TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS Serviço Social 3ª Série Antropologia Aplicada Ao Serviço Social

Pesquisas Acadêmicas: ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS Serviço Social 3ª Série Antropologia Aplicada Ao Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  2.879 Palavras (12 Páginas)  •  674 Visualizações

Página 1 de 12

AÇÃO ENTRE OS DIREITOS HUMANOS E OS ESTÁGIOS SOCIAIS EM QUE ELES EMERGIRAM, DE ACORDO COM A TEORIA DE EMILE DURKHEIN.

RELATORIO:

Semelhanças entre a Declaração dos Direitos Humanos e Declaração dos direitos da Virgínia.

A principal característica da Declaração dos Direitos Humanos tem o conceito que as pessoas nascem livres e iguais perante a lei, importa-se em zelar pelo bem- estar individual das pessoas, por exemplo: a liberdade de opinião e expressão. Também considera essencial que estes direitos sejam protegidos pelo Estado de Direito. Enquanto que a principal característica da Declaração de Direitos do Bom Povo de Virgínia expressa o reconhecimento de “direitos inatos” pertencentes a eles, com base e fundamento no governo. A diferença é que visa o bem estar social, coletivo, da sociedade como um todo.

O principal marco da afirmação dos direitos humanos foi: a assinatura da Carta de fundação da Organização das Nações Unidas (ONU) 1945, a Carta de fundação do Tribunal de Nuremberg (1945-1946) e a Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948). O papel de cada um desses marcos para a responsabilização da sociedade internacional na proteção dos Direitos Humanos indica que a Carta da ONU reconhece como legítima a preocupação internacional com os Direitos Humanos. O Tribunal de Nuremberg estabelece a responsabilidade individual pela sua proteção e a Declaração enumera o conjunto de direitos civis, políticos, econômicos e sociais, considerados, universais e indivisíveis.

A Constituição Federal é à base do ordenamento jurídico nacional, não tendo eficácia fora do território nacional, exceto com os brasileiros, nos casos previstos nela mesmos.

A Convenção Americana tem eficácia somente nos países assinantes do Tratado, não se podendo obrigar sua aplicação àqueles que não aderiram a ela, assinando o referido pacto.

A Declaração Universal tem eficácia plena, obrigando todos os países, mesmo os não assinantes, perante a Corte Internacional, ao cumprimento de algumas obrigações essenciais à garantia de todo cidadão.

As semelhanças é que as duas declarações firmam princípios de igualdade e liberdade de todos perante a lei e no bem jurídico tutelado, e divergem quanto à sua eficácia.

Apesar de o Brasil ser um país em desenvolvimento e considerada uma nação com um futuro promissor, ainda há um longo caminho a percorrer quanto á igualdade social, pois boa parte da população ainda encontra-se em extrema pobreza, carentes de comida, habitação, saneamento básico, educação, segurança e saúde.

Uma sociedade desenvolvida beneficia o cidadão em seus direitos, mas o que acontece no Brasil é que fica difícil discutir Direitos Humanos enquanto a população passa fome. Apesar de ter avançado no desenvolvimento de leis que garantem a igualdade social, falta aplicação das mesmas para beneficiar a população, existe uma realidade dura entre o prescrito e o vivido.

Ao analisar a obra de Durkhein e identificar o tipo de solidariedade social presente nesta,No século XIX, as Revoluções Burguesas (Francesa e Industrial), trouxeram ao mundo grandes acontecimentos e grandes transformações, mudando a vida das pessoas, alterando a estrutura política, e assim, problemas sociais também foram trazidos para a sociedade pelo sistema capitalista, como as mudanças econômicas, o processo de industrialização que substituiu o homem pela máquina, o êxodo rural, e consequentemente o surgimento de favelas, habitações precárias em zonas de difícil acesso, falta de saneamento básico, epidemias, etc., impactando todos os grupos de trabalhadores que sentiram grande dificuldade em se adaptarem a essa nova forma de vivência e, junto com eles trouxeram a necessidade de se iniciar uma forma de compreensão dessas mudanças, surgindo assim à Sociologia que se consolida a partir do capitalismo, inicialmente como uma Ciência reguladora para tentar explicar e organizar a sociedade.

Neste período histórico, Émile Durkheim, sociólogo alemão, fundador e chefe da Escola Objetiva Francesa, considerado por muitos como o verdadeiro fundador da Sociologia como ciência independente das demais ciências sociais, percebendo a necessidade de se compreender os fatores que explicariam a organização social, aprofundou-se no estudo da sociedade industrial do século XIX e observou que estudando os fatores sociais se compreenderia o sentido da vida em sociedade, tentando mostrar como se constitui e como ela é responsável pela harmonia entre os membros dos grupos, e como ela varia de acordo com a organização social, elaborando assim o conceito de solidariedade social. Para isso ele levou em conta a existência de maior ou menor divisão de trabalho.

Para Durkheim, possuímos uma consciência que é comum em todo o grupo e que não representa nossa personalidade, mas a sociedade agindo e vivendo em nossas vidas, o que seria a consciência coletiva, comum a todos. E uma consciência que representa o que realmente somos a nossa peculiaridade fazendo assim que sejamos considerados indivíduos, a consciência individual.

A solidariedade social para Durkheim se daria pela consciência coletiva, pois assim haveria unidade entre as pessoas. Segundo Durkheim, poderíamos perceber dois tipos de solidariedade social, uma do tipo mecânica e outra orgânica. Numa sociedade mecânica o individuo estaria ligado diretamente a sociedade. Neste tipo de sociedade mecânica para Durkheim, a maior parte da existência do indivíduo é orientada pelos imperativos e proibições sociais que vem com a consciência coletiva. O tipo de solidariedade orgânica possui sua própria personalidade e esfera de ação, com a consciência coletiva deixando espaço para a consciência individual. Mas todos dependem um dos outros para formar uma sociedade e manter a coesão social. É necessário seguir códigos e regras, direitos e deveres.

Para Paulo Silvino Ribeiro, Colaborador do Brasil Escola, Bacharel em Ciências Sociais pela UNICAMP, mestre em Sociologia pela UNESP e doutorando em Sociologia pela UNICAMP, “Durkheim buscou compreender a solidariedade social e suas diferentes formas como fator fundamental na explicação da constituição das organizações sociais, considerando o papel de uma consciência coletiva e da divisão do trabalho.”.

Sendo assim, a divisão econômica do trabalho social é mais desenvolvida e complexa e se expressa nas diferentes profissões e variedade das atividades industriais. Durkheim emprega alguns conceitos das ciências naturais, em particular da biologia (muito em uso na época em que ele começou seus estudos sociológicos) com objetivo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com