TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANALISE DE INVESTIMENTOS

Pesquisas Acadêmicas: ANALISE DE INVESTIMENTOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2014  •  1.022 Palavras (5 Páginas)  •  386 Visualizações

Página 1 de 5

Gestão Patrimonial e a Influência do Imposto de Renda

Publicado por: Equipe CPCON

Imposto de Renda - implicações na gestão contábil

Arbitrariamente, sendo um profissional liberal ou diretor de um empreendimento, o que realmente importa na realização de um negócio, em sua análise de investimento, é o seu lucro após a tributação. Na análise de um investimento, o mesmo pode ser totalmente viável aparentemente, porém após minuciosos cálculos contábeis levando em conta toda a carga tributária envolvida, o mesmo deixa de ser atraente, sendo até mesmo inviável. Desta forma, é imprescindível em uma gestão patrimonial eficaz, o cuidado na elaboração de projetos e cálculo de todas as partes envolvidas.

A incidência do imposto de renda é direto sobre o lucro tributável de um empreendimento, que também é influenciado pela depreciação dos ativos que são processados pela contabilidade. Assim, é garantido pela legislação dedução de seu lucro anual de acordo com a depreciação equivalente para computar em seu imposto de renda.

O imposto de renda é um tributo, na qual é aplicado uma alíquota sobre o lucro tributável da empresa. É importante ressaltar o tributo de contribuição social, que deve ser sempre considerada na análise de investimentos, que também tem um alíquota incidente sobre lucro tributável.

Sucintamente, é fato que o lucro contábil nem sempre é semelhante ao lucro tributável, sendo necessário, ao efetuar resultado contábil, ajustes de inclusões ou exclusões.

Referências ao Lucro Tributável Negativo

Tributo: imposto de renda e contribuição social

O lucro tributável negativo pode ser verificado em algumas alternativas de investimos, mas por que este fato ocorre? A resposta é simples, isto pode ocorrer quando há uma cota depreciativa superior ao valor contabilizado no fluxo de caixa sem a tributação do imposto de renda.

Levando em consideração a situação citada sobre o lucro tributável negativo sobre uma determinada alternativa de investimento, esta pode ser visada como uma vantagem fiscal, pois o lucro tributável do investimento é considerado um abatimento no lucro tributável da empresa.

Uma consideração interessante sobre o aspecto do lucro tributável negativo, é que sua ocorrência não delimita o reembolso por parte do governo sobre o mesmo, mas sim, que este prejuízo poderá ser deduzido futuramente na contabilidade trazendo economias e possibilidades de re-investimentos futuros.

A Depreciação na Gestão Patrimonial

O Conceito de Depreciação dos Bens

Depreciação: a ação do tempo levada em conta na gestão patrimonial

Depreciação consiste na perda natural do valor dos bens. Essa desvalorização ocorre devido ao desgaste natural destes ativos, desgaste causado pela ação da natureza ou então causado pelo uso destes bens no processo produtivo. Este conceito afeta a Gestão Patrimonial, pois quanto mais depreciado estiver um bem, menos imposto é pago sobre ele. A depreciação é interessante para a gestão de uma empresa, pois a medida que o bem vai depreciando, a empresa vai pagando menos imposto sobre o mesmo e vai acumulando capital que pode ser empregado para compra de um novo bem semelhante, proporicionando uma oportunidade de perpetuação e renovação da atividade da empresa por um período de tempo indeterminado e totalmente relevante para um gestão contábil eficiente. Tradicionalmente a depreciação/desvalorização dos bens é calculada anualmente. Como um exemplo simples de como atua a depreciação temos por exemplo os veículos e o IPVA. A cada ano o carro perde naturalmente valor de tabela e o IPVA pago sobre o mesmo descresce.

Metodos de Depreciação considerados na Gestão Patrimonial

Existem alguns métodos básicos para se calcular a depreciação dos bens:

Depreciação Linear ( modelo clássico ): no modelo linear, a depreciação é calculada se aplicando uma taxa de desvalorização constante sobre o bem que perde o mesmo valor anualmente. A depreciação é calculada levando em conta a vida útil média do bem. Consideremos por exemplo o valor inicial do bem em 100% ( 0% de desgaste ), se a sua vida util é de 5 anos, a depreciação linear do mesmo é 20% ao ano, ou seja 100 / 5.

Depreciação por Uso: modelo empregado ocasionalmente para o calculo da depreciação de máquinas de linha de produção. Neste modelo é calculada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com