TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANALISE DAS MUDANÇAS SOCIAIS: POLITICAS E SEVIÇO SOCIAL, DE 1960 A 1980

Artigo: ANALISE DAS MUDANÇAS SOCIAIS: POLITICAS E SEVIÇO SOCIAL, DE 1960 A 1980. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  1.372 Palavras (6 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 6

O Brasil é um país maravilhoso, trazendo em seu bojo diversos tipos climáticos, torna-se atração para diferentes gostos e povos. Um país cuja mixigenagem foi o seu ponto de partida para uma sociedade mista que temos hoje, sendo estas a principal responsável pelo misto de culturas raças e cores que temos nessa terra maravilhosa.

Uma grande marca é a ausência de guerras civis no país, a paz a pacificidade do povo brasileiro chama a atenção dos outros povos e nações visto que esse grandioso país – embora ainda em desenvolvimento – promete a cada dia melhorar e valorizar o seu povo. Contudo, quem vê o Brasil hoje, é difícil conceber o que já aconteceu nele em outros tempos, quanto sangue inocente já foi derramado nessas terras maravilhosas pela busca do poder aquisitivo e pelo domínio.

É mister que o homem sempre foi e será, ambicioso e que sua ambição o levara a destruição. Entre os anos de 1914-18 ocorreu uma grande guerra envolvendo diversos países, estou falando da 1ª guerra mundial, onde a ambição politica e a inconformidade social levaram os homens a atrocidaren-se deixando Milhões de mortos em todos os países envolvidos. Ao final dessa guerra e a posteriore (1929) a Alemanha foi considerada culpada pelos acontecimentos cruéis advindos desse massacre, levado esse país a pagar pesadas indenizações aos países vitoriosos. Pautado na vergonha da derrota, Adolf Hitler é levantado como líder do movimento Nazista, com a morte do presidente Mussolini, Hitler da um golpe de estado e assume a liderança total da Alemanha. Para satisfazer seus desejos egoístas, Hitler impôs pesadas politicas à Alemanha nazista, e iniciou as conquistas das diversas outras terras circunvizinhas, até que ao invadir a Polônia em 1939 deu-se inicio a segunda guerra mundial, tendo seu fim em outros milhões de mortos, bem como as consequências catastróficas da explosão das bombas atômicas sobre Hiroshima e Nagasaki, que ainda hoje causa dor e sofrimento aos povos afetados.

Enquanto aconteciam esses movimentos no exterior, o Brasil passava por uma reforma. Com a acessão do governo provisório de Vargas de 1930-34, seus movimentos de apoio aos EUA, firmado pela instauração da base militar em Natal (Rio Grande do Norte) entre outros benefícios assegurou o apoio financeiro do EUA ao Brasil, não podendo mas manter seu governo ditador, renunciou em 29 de Outubro de 1945. De volta ao poder em 1951-54 implementa uma politica nacionalista e populista, contudo o envolvimento de seu chefe de guarda pessoal na tentativa de assassinato ao então jornalista e Deputado Carlos Lacerda forçava-o a renunciar novamente o cargo, contudo indisposto a faze-lo novamente, suicida-se.

Após a morte de Vargas, seu vice Café Filho assume a presidência e garante as eleições de 1955, onde foi eleito Juscelino Kubitschek presidente e João Goulart como Vice. Na maior votação ocorrida na historia Brasileira, realizada em 1960, culminou na eleição de Jônio Quadros, em 1961, como novo presidente da republica, porem esse errando em algumas decisões em seu governo, perdeu sua posição em apenas oito meses de governo, assumindo o poder João Goulart, no entanto, Jango – como era conhecido – não fez um bom governo, implementado politicas que agravaram os setores conservadores, proporcionando um golpe militar em 31 de Março de 1964, em menos de um mês o Congresso aceitou a indicação militar, onde Humberto Castelo Branco assumiu a presidência da republica. Desta forma depois de muita luta e vários nomes que assumiram o poder, José Sarney deixa o Legado de 1988 – a constituição Federal atual – o que e golpe fatal para a queda do militarismo. É com base nesse contexto que analisaremos as décadas de 60-80 nesse breve resumo.

Mediante essa breve introdução histórica, compreendemos que não são apenas os políticos que se destacam nesse período, embora estejam sempre sendo apresentados em primeiro lugar, o serviço social ganha espaço e na medida que crescem as expectativas de melhora para os brasileiros as politicas sociais avançam rumo às maiores conquistas.

Prova disso é que, como o regime de politica nesse tempo (entre 60-80) eram regimes autoritários –com raríssimas exceções – as pessoas comumente não tinham vozes próprias, direito de escolha etc. Contudo os poderes das concepções sociais nunca se constrangeram a ponto de abandonar seus ideais dando lugar a criação da primeira escola de serviço social em São Paulo na era Vargas.

Tal escola era constituída sobre a opressão do estado, e era composta principalmente da classe produtora.

Desta maneira para Raichelis (1988), “o Serviço Social surgiu como um departamento especializado de ação social que deveria funcionar como alternativa à caridade e à repressão”. Assim, a partir da década de 40 o campo de atuação do serviço social foi ampliado, tendo em vista o crescimento do estado que acarretou em profundas mudanças sociais, politicas e econômicas.

Finalmente, na década de 50 – palco das grandes implantações industriais das siderúrgicas – uma fase politica desenvolvimentista pós-guerra ascende-se marcando uma nova sociedade para maior consumismos.

Tais mudanças influenciaram profundos questionamentos às ciências sociais no que diz respeito sua preocupação com as estruturas sociais, politicas e econômicas vigentes, fenômeno esse que impulsionou os assistentes sociais a refletirem sobre sua participação nesse processo de mudança.

Com todas estas inovações iniciou-se o movimento da reconceituação,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com