TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE GRÁFICA DE POLÍTICA FISCAL EXPANSIONISTA E CONTRACIONISTA NO MODELO DE MUNDELL-FLEMING.

Dissertações: ANÁLISE GRÁFICA DE POLÍTICA FISCAL EXPANSIONISTA E CONTRACIONISTA NO MODELO DE MUNDELL-FLEMING.. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/6/2014  •  999 Palavras (4 Páginas)  •  1.866 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS

DEPARTAMENTO DE ECONOMIA

RAQUEL SUSANA LOBATO MUNIZ

GISCLEIDE KENIA P. SILVEIRA

ANÁLISE GRÁFICA DE POLÍTICA FISCAL EXPANSIONISTA E CONTRACIONISTA NO MODELO DE MUNDELL-FLEMING.

Exercício da disciplina Teoria Macroeconômica II, ministrada pelo prof. Dr Alex Brito, para obtenção parcial da terceira nota.

São Luís – MA

2013

1. SEM FINANCIMENTO EXTERNO OU SEM MOVIMENTO DE CAPITAIS

POLÍTICA FISCAL EXPANSIONISTA

• Câmbio Fixo

O efeito do aumento nos gastos do governo desloca a curva IS para a direita, de IS para IS’, movendo o ponto de equilíbrio de A para B. Neste último ponto, podemos perceber que as taxas de juros subiram e que a renda aumentou, configurando assim um déficit em transações correntes, pois o aumento da renda estimula as importações. Como não há financiamento externo, haverá uma pressão no mercado de câmbio com o intuito de desvalorizá-lo. Nesse sentido, o Banco Central deve intervir na economia para acomodar o aumento da demanda por moeda estrangeira, através de um aumento na sua oferta, que pode acontecer por meio da venda de moeda estrangeira. Ao fazer isso, o Banco Central pode reduzir a liquidez e a circulação da moeda doméstica, de modo a contrair a oferta monetária, deslocando LM para a esquerda até o ponto C. A renda retorna ao seu ponto original, só que com uma taxa de juros mais elevada.

• Câmbio Flutuante

Uma política fiscal expansionista desloca IS para a direita, de IS para IS’ e faz a renda aumentar de Y para Y’, causando um déficit no balanço de pagamentos. O aumento da renda aumentará a demanda por moeda estrangeira, cujo preço, consequentemente, também se elevará. Isso inibe as importações e estimula as exportações, o que causará um deslocamento das curvas IS e BP para a direita. A pressão para desvalorizar o câmbio também contribuirá para esse deslocamento, de modo que BP e IS’ se movimentarão para BP’ e IS’’, respectivamente.

POLÍTICA FISCAL CONTRACIONISTA

• Câmbio Fixo

Uma política fiscal contracionista desloca IS para esquerda de IS para IS’. A taxa de juros e a renda se reduzem, de modo a fazer a economia se movimentar do ponto A em direção ao ponto B, que encontra-se a esquerda de BP. Neste ponto, temos um superávit na balança de pagamento que representa um aumento da demanda por exportações e, portanto, um aumento na oferta de moeda estrangeira e na demanda por moeda doméstica. Nesse sentido, o governo precisa intervir na economia oferecendo moeda doméstica, por meio da compra de moeda estrangeira. Isso provoca uma expansão da base monetária e, portanto, um deslocamento de LM para a direita, de LM para LM’. A Y volta ao seu nível original.

• Câmbio Flutuante

O efeito inicial de uma redução nos gastos do governo é o deslocamento da curva IS para a esquerda de IS para IS’ e a movimentação da economia do ponto A para o ponto B. Neste ponto, há um superávit no balanço de pagamentos, que representa um aumento da demanda por moeda doméstica. Como o câmbio é flutuante, o equilíbrio se dará pelos preços. Portanto, teremos um aumento dos preços da moeda doméstica, que estimulará as importações. Haverá ainda uma pressão para que o câmbio se valorize. O estímulo as importações, causado pelo aumento do preço da moeda doméstica e pela valorização do câmbio, faz a BP se deslocar gradativamente para a esquerda (BP’), até o ponto B.

2. MOBILIDADE IMPERFEITA DE CAPITAIS

A análise gráfica que será feita a partir daqui, irá trabalhar a curva BP com inclinação menor que a da curva LM.

POLÍTICA FISCAL EXPANSIONISTA

• Câmbio Fixo

Uma política fiscal expansionista desloca IS para a direita, de IS para IS’ e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com