TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANALISE DE INVESTIMENTO

Monografias: ANALISE DE INVESTIMENTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  1.674 Palavras (7 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

O trabalho foi elaborado visando criar um produto que fosse viável e rentável, pensando no ramo da construção civil que está em plena expansão nos últimos anos, devido a programas do governo federal e a taxas de financiamentos mais acessíveis, surgiu a ideia de blocos de concreto.

Como o produto é simples, torna-se um ponto favorável ao negócio. Com o desenvolvimento do trabalho vão sendo apresentados pontos positivos e negativos sobre o projeto.

ETAPA 1

Nos dias atuais a palavra investimento é bastante comum, visto que a capacidade financeira do brasileiro vem aumento nos últimos anos.

Investimento no sentido econômico significa utilizar de recursos financeiros presentes para alcançar no futuro algum objetivo almejado. Exemplos de investimentos em nosso cotidiano:

Investir dinheiro em uma poupança ou em algum fundo de investimento;

Adquirir um imóvel;

Cursar uma faculdade;

Abrir um negócio próprio;

Acima estão alguns exemplos dentre tantos existentes para o entendimento sobre o conceito de investimento no sentido econômico. A lógica é que para alcançar um objetivo no futuro devemos planejar e administrar os recursos financeiros presentes, ou até mesmo renunciar algo para conquistar num futuro o objetivo desejado.

Vejamos abaixo os três grupos diferentes de investimentos:

1º Investimentos públicos: São investimentos realizados por pessoas jurídicas de direito publico, ou seja, os recursos que são renunciados pelas pessoas jurídicas de direito público não são com o intuito de retorno financeiro, mas para realizar benfeitorias na sociedade. Exemplo: construção de hospitais e escolas.

2° Investimentos privados: São recursos disponíveis de pessoas jurídicas ou físicas de direito privado, com objetivo de retorno financeiro.

3º Investimentos mistos: São recursos disponibilizados por pessoas jurídicas de direito publico e pessoas físicas ou pessoas jurídicas de direito privado.Esses investimentos tem o objetivo de realizar melhorias na sociedade e retorno financeiro.

Investimento é de suma importância para a economia de um país,pois eles ajudam a movimentar a economia e aumentar o PIB (Produto Interno Bruto).

São muitas as opções de investimentos, alguns com mais ou menos riscos, ficando a critério do administrador decidir o melhor

Três aspectos são importantíssimos para serem levado em conta na hora de escolha de um negócio:

1° Econômico: A rentabilidade e o risco do investimento devem ser bem analisados, e sempre deve-se optar pelo investimento com menos risco e maior rentabilidade.

2º Financeiro: Considerar a disponibilidade de recursos da própria empresa ou de financiamentos.

3° Ambiente empresarial: São as considerações políticas, sociais e culturais que podem interferir e afetar o investimento.

Fabricação e Comercialização de blocos de concreto.

Produto a ser comercializado: Blocos de concreto.

Nome fantasia: Bloco Forte

Razão Social: Bloco Super Fabricação e Comercialização de blocos de concreto LTDA

Endereço da empresa: Avenida Nossa Senhora Aparecida, n°100-Sertãozinho São Paulo.

ETAPA 2

Como estudado no PLT de Analise de Investimentos “todas as principais técnicas de análise de investimentos se baseiam no conceito de fluxo de caixa”.

Seja qual for a atividade da empresa, o fluxo de caixa deve ser utilizado na analise dos investimentos. O fluxo de caixa é uma estimativa futura, sendo assim realizar a analise do investimento é algo primordial.

Com o andamento da análise é possível alterar as estimativas, deixando as previsões de fluxos futura mais próxima à situação real do mercado. Controlando o fluxo de caixa é possível antecipar decisões sobre o fluxo financeiro e a capacidade de pagamentos futuros.

Com um bom fluxo de caixa, o investidor pode reconhecer o melhor momento para fazer novos investimentos em outros projetos que também poderão trazer bons retornos para a empresa.

Vários empresários não conhecem a importância do fluxo de caixa, por essa razão não se beneficiam com a praticidade e segurança oriundos desse meio de analise. Como é muito pratico, até as pequenas empresas podem usar esse meio de analise, usufruindo dos resultados positivos para o negócio.

No mercado atual altamente competitivo, o administrador ou investidor que conhecer seu negócio estará a frente da sua concorrência, e devido à previsão do fluxo de caixa vários métodos são desenvolvidos para analisar a viabilidade de projetos e conhecer o projeto é essencial

Não poderá utilizar o lucro contábil nas analises, visto que,os valores já foram transcorridos

Sobre o conceito de competência (econômico), o ato que gera o valor, ou seja, os pagamentos e recebimentos realizados são contabilizados de uma só vez em cada período de tempo.

Já no conceito de caixa (financeiro) os valores são apontados por data de recebimento ou pagamento, eles são utilizados para a administração das operações diárias da empresa e no fluxo de caixa. Esse fluxo de caixa pode utilizar o conceito de caixa e ser simplificado em entradas e saídas, definidos pelo tempo.O fluxos de caixa considerável, utilizado na analise do projeto apresenta uma forma padrão que segue a seguinte formação:

1° Investimento inicial ou nos períodos iniciais: refere-se às saídas de caixa, que conduzirão ao sinal negativo, aplicados para dar inicio ao investimento, podendo ser bens físicos ou capital de giro.

2° Retornos de caixa do Investimento: consiste nos rendimentos relativos ao produto.

3º Valores residuais: Valores em geral positivos, que ocorrem no final do investimento, com sua venda ou vantagem adquirida.

Preço Venda unitário do produto (bloco) R$ 2,00 unidade

Quantidade produzida mensalmente 35.000,00 unidades

Faturamento Anual R$ 840.000,00

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com