TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANALISE DE INVESTIMENTOS

Pesquisas Acadêmicas: ANALISE DE INVESTIMENTOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/8/2014  •  9.103 Palavras (37 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 37

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO. 4

2 CAPÍTULO 1 – DESCRIÇÃO DO INVESTIMENTO PRETENDIDO. 5

3 CAPÍTULO 2 – ELABORAÇÃO DO FLUXO DE CAIXA RELEVANTE. 14

4 CAPÍTULO 3 – METÓDOS PARA AVALIAÇÃO DE INVESTIMENTOS. 19

5 CAPÍTULO 4 – O EFEITO DA INFLAÇÃO NA ANÁLISE DE INVESTIMENTOS. 24

6 CAPÍTULO 5 – O IMPOSTO DE RENDA E A DEPRECIAÇÃO. 26

7 CONCLUSÃO. 30

8 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS. 31

1 INTRODUÇÃO.

Este trabalho tem por objetivo mostrar os conhecimentos adquiridos durante todas as aulas do módulo de “Análise de Investimentos” tema esse que nos permitirá na prática através da elaboração de um Projeto de Investimento em um negócio identificar a viabilidade econômica por meio dos critérios estudados apontando os aspectos favoráveis, os aspectos que precisam de melhoria e as sugestões de aperfeiçoamento das práticas.

Contudo a Contabilidade nos abre muitas portas de oportunidades e nos mostram as ferramentas necessárias para analisarmos as situações vividas pelas empresas, o mundo empresarial hoje passa por mudanças constantemente, e essa quebra de paradigmas faz com que o empresário busque mais e mais conhecimento para aplicar em seu empreendimento, fixando neste, a palavra “analisar” como peça primordial ao longo do trabalho demonstraremos as diversas formas e técnicas utilizadas para que possa responder as dúvidas surgidas para quem investe, o projeto vai pagar? O projeto vai aumentar ou diminuir a riqueza? Essa é a melhor alternativa de investimento?

Desta forma maneira iremos caminhar dentro deste contexto na disciplina de Análise de Investimentos neta Atividade Prática Supervisionada (ATPS), onde esta envolve as decisões de aplicação de recursos com prazos longos, são maiores que um ano e tem como objetivo propiciar um retorno adequado aos proprietários desse capital investido, como base para o aprendizado destacaremos um investimento inicial para abertura da empresa Perfumes e Cia Ltda., a mesma trabalhará com a franquia Águas de Cheiro, veremos os valores serão estimados para identificarmos se o investimento será viável e se obteremos bons retornos, aplicaremos as técnicas e os métodos mais comuns de avaliação de projetos de investimento Payback, Valor Presente Líquido (VPL), Taxa Interna de Retorno (TIR), lembrando sempre da incerteza em orçamentos de capital, pois envolve cenários econômicos e políticos de longo prazo e muitas das vezes poderá ter riscos e vim a ser não é viável, o nosso maior objetivo é proporcionar ao leitor entendimento eficaz sobre a sistemática de uma análise de investimentos em uma empresa apresentada como exemplo e dados estimados para que possam ser levados em relevantes considerações, demonstrar que é possível fazer uma breve projeção de investimentos com base nas ferramentas criadas por estudiosos. Sendo assim, não estamos aqui com o propósito de ensinar, mais sim de dar uma contribuição para o nosso aprendizado.

2 CAPÍTULO 1 – DESCRIÇÃO DO INVESTIMENTO PRETENDIDO.

A Perfumes e Cia Ltda., do ramo da venda de cosméticos, será uma empresa do ramo varejista e trabalhará com os produtos da franquia Águas de Cheiro.

Investimento é um conceito originário do campo da Economia e que tem uma grande importância para as organizações. É toda aplicação de algum tipo de recurso seja dinheiro e/ou títulos com o intuito de receber algum retorno futuro, sendo superior ao que foi aplicado anteriormente ou compensando inclusivamente a perda de uso desse recurso durante o período de aplicação (juros ou lucros, em geral ao longo prazo). Para exemplificar melhor esse termo aplica-se tanto à compra de máquinas, equipamentos e imóveis para a instalação de unidades produtivas como à compra de títulos financeiros (letras de câmbio, ações). Podemos afirmar que investimento é toda aplicação de dinheiro com expectativa de lucro, quem investe sempre quer receber o lucro o intuito não é perder e sim ganhar, já no sentido estrito, em economia, investimento significa a aplicação de capital em meios que levam ao crescimento da capacidade produtiva (instalações, máquinas, meios de transporte), ou seja, em bens de capital já um investimento bruto: corresponde a todos os gastos realizados com bens de capital (máquinas e equipamentos) e formação de estoques temos também o investimento líquido onde exclui as despesas com manutenção e reposição de peças, equipamentos, e instalações desgastadas pelo uso. Como está diretamente ligado à compra de bens de capital e, portanto, á ampliação da capacidade produtiva, o investimento líquido mede com mais precisão o crescimento da economia.

Os investimentos se dividem em 3 diferentes tipos:

• Investimentos Públicos: em geral, são aqueles onde o governo disponibiliza recursos para o bem da sociedade, não geram retornos monetários mais sim retornos sociais, por exemplo: hospitais, escolas, saneamento básico, pavimentação de ruas, etc. estes não visam lucros, porém visam o retorno social, como: votos para o políticos ou governo que gerou estas melhorias para a população.

• Investimentos Privados: são aqueles que pessoas jurídicas ou físicas de direito privado proporcionam recursos com estimativa de lucro aos seus investidores. Por exemplo: fábricas particulares, empresas de prestação de serviço particulares, lojas de varejo, shopping centers, ou seja, qualquer estabelecimento particular. Este tipo de investimentos é o maior gerador de empregos e tributos de qualquer país capitalista.

• Investimentos Mistos: este investimento é mantido tanto pelo governo e entidades públicas como pessoas jurídicas e físicas de direito privado, portanto visando o bem estar da sociedade e o retorno monetário e estrutura-se na forma de capital misto. Por exemplo: Petrobrás, Banco do Brasil, Caixa Econômica.

Portanto vemos que os investimentos têm uma enorme importância, eles são fundamentais tanto para a economia, quanto para as organizações, toda economia seja de qualquer país, só obterá o crescimento se estiver obtendo investimentos, a própria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (56.9 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com