TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DO MERCADO SUPERMERCADO EXTRA-BOM

Trabalho Universitário: ANÁLISE DO MERCADO SUPERMERCADO EXTRA-BOM. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2014  •  1.873 Palavras (8 Páginas)  •  1.905 Visualizações

Página 1 de 8

1. INTRODUÇÃO

O trabalho aqui proposto refere-se à pesquisa de campo em empresa do comércio varejista, com o objetivo de apresentar ao leitor as mudanças nos hábitos de consumo e atitudes dos clientes.

Mostrar que foram os clientes que começaram a ditar as regras do negócio e exigir melhores preços de produtos e serviços, baseada em uma concorrência cada dia mais acirrados, foi a partir daí que as empresas tornaram-se mais competitivas.

O desafio para a administração é manter o equilíbrio entre o capital e o trabalho de forma eficaz devendo otimizá-los e aplicar soluções criativas buscando estratégias sofisticadas em busca de espaço onde os resultados se medem em unidades vendidas. A globalização e o surgimento de novos formatos de organizações provocam mudanças importantes na forma do varejo atuar, abrindo espaço para pesquisa e questionamento na melhoria de sua gestão.

Hoje os supermercados estão expandindo os seus ramos de atuação e ampliando a variedade dos produtos oferecidos. Antes suas atividades, eram restritas apenas à comercialização de produtos alimentares, de higiene e limpeza que são os bens de primeira necessidade. Portanto para maximizar a lucratividade gerada nos supermercados, devem-se adequá-las às necessidades específicas de seus clientes reais e potenciais.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 MICROECONOMIA E MACROECONOMIA

A Microeconomia se dedica a estudar o comportamento dos agentes individuais, tais como as famílias, as empresas e os governos. Ela procura explicar as escolhas feitas por esses agentes e as interações que ocorrem entre eles nos mercados e ainda busca responder a questões que estão relacionadas à mudança de comportamento do consumidor diante das alterações no mercado, e de preços nos produtos.

A Macroeconomia tem como preocupação estudar os fatos referentes a toda economia. Ao invés de se preocupar com a produção e os preços de um produto específico, ela busca compreender a produção total e o nível geral de preços da economia.

O supermercado Extra-bom é localizado na cidade de Porteirinha, Minas gerais. Este supermercado já tem tradição em Porteirinha, em 2011 fez um alto investimento em seus negócios ampliando-os e adquirindo assim ainda mais confiabilidade. Seus principais produtos comercializados são: Hortifrúti, padaria, açougue, enlatados, alimentos, bebidas, produtos de limpeza, utensílios domésticos, produtos de higiene e papelaria.

Como toda empresa esta também foca em lucro, para obter este lucro é preciso primeiro conquistar a clientela, más para isso é necessário saber em qual público alvo atacar, saber quem são os clientes que vão procurar este estabelecimento, a pergunta que não se cala é: - A quem agradar? Esta não é uma pergunta muito fácil de responder é claro que também não é impossível, através de estudos e pesquisas pode-se perceber que o principal público alvo são as famílias que tem uma alta necessidade de consumo e por isso é o principal alvo, mais o supermercado é grande e tem capacidade de atender a vários perfis de clientes sendo do sexo masculino ou feminino, sendo famílias ou empresas, jovens, crianças, idosos, com escolaridade ou analfabetos, desde que tenha condições de pagar pelo produto que se deseja adquirir não têm especificações.

É importante destacar que esta empresa tenta agradar todos os perfis de clientes, sendo um supermercado tem a possibilidade de ter muitas variedades de produtos desde os mais simples aos mais sofisticados.

Como neste supermercado os principais clientes são as famílias é muito fácil de perceber que as mudanças no comportamento dos clientes vêm principalmente com alteração dos preços dos produtos alimentícios e de higiene, mais claramente falando dos produtos da cesta básica, como o arroz, feijão, café, leite, açúcar, macarrão, óleo, farinha de trigo, sabão e papel higiênico.

Estes produtos influenciam no comportamento dos clientes, pois são considerados por eles como produtos superiores, sendo estes os mais importantes.

Os consumidores também utilizam táticas na hora de adquirir suas mercadorias, sabem que suas necessidades são ilimitadas, o que é muito diferente ao falarmos dos seus recursos, para conseguir saciar suas necessidades eles utilizam o método de substituição, se ele compra sempre o produto da marca (a) más este produto fica mais caro, o consumidor opta por comprar o mesmo produto, porém da marca (b), este método possibilita que a compra tenha os mesmos produtos sem que exceda no seu valor final. Existe uma mudança também se um produto que antes era mais caro fica mais barato os consumidores passam a consumir mais este produto, sendo que em alguns casos os clientes que consumiam outro produto passam a comprar este. Os consumidores buscam pelos melhores preços, más é claro que estes produtos também precisam ser de qualidade, sendo assim muitas vezes um produto não pode ser substituído pelo mesmo produto de marca diferente, nesta situação o consumo é apenas reduzido, compra-se o mesmo produto, porém em menor quantidade.

Os clientes estão sempre em busca de descontos e promoções, quando encontram compram uma quantidade maior do produto ofertado.

Os consumidores tem preferencia por produtos que estão na mídia, e que as marcas já são consolidadas e conhecidas como, o arroz Prato Fino, feijão Carioca, sabão em pó Omo entre outros. Na falta destes produtos o consumidor mais fiel às marcas não compram outros produtos para substituir, mais ainda tem os consumidores que compram os produtos de outras marcas para substituí-los.

O gasto médio dos clientes neste estabelecimento é de R$ 585,00 por mês, sendo a forma de pagamento á vista, no cartão de débito e no cartão de crédito sem prazo.

O preço é o que mais influencia no momento da decisão da compra, têm que estar sempre atento aos concorrentes, às necessidades dos clientes, sem esquecer-se do lucro e gastos do supermercado, para isso sempre que se compra um produto tem que fazer a revisão dos preços deste. Para fazer a atualização dos preços são utilizadas as notas fiscais dos fornecedores, os preços são comparados com as notas anteriores e assim percebe se o produto sofreu alguma variação no preço, se ocorreu uma alta no valor de uma determinada mercadoria, é preciso verificar se esta diferença é significativa, pois conforme o valor será preciso repassá-lo aos clientes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com