, diminuir, multiplicar e dividir elementos. Sempre em todas as ocasiões a matemática está lá fornecendo dados para resolver problemas como, por exemplo: ajudar nas despesas da casa, no quanto se pode gastar, quanto se tem que guardar, alcançando assim a melhor forma de administrar seus recursos.

2.2 FATORES AMBIENTAIS DAS ORGANIZAÇÕES

Muitos são os fatores que influenciam as organizações, os chamados ambientes externos, que tanto poderá influenciar as organizações como também poderá ser influenciado por ela.

Com a crescente abertura dos mercados e a globalização, o ambiente está ganhando proporções cada vez maiores, e diante das mudanças repentinas em função das inúmeras variáveis, sempre acabam afetando de maneira homogênea todas as organizações que atuam numa mesma área geográfica e num mesmo mercado e, desta forma, representam oportunidades ou ameaças iguais para todo mundo. Mas nem sempre o administrador consegue absorver e conhecer todas elas e nem mesmo perceber quais serão suas tendências e resultados, pois elas criam certa incerteza. E quando os fatores ambientais são poucos é de baixo grau

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com