TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DO USO DE GRAU DO ADJETIVO EM APLICATIVO SOCIAL

Por:   •  21/6/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.321 Palavras (6 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 6

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO

ANÁLISE DO USO DE GRAU DO ADJETIVO EM APLICATIVO SOCIAL

Codó-MA

2017.2

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO

 ÍTALO CASTRO CAVALCANTE

RAINAN CARNEIRO ARAÚJO

ANÁLISE DO USO DE GRAU DO ADJETIVO EM APLICATIVO SOCIAL

Artigo desenvolvido como trabalho avaliativo na disciplina de língua portuguesa no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, como avaliação parcial do 2° bimestre do ano de 2017.

Orientador: José Nilson Santos Da Costa Filho.

Codó-MA

2017.2

RESUMO

O trabalho apresenta o uso dos adjetivos no aplicativo WhatsApp, cujo objetivo é analisar como os usuários dessa rede social empregam o grau dos adjetivos no seu dia a dia. Através da análise, foi possível identificar na utilização dos adjetivos, por acharem mais fácil, empregam adjetivos de forma incorreta em relação à norma culta, o uso de gírias e que há uma grande diversidade do modo de usa-los.

Palavras-Chave: Whatsapp, Usuários, Adjetivos.

  1. INTRODUÇÃO

Ao nos referirmos a adjetivo, identificamos uma característica curiosa: o fato de ela ser passível de flexão. Quando se refere ao grau, se apresenta diferentemente dos substantivos, há alguns por menor que seja, devemos estar atentos. 

A Rede social é uma estrutura social composta por pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que compartilham valores e objetivos comuns. Uma das fundamentais características na definição das redes é a sua abertura, possibilitando relacionamentos horizontais e não hierárquicos entre os participantes, nelas há um grande fluxo de pessoas onde ali está as mais variadas maneiras de conversa, principalmente na maior rede social do mundo, o Whatsapp.

Estão cada vez mais alcançando um nível alto de alienação entre crianças e adolescentes, principalmente, quando se trata do modo de falar e escrever, entre esses assuntos entram as gírias, “palavras criadas e usadas por determinados grupos sociais ou profissionais”, embora sejam práticas podem prejudicar mais tarde na escola, e na busca por trabalho, pois, podem vir a existir atividades relacionadas à confecção de textos que por sua vez não podem de forma alguma haver erros. 

.

  1. METODOLOGIA

Usamos como ferramenta de pesquisa o celular para utilizar o aplicativo Whatsapp a fim de retirar exemplos de uso de grau do adjetivo em grupos de usuários. Analisamos os pontos de maior relevância, no intuito de nos inteirarmos efetivamente destes. Eis que são:
A variação de grau, concernente aos adjetivos, torna-se materializada quando se deseja comparar ou intensificar as características a que lhes são atribuídas. Para tanto, este se subdivide em duas modalidades: o grau comparativo e o superlativo, para, logo após termos a conclusão geral do que acontece nesse meio de comunicação.

  1. ANÁLISE DO CORPUS

01-“Tua irmã é bonitinha

(Whatsapp - grupo: T-24 informática; data: 23/04, ás 21: 49).

Nesta frase, o adjetivo encontrado foi á palavra “bonitinha”. Percebe-se que o adjetivo analisado encontra-se no grau normal, devido o eu-lírico na frase acima deixar implícito/subentendido que a garota que ele mencionara seria bonita, entretanto não seria uma beleza avassaladora ou exorbitante.

02-“E pq ele é mal amado mesmo, João Victor”

(Whatsapp- grupo:T-24 informática; data: 22/04, ás 20: 42).

Nesta frase, o adjetivo encontrado foi á palavra “amado”. Percebe-se que o adjetivo analisado encontra-se no grau normal, pois a palavra mal não intensifica devido o fato de ser advérbio de modo.

03-“Só foi pra saber, para não deixar pra fazer muito em cima, por que é bem ruim

(Whatsapp - grupo: T-24 informática; data: 22/04, ás 20: 42).

Nesta frase, o adjetivo encontrado foi á palavra “ruim”. Percebe-se que o adjetivo analisado encontra-se no grau  superlativo absoluto analítico, pois está sendo usado em conjunto com o advérbio “bem”, que por sua vez intensifica o adjetivo e acompanha (por isso analítico) o mesmo.

04-“A do Társio é a mais engraçada”

(Whatsapp-grupo: T-24 informática; data: 22/04 ás 23: 41).

Nesta frase, o adjetivo encontrado foi á palavra “engraçada”. Percebe-se que o adjetivo analisado encontra-se no grau superlativo relativo de superioridade, pois ele utiliza o advérbio “mais” para intensificar a frase.

05--“Junior, para que tá feio”

(Whatsapp - grupo: T-24 informática; data: 22/04/17 ás 15: 11).

Nesta frase, o adjetivo encontrado foi á palavra “feio”. Percebe-se que o adjetivo analisado encontra-se no grau normal, pois não há intensificação e comparação entre adjetivos.

06-“vocês são péssimos amigos”

 (Whatsapp - grupo:T-24 informática; data 16/04/2017, ás 22: 24).

Nesta frase, o adjetivo encontrado foi á palavra “péssimos”. Percebe-se que o adjetivo analisado encontra-se no grau superlativo absoluto sintético devido o emprego do adjetivo está em sua forma mais intensificada e sintetizada.

07- “grandioso negão”

(Whatsapp - grupo: Familia BjBj, data: 07/06, ás 12: 24)

Nesta frase, o adjetivo encontrado foi á palavra “grandioso”. Percebe-se que o adjetivo analisado encontra-se no grau superlativo absoluto sintético devido o emprego do adjetivo está em sua forma mais intensificada e sintetizada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (344.2 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com