TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DE RELATÓRIOS FINANCEIROS

Projeto de pesquisa: ANÁLISE DE RELATÓRIOS FINANCEIROS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.123 Palavras (5 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 5

Sumário

APRESENTAÇÃO 2

ANÁLISE DE DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS 2

INDICADORES DE CAPACIDADE DE PAGAMENTO E DE ATIVIDADES 5

INDICADORES DE RENTABILIDADE 6

CÁLCULO DA MARGEM DE LUCRO 8

REFERÊNCIAS 8

APRESENTAÇÃO

Contabilidade Gerencial é um sistema de informação necessário para a boa administração de qualquer organização e tem como objetivo principal fornecer informações para que os empreendedores e gestores possam decidir qual o melhor caminho para a organização.

As organizações precisam de um sistema de informação que oriente e motive as equipes a irem em direção de suas metas.

As ferramentas da Contabilidade gerencial podem ser utilizadas tanto pelos contabilistas como pelos administradores.

ANÁLISE DE DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS

Nesta etapa faremos a análise do Balanço e Demonstrativo de resultados da empresa Makro Atacadista S.A. conforme abaixo:

1. Análise Vertical

a. Ativo

i. Entendemos que houve uma maior participação do ativo circulante em 2011 (52,4%) em relação a 2010 (47,8%);

ii. Este aumento é resultado do crescimento do caixa e equivalentes, bem como do Estoque.

b. Passivo

i. Percebemos aumento significativo em fornecedores. Em 2010, este item representava 35,6% no total do passivo. Já em 2011 há um acréscimo de quase 4%, passando a representar 39,2%.

ii. Outro aumento significativo ocorreu no passível circulante, onde em 2010 a conta empréstimos representava 6,3% sobre o Passivo. Em 2011 houve um acréscimo 5,3%.

c. Demonstração do Resultado.

i. Destacamos o lucro/prejuízo operacional antes do resultado financeiro. Em 2010 este item representava 1,4% da receita liquida, passando em 2011 para 0,5%. Principalmente devido ao aumento de custo com pessoal.

ii. Outro item que prejudicou o resultado da empresa em 2011 foram as Despesas financeiras, que sofreu um aumento de mais de 20 mil reais.

2. Análise Horizontal

a. Ativo

i. Percebe-se um aumento significativo no caixa da empresa Makro S.A., aproximadamente 42%;

ii. No ativo não circulante destacamos os impostos diferidos, que apresentou um aumento de aproximadamente 69%.

b. Passivo

i. Destacamos o aumento de 24% em fornecedores, em 2011 em relação a 2010.

ii. No não circulante (a longo prazo), a conta empréstimos e financiamentos mais que dobrou em relação a 2010, com um aumento de 108%.

c. Demonstração do Resultado

i. Apesar do crescimento de um crescimento de 4,7% na receita bruta, o lucro líquido cresceu apenas 1,5%. Fato este ocasionado pelo aumento de 5,2% do custo de produto vendido em relação a 2010.

ii. Outro fator que culminou no prejuízo em 2011 foi o aumento nos gastos operacionais, que elevaram-se em praticamente todas as contas.

INDICADORES DE CAPACIDADE DE PAGAMENTO E DE ATIVIDADES

Indicadores de capacidade de pagamento sinalizam a estrutura da situação econômica da empresa. Constituem uma apreciação sobre se a empresa tem capacidade de saldar seus compromissos.

Outro índice importante para análise de uma empresa pode ser encontrado nos Indicadores de Atividades. Esses indicadores buscam evidenciar a dinâmica operacional da empresa, bem como a produtividade dos ativos da companhia.

Abaixo seguem os índices da empresa Makro Atacadista S.A.

Analisando os indicadores de capacidade de pagamento concluímos que o ano de 2011 foi o melhor período, mesmo com acréscimo no índice de endividamento.

Referente aos indicadores de atividade, concluímos que o ano de 2010 foi melhor que 2011. O Giro de estoque foi maior, diminuindo tanto prazo de recebimento dos clientes quanto o prazo de pagamento a fornecedores.

INDICADORES DE RENTABILIDADE

Os índices de rentabilidade evidenciam o quanto renderam os investimentos efetuados pela empresa. A rentabilidade pode ser entendida como o grau de remuneração de um negócio. Retorno é o lucro obtido pela empresa. Por isso, pode ser analisada a lucratividade de um negócio e também as condições em que o lucro é gerado,

Os indicadores de rentabilidade são, dentre outros, os que mais interessam aos sócios, pois demonstram a remuneração dos recursos aplicados. Segundo Vasconcelos (2005, p. 138), no cálculo de indicadores de rentabilidade, o analista poderá usar diversos conceitos de lucro (do lucro bruto ao lucro líquido).

• A receita líquida corresponde à receita bruta deduzida as devoluções de clientes, impostos sobre as vendas e outros.

• O Ativo Operacional Líquido compreende

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com