TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANALISE DE INVESTIMENTOS

Trabalho Escolar: ANALISE DE INVESTIMENTOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/8/2013  •  3.874 Palavras (16 Páginas)  •  594 Visualizações

Página 1 de 16

1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como principal objetivo proporcionar o aprendizado e informações técnicas sobre a área de análise de investimentos tendo como base a empresa Criativa Design idealizada de forma fictícia pelos componentes deste trabalho.

Tendo como foco a demonstração em caráter hipotético de uma projeção de investimentos com ferramentas apresentadas em sala de aula, para escolher a melhor decisão futura no mercado de trabalho através dos dados encontrados. Também analisar qual a melhor escolha para um empreendedor aplicar ou investir em um negócio.

2. ETAPA 1

Conceito e formas de investimentos. A importância do investimento para as organizações.

2.1. Passo 1 – Formas de Investimento

Conceito

“O investimento, em seu sentido econômico, significa utilizar recursos disponíveis, no tempo presente, para criar mais recursos no futuro”. (OLIVO, 2013 p. 16).

Portanto conclui-se que investimento é a aplicação de recursos sendo em dinheiro vivo ou não, com o interesse em receber algo em troca no futuro para compensar o valor investido ou possíveis perdas.

Os investimentos podem ser públicos privados e mistos.

“Investimentos públicos: são recursos disponibilizados pelos governos ou entidades públicas a fim de gerar bem-estar social, exemplo escola, hospitais pavimentação da rua, entre outros”. (OLIVO, 2013 p.18)

Investimentos privados: são recursos disponibilizados por pessoas jurídicas ou físicas de direito privado, a fim de gerar retorno monetário aos investidores. Esses investimentos são os maiores geradores de empregos e tributos. Alguns exemplos são fábricas particulares, empresas de prestação de serviço, lojas, shopping, dentre outros. (OLIVO, 2013 p. 18)

Investimentos mistos: são recursos disponibilizados em parte pelos governos ou entidades públicas de direito privado. Esse tipo de investimento normalmente estrutura-se na forma de uma empresa de capital misto e tem o objetivo de gerar tanto bem-estar para a sociedade quanto retorno monetário. Ex Petrobrás, Banco do Brasil, Caixa Econômica, entre outros. (OLIVO, 2013 p. 18)

2.1.2. Tipos de Investimentos

Atualmente temos como principais tipos aplicações financeiras, CDB, Caderneta de Poupança, Debêntures, Ações de Empresas, Fundo de Investimentos e Títulos Públicos.

Esses investimentos podem ser de renda fixa onde o investidor não perde o valor aplicado no inicio, podendo ser aplicado com juros pré-fixados, ou seja, a taxa de juros é combinada no momento de parceria do cliente com a financeira, ou pós-fixada onde a taxa de juros acompanha a Selic ou CDI.

“Taxa Selic: taxa básica de juros da economia, determinada pelo Banco Central periodicamente nas chamadas reuniões do Copom (Comitê de Política Monetária”). (OLIVO, 2013 p. 26)

“CDI – Certificado de Depósito Interfinanceiro: Taxa com valor próximo ao da Selic, é utilizada para empréstimos entre instituições financeiras a curto prazo”. (OLIVO, 2013 p. 26)

Os investimentos podem ser também de renda variável onde o risco da perda do capital investido é maior devido à variação da taxa de juros, por exemplo.

Abaixo segue algumas formas de aplicações financeiras:

CDB - Certificado de Depósito Bancário

Aplicação em CBD é oferecida por financeiras tanto privada como públicas, de renda fixa, podendo ser pré-fixadas ou pós-fixadas, a diferença é que as prefixadas podem ser retiradas em um curto prazo de vencimento, já a pós-fixada tem um prazo maior.

Geralmente aplicações em CDB quando mais de aplica maior é o rendimento que a financeira oferece ao cliente, mas lembrando de que no CDB há a incidência de 20% de IR sobre o rendimento gerado, tendo que ser pago pelo cliente.

Caderneta de Poupança

Pode ser utilizada por qualquer cidadão, é um investimento simples de renda fixa, a segurança é totalmente visível os juros giram em torno de 0,5% mais a taxa referencial (TR), quando a Selic está acima de 8,5%, e quando a Selic está abaixo de 8,5% à poupança rende 70% da taxa Selic mais a Taxa Referencial. Pode ser retirado a qualquer momento.

Investir em ações significa adquirir parte (cota) em alguma empresa, podendo exercer o diretito sobre ela tendo como retorno os dividendos que são os lucros distribuídos aos sócios ou até mesmo através da um bom resultado em bolsa de valores, cada um investe o valor que melhor de couber.

A classificação dos fundos de investimentos se dá pelo grau de risco que oferecem, ou seja, o tipo de investimento pode ser classificado como conservador, moderado ou ousado com isso caracterizando o tipo de investidor.

Debêntures

Títulos emitidos por empresas privadas, normalmente por prazos longos, de três a cinco anos. As debêntures são instrumentos de renda fixa e, além da credibilidade da empresa emissora, podem oferecer garantias adicionais, com possibilidade de conversão em ações. (OLIVO, 2013 p. 28)

“A taxa de juros paga normalmente é pós-fixada, como a taxa Selic ou CDI , podendo ser mista também com taxa pré fixada mais um índice de inflação como IGP-M”. (OLIVO, 2013 p. 28)

Fundo de Ações

O principal exemplo de um investimento em Fundo de Ações é a Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo), que trabalha com corretoras de ações intermediando as transações são vários investidores investindo em uma ou mais ações oferecidas.

É um investimento de renda variável o retorno para o investidor é na forma de distribuição de lucros ou ganho de capital.

Títulos Públicos

Títulos emitidos pelo governo com o objetivo de financiar a dívida pública. Esses fundos podem ser pré-fixados ou pós-fixados, especialmente na taxa Selic, IGP-M ou IPCA e em moeda estrangeira. Existem vários tipos de títulos, dentre os quais: NTN, LTN, LFT, em várias séries e vencimentos. Podem ser comprados por fundos de investimentos, empresas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.1 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com