TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANALISE DE INVESTIMENTO ETAPA3

Dissertações: ANALISE DE INVESTIMENTO ETAPA3. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2014  •  1.074 Palavras (5 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 5

ETAPA3 TECNICAS DE INVESTIMENTOS

TAXA SELIC

A Taxa SELIC é a taxa básica de juros da economia brasileira. Esta taxa básica é utilizada como referência para o cálculo das demais taxas de juros cobradas pelo mercado e para definição da política monetária praticada pelo Governo Federal do Brasil.

Criado em 1979, o Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (SELIC) é um sistema informatizado destinado ao registro, custódia e liquidação de títulos públicos federais.

Somente as instituições credenciadas no mercado financeiro têm acesso ao SELIC. Este sistema opera basicamente com títulos emitidos pelo Banco Central e pelo Tesouro Nacional, tais como: Letra do Tesouro Nacional e Nota do Tesouro Nacional.

A meta para a taxa SELIC é estabelecida pelo Comitê de Política Monetária (COPOM).Dando prosseguimento ao processo de ajuste da taxa básica de juros, iniciado na reunião de abril de 2013, o Copom decidiu, por unanimidade, elevar a taxa Selic em 0,25 p.p., para 10,75% a.a., sem viés.

COMO DECIDIR MELHOR MÉTODO PARA ANALISE DE INVESTIMETO: PAYBACK, VLP E TIR.

Quando se pensa em fazer um investimento, desejamos compará-lo com outras alternativas para se ter certeza da melhor opção. Pode-se saber, por exemplo, quem traz mais retorno: se uma padaria, um restaurante ou umposto de gasolina.

Quando decidimos fazer um investimento, na maior parte das vezes desejamos compará-lo com outras alternativas para se ter certeza de escolher a melhor opção. Pequenas empresas, por exemplo, poderão decidir entre abrir uma franquia ou manter o dinheiro aplicado em um fundo de investimento ou, ainda, entre comprar um balcão refrigerado de uma marca mais cara ou de outra mais barata.

Na comparação entre alternativas de investimento, existem alguns métodos que podem ser utilizados. Analisaremos os três principais neste artigo: TIR (Taxa Interna de Retorno), payback (tempo de retorno) e VPL (Valor Presente Líquido).

Fluxo de Caixa

Antes de analisarmos os métodos de avaliação de investimentos, é importante definirmos o conceito de fluxo de caixa.

Segundo Angelo, Silveira e Fávero em seu livro “Finanças no Varejo – Gestão Operacional”, “o fluxo de caixa é um conjunto de entradas (+) e saídas (–) de dinheiro do caixa, ao longo do tempo”.

A representação gráfica do fluxo de caixa é feita da seguinte forma:

Tanto as receitas quanto as despesas serão chamadas de “PMT”, “n” será a quantidade de períodos de tempo (meses, anos, dias etc.) e “i” será a taxa de juros. É importante notar que o Valor Presente (VP) e o investimento inicial são negativos e o Valor Final (VF) é positivo. Esta convenção é fundamental para que os cálculos sejam feitos de forma correta em calculadoras e no Excel.

VPL (Valor Presente Líquido)

Ele é definido como somatório dos valores presentes de fluxo de caixa estimados de uma aplicação, calculando apartir de uma taxa dada e de seu período de duração, podendo ser positivo ou negativo. Caso o vpl encontrado no calculo seja negativo o retorno do projeto será menor que o investimento inicial, o que supõe que ele seja reprovado, caso seja positivo o valor obtido no projeto pagarão investimento inicial o que torna viável.

Payback

O método payback tem como avaliar quanto tempo seránecessário para que o investimento tenha o mais rápido retorno, quanto mais rápido tiver esse retorno menor será o payback.

Calculando o payback, o melhor método consiste em criar uma tabela com o valor do investimento inicial , No momento em que o valor acumulado atingir o valor do investimento inicial, a empresa recuperou-o seu capital investido.

TIR

A TIR é a taxa que iguala o valor das entradas com o das saídas. O valor da TIR deverá ser comparado entre os investimentos e, aquele que tiver a maior, será o melhor. Além disso, também deverá ser comparada com a TMA (Taxa Mínima de Atratividade), que será a menor taxa de retorno que o investidor estará disposto a aceitar (que poderia ser o CDB ou a poupança, por exemplo).

.

Regras para aceitar ou rejeitar um investimento

Para poder analisar a aceitação ou rejeição do investimento, é possível usar qualquer um dos três métodos, desde que:

1) VPL > VP

O VPL deverá ser superior ao VP para que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com