TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANALISE DE INVESTIMENTOS

Artigo: ANALISE DE INVESTIMENTOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2014  •  2.028 Palavras (9 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

A análise de investimentos significa utilizar normas para a tomada de decisão em uma alternativa de investimento. A análise por sentimento é aquela sem nenhum conceito técnico preliminar, enquanto que uma análise por estudos econômicos levará em consideração uma diversa gama de julgamentos da demanda e oferta, por exemplo, antes de tomar sua decisão. Em geral, a escolha se embasa em indicadores de desempenho econômicos que maximizem o capital do investidor.

É importante ressaltar que o analista de investimentos é um técnico responsável por levantar o comportamento futuro de uma aplicação de recursos e transformá-lo em um indicador para que o investidor consiga tomar uma decisão consciente e racional. Em linhas gerais, analisar investimentos não é definir e dizer o que é melhor fazer, mas sim apontar os aspectos para minimizar os riscos e aumentar os ganhos do detentor do capital.

Para uma apreciação deste tipo, tradicionalmente deve-se levar em conta três fatores principais, que podem ser traduzidos depois em indicadores: horizonte de tempo do investimento, fluxo de caixa como os valores de ganhos e gastos; e taxa de desconto como o valor com que se consegue levantar capital ou captar recursos.

O presente trabalho visa dissertar a cerca do tema análise de investimentos demonstrando suas diversas formas e teorias.

DESAFIO

1.1 Tipos de investimentos

Conforme Hoji (2004) investimento é a aplicação de algum tipo de recurso com a expectativa de receber um retorno futuro superior ao aplicado. Este valor futuro deve ser compensar a perda de uso do recurso aplicado durante o período de aplicação (juros ou lucros, em geral ao longo prazo).

O próprio mercado criou diversas opções de investimento, satisfazendo desde o investidor mais cauteloso até o mais agressivo. Algumas dessas opções já existem há muitos anos, mas só agora ganham importância no cenário em que cada vez mais gente se dispõe a guardar dinheiro e planejar o futuro. Quando uma pessoa resolve fazer um investimento, ela deve atentar a três principais aspectos, presentes em qualquer modalidade: o risco, a rentabilidade e a liquidez, que é a velocidade pelo qual o investidor pode se desfazer de seu investimento (HOJI, 2004).

Existem três tipos de Investimentos, podemos classificá-los como:

a) Investimentos Públicos: são realizados por meio de recursos disponibilizados pelos governos ou entidades públicas em prol da sociedade.

b) Investimentos Privados: são recursos inseridos por pessoas Físicas ou Jurídicas de Direito Privado, a fim de gerar retorno aos Investidores.

c) Investimentos Mistos: podem ser considerados uma mesclagem, de Investimento Público com o Privado, visto que os recursos são disponibilizados parte pelos governos ou entidades públicas e também por pessoas Físicas ou Jurídicas do Direito Privado, almejando gerar bem-estar e retorno para a Sociedade.

As principais formas de Aplicações Financeiras no Brasil são:

a) CDB

b) Caderneta de Poupança

c) Debentures

d) Ações de Empresas

e) Fundos de Investimentos

f) Títulos Públicos

Desta forma, investimento aplica-se tanto à compra de máquinas, equipamentos e imóveis para a instalação de unidades produtivas como à compra de títulos financeiros (letras de câmbio, ações). Nesses termos, investimento é toda aplicação com expectativa de lucro.

1.2 Tipo de Negócio Trabalhado

Braga (1995) nos diz que o tipo de Investimento escolhido é de caráter privado, com apenas um investidor, realizando a prestação de serviços no ramo de manutenção de panelas, com um empreendimento que há 26 anos carrega o curioso nome de Hospital das Panelas, cujo lema é, “O único lugar onde todo paciente tem cura”.

1.3 Definição do Produto Trabalhado

O serviço prestado será o de manutenção de panelas domésticas e de restaurantes.

Neste caso, faremos a analise de apenas um dos inúmeros serviços prestados, que será a manutenção de uma panela de pressão profissional de 20 litros, muito utilizada por restaurantes.

2.1 Fluxo de Caixa Relevante

Segundo Casarotto (2000), quando se pensa em um novo investimento, a principal intenção é de que esse projeto modifique, de forma positiva, os fluxos de caixa da empresa hoje e no futuro. Para avaliar uma proposta de investimento, devem-se analisar essas alterações e decidir se elas acrescentam valor à empresa ou não. Nessa análise, a primeira etapa a seguir é definir quais fluxos de caixa são relevantes e quais são irrelevantes.

Um fluxo de caixa relevante para um projeto é uma alteração do fluxo de caixa da empresa toda, que resulta da decisão de fazer um investimento. Esses fluxos são definidos em termos de alterações, ou incrementos do fluxo de caixa existentes na empresa e são denominados fluxos de caixa incrementais. Os fluxos de caixa incrementais para avaliação de um projeto consistem em toda e qualquer alteração dos fluxos futuros de caixa da empresa que sejam conseqüência direta da realização do projeto (CASAROTTO, 2000).

2.2 Analise da Planilha

a) Manutenção de Panela de Pressão de 20 Litros, sendo necessário regular, trocar a borracha, a válvula de Segurança e o peso.

PEÇA / SERVIÇO QUANT VALOR (R$)

Regulagem 10,00

Borracha 1 15,00

Válvula de Segurança 1 4,00

Peso 1 5,00

Total da Manutenção R$ 34,00

Nota: A quantidade de Panelas de Pressão a serem consertadas mensalmente é de 30 unidades.

b) Calculo do faturamento anual, multiplicando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com