TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO FISCAL

Casos: EDUCAÇÃO FISCAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/7/2012  •  785 Palavras (4 Páginas)  •  965 Visualizações

Página 1 de 4

FABRA

FACULDADE BRASILEIRA

ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU

DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR

DISCIPLINA: ÉTICA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

PROFESSORA:

ALUNO: DANIEL COSTA CARVALHO

QUESTÕES

PARNAÍBA, FEVEREIRO DE 2012

1- Desafios enfrentados pela humanidade no sécuo XXI

O avanço científico e da tecnologia não surte o efeito esperado para modernizar o mundo em geral. O espírito bélico de muitos povos e ataques sem limites aos recursos naturais, facilita a disseminação da população mundial, a proliferação de doenças, diminuição dos recursos hídricos e conseqüentemente o aumento da fome no planeta. A estimativa da ONU, é que 900 milhões de pessoas sofrem com a fome atualmente, é pouco compreensível que na era moderna, da tecnologia, o homem ainda se preocupa por poder político e não por sobrevivência.

2- Ética como sinônimo de boas maneiras

É um aspecto fundamental da existência humana, são valores admirados pela sociedade. Respeitar suas origens, honrar seus compromissos com dignidade são princípios que devem ser seguidos para uma boa convivência em sociedade. No Brasil, observamos o descumprimento desse princípio na política principalmente, os noticiários divulgam a todo momento o envolvimento de nossos representantes em corrupção, a máquina pública se tornou um alvo fácil para aproveitadores eleitos em nome da nação.

3- Ética no ambiente escolar

O papel fundamental da ética no ambiente escolar é formar humanos capazes de viver com plena consciência de que existem na sociedade normas que lhes serão propostas, e que estas existem para o bem comum da comunidade. E é pela educação que estaremos construindo uma sociedade livre, justa, formando cidadãos comprometidos com as transformações da nossa história, buscando um novo tempo onde a justiça, verdade e amor, serão as bases de uma vivência social equilibrada.

4- Papel da escola no desenvolvimento humano

A escola constitui um contexto diversificado de desenvolvimento e aprendizagem, isto é, um local que reúne diversidade de conhecimentos, atividades, regras e valores e que é permeado por conflitos, problemas e diferenças. É nesse espaço físico, psicológico, social e cultural que os indivíduos processam o seu desenvolvimento global, mediante as atividades programadas e realizadas na sala de aula e fora dela.

5- O que entendemos por Educação?

Etimologicamente, a palavra educação significa, mais ou menos, o mesmo que a palavra criação. Educar, do latim educere, “é quase criar, é como tirar do nada é, pelo menos, despertar do sono e da letargia as faculdades adormecidas, é dar a vida, o movimento e a ação a uma existência ainda imperfeita” (Mons. Dupanloup).

6- Como se poderá definir a educação?

"A educação é a arte de cultivar, exercitar, desenvolver, fortificar e polir todas as faculdades físicas, intelectuais, morais e religiosas, que constituem na criança a natureza e a dignidade humana; dar a estas faculdades uma perfeita integridade; elevá-las à plenitude da sua força e da sua

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com