TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DE DESPESAS E COMPETITIVIDADE DE EMPRESAS

Projeto de pesquisa: ANÁLISE DE DESPESAS E COMPETITIVIDADE DE EMPRESAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  520 Palavras (3 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 3

ANÁLISE DE CUSTOS E COMPETITIVIDADE DAS EMPRESAS

INTRODUÇÃO

Este trabalho fornece informações sobre as mais variadas formas de como é importante às empresas analisar seus custos financeiros, esta atento à competitividade e ter sempre conhecimentos na área Contábil e Matemática.

1- Vem sendo comprovado através do tempo, que a sociedade depende de registros contábeis e econômico-financeiro para obter bons desempenhos empresariais.

A gestão financeira é fundamental para que as empresas sejam bem sucedidas e sustentáveis, essa gestão concentra-se sobre o estudo das decisões financeiras assumidas na empresa. Cabe ao profissional, conhecer o mundo das finanças, pois ele utilizará esses instrumentos (formas de gestão financeira; suas formas, seu papel e suas áreas de

decisões dentro de uma empresa) para sua tomada de decisão, bem como a melhor distribuição dos recursos da empresa.

Saber dos custos de uma empresa possibilita à empresa atingir e manter o seu nível de atividade desejada, redução substancialmente as empresas financeiras.

Um controle de custos correto permite que se visualize a atual situação da empresa. Registros adequados permitem análises e colaboram com o planejamento para aperfeiçoar resultados.

O gestor deve está atento à: Análise, planejamento e controle financeiro; Tomadas de decisões de financiamentos e investimentos.

A análise por meio de índices financeiros é a ferramenta ideal para de ter o controle mais adequado para as tomadas de decisões das empresas.

2-Pesquisar conceitos relacionados aos temas: GECON, ABC e RKW.

- GECON ou modelo de gestão econômica é um modelo de mensuração de custos baseado em gestão por resultados econômicos.

Para a sua implantação, é necessário o uso de um aplicativo para controlar e mensurar os custos econômicos e financeiros da empresa. Basicamente a apuração do resultado econômico de cada setor da empresa é comparada com resultado de outros setores onde a análise de custos e resultados são fundamentais para a busca de uma constante eficiência e eficácia nos processos. Sua estrutura básica pode ser: Medida de eficácia da empresa; processo de geração de lucro; responsabilidade pela geração do lucro; papel dos gestores; informação para a gestão; aspectos operacionais, financeiros e econômicos

das atividades.

- ABC

No método ABC (Active Based Costing) as atividades são o foco do processo de custeio. Os custos são investigados, relacionando-se as atividades aos produtos, com base na demanda por tais atividades pelo produto durante o processo de produção ou serviço em questão.

Os principais objetivos da implantação de um sistema de gerenciamento de custos com base nas atividades (ABC) estão relacionados com a facilidade e precisão que a administração terá para: apurar e controlar seus custos reais de produção; identificar e mensurar informações sobre as oportunidades para eliminar desperdícios e aperfeiçoar atividades; eliminar/ reduzir atividades que não agregam ao produto um valor percebido pelo cliente; identificar os produtos e clientes mais lucrativos.

- RKW

É um processo de fixação do preço do produto com base na alocação dos custos fixos e variáveis. No sistema RKW, além dos custos são apropriadas as despesas dos produtos. O sistema é simples, distribuem-se aos produtos os custos diretos e indiretos, pelo custeio de absorção, as despesas de vendas, administrativas, financeiras, etc.

Neste sistema os custos e despesas são primeiramente atribuídos aos setores/ departamentos de produção e em seguida alocados no produto.

...

Baixar como  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »