TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como as empresas podem melhorar a competitividade do Brasil?

Tese: Como as empresas podem melhorar a competitividade do Brasil?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2014  •  Tese  •  268 Palavras (2 Páginas)  •  485 Visualizações

Página 1 de 2

Tema:Como as empresas podem contribuir para o aumento da competitividade brasileira?

Tratar da competitividade organizacional é adentrar no âmbito da competição econômica, onde duas ou mais empresas disputam pela sua sobrevivência. Poter (2004) descreve que visando a perpetuação no mercado, as empresas projetam e executam suas ações para garantir o maior desempenho e lucro possível.

Este conceito de competitividade está vinculado com a habilidade da empresa em negociar e competir com êxito seus produtos/serviços. Ainda de acordo com Porter (2004) alguns indicadores são bastante pertinentes como diferencial no sistema concorrencial, sendo eles: a liderança no custo total, posicionamento balança comercial, participação de mercado, tecnologia e entre outros.

Segundo Chiavenato (2003, p.11) “o aumento da competitividade dos países está associado ao aumento da competitividade de suas organizações.” Sendo assim, com o acirramento da concorrência brasileira, o mercado exige cada vez mais, uma eficácia maior das atividades empresariais. As organizações são pressionadas em avaliar e reestruturar seu escopo de gestão, ações, produtividades e entre outras composições na sua cadeia de valor.

Com uma atenção maior aos processos de gestão das empresas brasileiras, e consequentemente com fortes habilidades competitivas, pode proporcionar ao Brasil uma capacidade de exportação mais barata que outros países, deste modo garantindo sua competitividade internacional. Diante deste cenário, algumas empresas já buscam implementar um programa de inovação nas suas estratégias de negócio, com o objetivo de descobrir novas possibilidade de garantir ainda mais o seu poder competitivo. Porém, esta ação ainda é bastante tímida.

CHIAVENATO, Idalberto. Planejamento Estratégico. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.

PORTER, Michael E..Estratégia Competitiva: técnicas para análises de industrias e da concorrência. Rio de Janeiro. ELSEVIER, 2004.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com