TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O desenvolvimento do uso de habilidades de leitura e escrita na prática social

Artigo: O desenvolvimento do uso de habilidades de leitura e escrita na prática social. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2013  •  Artigo  •  260 Palavras (2 Páginas)  •  1.292 Visualizações

Página 1 de 2

“Estar alfabetizado é...

É desenvolver um contexto de letramento como o início da aprendizagem da escrita, como o desenvolvimento de habilidades de uso da leitura e da escrita nas práticas sociais. Alfabetizar letrando é, portanto, ensinar a ler e escrever o mundo, ou seja, no contexto das práticas sociais da leitura e da escrita, tendo em vista que a linguagem é um fenômeno social.

A criança chega á escola trazendo muitos saberes a respeito da leitura e escrita, conhecimentos adquiridos com as experiências vividas até o momento.

Estar alfabetizado vai muito além da habilidade técnica é saber ler, escrever, ser capaz de compreender textos, possuir um repertório de procedimentos e habilidades para relacioná-los no campo social.

O professor sendo o mediador deve utilizar vários recursos de ensino-aprendizagem, se adaptar com as mudanças, buscar fundamentação teórica e prática.

Um método muito usado na sala de aula é o uso do crachá, o professor ao trabalhar com o nome próprio utiliza um recurso rico, favorável aos primeiros contatos com a escrita formal.

Com a leitura o utilizar os personagens, usando alguma frase, trabalhando na consciência fonológica repetindo com os alunos.Assim a criança é desafiada a pensar sobre o valor sonoro do código alfabético para realizar a leitura, já no processo de atividade da escrita a criança utiliza todos os conhecimentos adquirido, a posição da letra, o código alfabético, etc. Porém precisa ser respeitadas no seu momento do processo de construção da escrita .Se tudo isto for feito de forma positiva, essa criança consegue entrar na sociedade letrada e alfabetizada analisando a realidade de forma mais crítica e construtiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com