TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DO TEXTO: PROFESSORA SIM, TIA NÃO - CARTAS A QUEM OUSA ENSINAR

Por:   •  15/5/2018  •  Projeto de pesquisa  •  563 Palavras (3 Páginas)  •  584 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES

BRUNA REGINA DA SILVA MELO

DANIELE DOS SANTOS VIEIRA

ANÁLISE DO TEXTO:

PROFESSORA SIM, TIA NÃO: CARTAS A QUEM OUSA ENSINAR

SÃO PAULO, SP

2017

UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES

BRUNA REGINA DA SIVA MELO

DANIELE DOS SANTOS VIEIRA

ANALISE DO TEXTO:

PROFESSORA SIM, TIA NÃO: CARTAS A QUEM OUSA ENSINAR

Trabalho elaborado para a disciplina de Didática II, como exigência para obtenção parcial de nota.

SÃO PAULO, SP

2017

Introdução

Em todas as profissões é essencial que o profissional que a exerça, tenha as qualificações necessárias. A pedagogia não e diferente, os educadores precisam estar sempre em processo de qualificação, já que a educação esta em constante mudança.

O presente trabalho se baseia no filme Mentes Perigosas (1997) e no texto de Paulo Freire, Professora sim, tia não: Cartas a quem ousa ensinar – Quarta Carta (1989), esse material nos dará base para entendermos o que é necessário para se tornar um pedagogo progressista, mediante o sistema escolar, também poderemos ver o exemplo de uma professora que auxiliou sua classe com as qualidades que Paulo Freire menciona em sua carta.

Qualidades Que Complementam o Educador Progressista

        

Ser educador nas instituições de educação que temos hoje exige que nos qualifiquemos, pois as crianças e jovens matriculadas nessas instituições enfrentam diversas dificuldades em seu meio social e no ambiente escolar. Por esse motivo é importante que os profissionais da área, principalmente os professores, estejam atentos aos seus alunos em sua individualidade, mas para que isso aconteça essa relação de poder que existe, entre o professor para com os alunos dentro das salas de aula tem que deixar de existir.

Em sua carta Paulo Freire cita uma qualidade indispensável para o professor que é a humildade, através dela o profissional abdica de sua posição de poder e passa a olhar para o aluno de igual para igual, assim ele terá a oportunidade de conhecer o seu aluno e saber de onde ele veio, a humildade trará a democracia pra dentro da escola o aluno pode ser ouvido sem represaria.

“A humildade nos ajuda a reconhecer esta coisa obvia: ninguém sabe tudo; ninguém ignora tudo. Todos sabemos algo; Todos ignoramos algo. Sem humildade dificilmente ouviremos com respeito a quem consideramos demasiadamente longe de nosso nível de competência.” FREIRE, pag. 37

No filme a professora Louanne Johnson, sai de sua zona de conforto para tentar modificar a situação de desinteresse que seus alunos têm pelas aulas. O aluno Raul Sanchero chama atenção por ter entrado em uma briga com um colega de classe, preocupada com as consequências de seus atos, a professora se dispõe a ir à casa de Raul e entender mais sobre o comportamento dele. É com essa atitude que Louanne chama atenção de seu aluno e conquista a confiança do mesmo.

Algumas vezes precisamos nos desarmar para vencermos algumas batalhas, como pedagogos é necessário estar dispostos a modificar esse tradicionalismo presente na educação. Se tratarmos os alunos com humildade o mesmo eles faram por nós, logo estaremos construindo juntos o conhecimento e a cidadania, somos espelhos onde o que fazemos e o modo que nos portamos estão sendo observado por eles também.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (74.5 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com