TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANALISE DE INVESTIMENTOS

Casos: ANALISE DE INVESTIMENTOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/6/2013  •  5.553 Palavras (23 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 23

ANHANGUERA UNIDERP

FACULDADE DE CAMPO GRANDE-MS

ATPS

ANALISE DE INVESTIMENTOS

CAMPO GRANDE-MS

2012

ATPS

ANALISE DE INVESTIMENTOS

Atividades Praticas Supervisionadas, apresentado ao curso de Ciências Contábeis, da Faculdade Interativa Anhanguera Uniderp. Como requisito de aprendizagem na matéria de Analise de Investimentos.

Orientadora: Profª. Onisia da Penha Loubet Belmont Costa

Campo Grande-MS

2012

SUMÁRIO

Introdução................................................................................................................04

Os Tipos de investimentos........................................................................................06

A montagem do fluxo de caixa relevante para a análise de investimentos..............07

Técnicas de análises de investimentos.....................................................................11

A inflação e seus efeito na análise de investimentos...............................................14

As causas e consequências da inflação....................................................................15

A importância de se considerar a inflação na análise de investimentos..................16

A depreciação..........................................................................................................17

Incerteza, risco e volatilidade na análise de investimentos. O papel e o tratamento do risco na análise de investimentos........................................................................18

As preferências do investidor em relação ao risco...................................................20

Consideração do risco na análise de investimento...................................................21

CDB.........................................................................................................................24

Conclusão.................................................................................................................25

Referências Bibliográficas........................................................................................26

INTRODUÇÃO

Uma das principais motivações que levam investidores a buscarem formas de investimentos que visam a lucratividade e retorno adequado e a certeza de gerar riquezas.

Portanto, para que seja possível a geração de valores ou riquezas espera-se que o retorno destes investimentos sejam rápidos e superiores aos valores dos capitais a serem empregados no início, esperando-se assim que os valores líquidos dos resultados obtidos sejam positivos, visando riquezas aos investidores e inclusive para o próprio investimento.

A uma avaliação econômica, rigorosa e sensata, de um projeto de investimento o alicerce para a sua elaboração, evitando desta forma os possíveis causadores de fracassos nas realizações de tais investimentos. Alguns pontos primordiais, tais como custos operacionais, preços praticados, margens de lucro, rentabilidade, custos do capital, taxas de riscos e de atratividade, oportunidades de negócios, são alguns elementos imprescindíveis a uma criteriosa avaliação, que se destina diminuir as incertezas e a maximização da criação de valores aos seus investidores.

É possível a elaboração dessa análise de investimentos, baseando-se em diversos enfoques, convertendo-se em diversos indicadores que demonstrariam a viabilidade ou não econômico-financeira de realização do projeto. Indicadores como o VPL – Valor Presente Líquido, TIR – Taxa Interna de Retorno e o Payback Descontado são comumente utilizados nestas análises, buscando com isso, demonstrar com mais clareza a real viabilidade de um investimento ou através de comparações, demonstrar qual ou quais dentre dois ou mais investimentos resultará bum melhor retorno ou de retorno mais ágil.

Fundamentado nestas premissas, serão desenvolvidas e apresentadas, neste trabalho, análises de investimentos, utilizando-se estes três indicadores, procurando demonstrar a sua utilização.

A geração de riqueza é a base dos motivos que levam as pessoas a realizarem investimentos para buscar um retorno lucrativo e rentável.

O seguinte trabalho esta dividido em etapas, e serão desenvolvidas várias analises, buscando demonstrar suas utilizações através de teorias e exemplos que visam possibilitar o entendimento distinto sobre investimentos.

Na primeira etapa será apresentado uma descrição dos métodos mais utilizados para uma análise de investimentos, informações, e oportunidades de negócios. Será apresentada uma empresa criada pelos integrantes deste trabalho, onde será demonstrado o tipo de investimento, a escolha da atividade exercida e seus produtos de comercialização.

Na segunda etapa será demonstrado os cálculos da viabilidade econômica, como a montagem de um fluxo de caixa, custos e despesas, o faturamento da empresa, investimento inicial, encargos trabalhistas, tributos e contribuições, Balanço Patrimonial, etc.

Na terceira etapa será apresentada a tomada de decisão a respeito da viabilidade, com referência nas taxas; será demonstrados os cálculos da TIR, payback e VPL, Fluxo de Caixa, Taxa Mínima de Atratividade (TMA), Selic, etc.

Na quarta e última etapa será abordado os efeitos da inflação na análise de investimentos, como Depreciação, Imposto de Renda, será analisado o risco do projeto, e por fim uma conclusão sobre o presente trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.3 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com