TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANTROPOLOGIA APLICADA AO SERVIÇO SOCIAL

Casos: ANTROPOLOGIA APLICADA AO SERVIÇO SOCIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/2/2015  •  726 Palavras (3 Páginas)  •  617 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

POLO OSASCO

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

Antropologia Aplicada ao Serviço Social

Grupo

Cledna Rodrigues Teixeira (7125526658)

Maria José Paulino Matos (1299513475)

Maria José da Silva Costa (7194539493)

Neuza Aparecida da Silva (1299516133)

ATPS: Visão Social

Professor

Maria Marciane Mores Nunes (EAD)

Osasco

Junho 2014

INTRODUÇÃO

VISAO SOCIAL

Em Quarto de despejo, diário de uma favelada é relatado fatos do cotidiano de uma favela, a personagem faz denuncias às condições miseráveis em que vive. A miséria é tão chocante, que Carolina chega a pensar que alguém poderia duvidar de seus relatos. Fatos que envolvem pobreza, falta de atitude de políticos, doenças, desentendimentos constantes entre os moradores, por fim a falta de respeito pelo ser humano.

Disponível em: www.uni-vos.com / Acessado em 26/05/2014.

Problemas Sociais e a Pobreza

O livro Em Quarto de despejo trás relatos de quem vive nesse meio de miséria e marginalização, um cenário de gente esquecida. Assim, a falta de recursos financeiros e as presentes injustiças sociais resultam em uma má formação do individuo, a falta de valores contribuem para o crescimento da violência e criminalidade. Neste contexto nascem as Organizações não Governamentais (ONGs), mas há de se pensar que as pessoas precisam de soluções que garantam seus direitos e só de soluções momentâneas.

Problemas Sociais e as ONGs

A atuação destas Organizações na área da saúde teve uma redução com surgimento dos SUS (Sistema Único de Saúde), pois o direito a saúde foi estendido a todo cidadão.As ONGS se popularizaram nas décadas de 70 e 80, quando o Brasil vivia sob o regime militar e o objetivo principal era apoiar os movimentos sociais. O Assistente Social dentro da ONG da saúde acabava por fazer o papel de uma equipe médica, auxiliando os doentes em sua defesa, recuperação e em seus direitos.

Antropologia e as Vidas Excluídas

Tendo como moradia as ruas, viadutos, lugares impróprios para moradia, dormindo e vagando pelas ruas da cidade, sem ter uma ocupação, higiene adequada, comida, expostos a todo tipo de doença. Esses são alguns aspectos de quem mora na rua, excluídos tanto pelo poder publico quanto pela sociedade. Algum dos motivos que podem levar o individuo a morar na rua são: Problemas de alcoolismo, Uso de drogas, Falta de emprego, Brigas dentro da família, violência domestica etc.. Os direitos de quem vive nestas situações são visivelmente violados.

Disponível em: www.jornaldamidia.com.br – Acessado em 26/05/2014.

Moradores de Rua: Dignidade, Direito Para Todos.

O Assistente Social no momento que vai até o grupo social, dar assistência, planejar determinada intervenção, precisa conhecer muito bem esse grupo para ser aceito e criar uma situação de confiança para desenvolver seu trabalho. A atuação deste profissional

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com