TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise técnica da resistência mecânica do concreto fabricado com adição de pó de borracha

Por:   •  27/2/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.500 Palavras (6 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE PAULISTA

Bruno Ali Abou Ali - A95185-7

Fernando Gonzaga da Silva - B16DIJ-3

Lucas Soares Caldeira - A80050-6

Marcos Alberto lautenschlager Cardozo - b07051-0

Victor Misuraca Lima - B10JAF-8

Análise técnica da resistência mecânica do concreto fabricado com adição de pó de borracha

Ribeirão Preto - SP

2015

Bruno Ali Abou Ali - A95185-7

Fernando Gonzaga da Silva - B16DIJ-3

Lucas Soares Caldeira - A80050-6

Marcos Alberto Lautenschlager Cardozo - B07051-0

Victor Misuraca Lima - B10JAF-8

Análise técnica da resistência mecânica do concreto fabricado com adição de pó de borracha

Trabalho de conclusão de curso

para obtenção do título de

graduação em Engenharia Civil

apresentado à Universidade

Paulista – UNIP.

ORIENTADOR: PROF. MSC. FERNANDO BRANT DA SILVA CARVALHO.

Ribeirão Preto - SP

2015

RESUMO

Nos dias atuais é praticamente indispensável falarmos de reciclagem quando tratamos de qualquer que seja o tema abordado na construção civil. A escassez dos recursos naturais, a busca por construções mais sustentáveis, a reutilização de materiais inicialmente indesejáveis para diminuir os custos da construção, seja qual for a necessidade a reciclagem ainda é um dos maiores heróis da construção civil e encontra-se cada vez mais presente em nossa realidade.

A preocupação com o meio ambiente é relativamente nova para o ser humano, e vem ganhando força nas últimas décadas. A partir desse novo cenário, as empresas de diversos seguimentos de produção vêm procurando cada vez mais serem ambientalmente sustentáveis, seja por questões econômicas , sociais ou apenas obter um marketing positivo vinculado ao nome da empresa.

Na construção civil o concreto é o material mais utilizado e se faz necessária a busca por técnicas e por materiais para melhorar o seu desempenho e seu custo sempre que possível. Focando nos resíduos provenientes da reciclagem de pneus, podemos agregar ao traço do concreto e assim prover um melhor destino final a este material, melhorando os custos da produção, e impedindo o descarte incorreto no meio ambiente.

Essa pesquisa visa o levantamento de dados da resistência mecânica do concreto com a adição do pó de borracha para que possamos fazer uma comparação com o concreto convencional e assim verificar as vantagens e desvantagens de sua aplicação.

1. Introdução.

As cinzas do bagaço da cana quando incorporadas na fabricação do tijolo, podem reduzir até 20% a quantidade de cimento em sua composição, matéria prima mais cara e não ecológica da composição.

Podemos concluir que o mesmo pode ser classificado como ecológico, visto que atende os seguintes requisitos: Não exige queima em forno; evita desperdício de material; minimiza o tempo e custo de mão-de-obra; diminui os dejetos ambientais.

Recentemente as pautas no que se diz respeito à sustentabilidade e todas as questões ambientais estão cada vez mais em evidência, tornando-se necessária a verificação de métodos construtivos mais sustentáveis e economicamente viáveis ao mesmo tempo.

A construção civil ainda é vista como um dos maiores vilões ambientais, sendo responsável por 40% da utilização dos recursos naturais,34% do consumo de água e sendo gerador de 67% da massa total de resíduos sólidos do planeta - Associação Nacional de Arquitetura bioecológica (ANAB, 2009). Quando se diz respeito às olarias, são grandes causadoras de emissões de gases graças à queima dos materiais para a fabricação dos tijolos, sem contar com a degradação ambiental causada pela sua extração.

Ao contrário do tijolo comum, o TEBC não precisa ser queimado, depois de pronto ele é deixado em um local com baixa luminosidade e leva uma semana para secar por completo, além de reduzir significativamente os resíduos poluentes no meio ambiente ao incorporar as cinzas em sua composição.

O Brasil é considerado o maior produtor de açúcar e álcool do mundo, e todo esse processo vêm com um alto custo para o meio ambiente com a queima da cana, gerando toneladas de cinzas residuais todos os dias, que muitas vezes é descartado de maneira incorreta acarretando um grande prejuízo ao meio ambiente (Paranhos, 2010).

A crescente necessidade de preservação ambiental e a tendência de escassez dos recursos naturais têm nos forçado a adquirir novos conceitos, onde se buscam soluções técnicas que visam à sustentabilidade de suas atividades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (80.6 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com