TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fiscal COREN

Trabalho Universitário: Fiscal COREN. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/3/2013  •  351 Palavras (2 Páginas)  •  779 Visualizações

Página 1 de 2

O IMPACTO DO CONFINAMENTO NA SAÚDE DO PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM OFFSHORE

Cátia Luzia dos Santos Marins

Introdução: A presente pesquisa do tipo quantitativa teve como objeto de pesquisa o trabalho offshore envolvendo o trabalhador de enfermagem em plataforma de petróleo.

Objetivo: investigar as conseqüências do confinamento e compreender como este ambiente pode afetar o desempenho e a saúde dos trabalhadores de enfermagem, pois estes sofrem com vários agravantes no seu exercício, quer seja pelo fato da atividade fim não ser saúde, seja por estar submetido aos mesmos problemas dos profissionais da indústria de petróleo que sofrem com o confinamento, ou ainda pelo alto grau de responsabilidade que tem frente a determinados grupos circunscritos ao período do embarque. Fornecendo subsídios para compreender como este ambiente pode afetar o desempenho e a saúde dos trabalhadores de enfermagem. A enfermagem sofre com vários agravantes para o seu exercício, seja pelo fato de não ser a atividade fim a saúde, seja por estar submetido aos mesmos problemas dos profissionais da indústria de petróleo que sofrem com o confinamento, ou ainda pelo fato do alto grau de responsabilidade que tem frente a determinados grupos circunscritos ao período do embarque em plataformas. Identificaram-se situações geradoras de ansiedade e estresse, durante o embarque no trabalho offshore e estratégias de controle e alternativas institucionais para diminuir esses sintomas. Destacamos o stress como o fator que se somado ao estresse ocupacional é desencadeante de outros distúrbios. Nos trabalhos consultados observamos que há um grau de afinidade, e uma moral no grupo dos confinados, que transcendem aos indivíduos.

Metodologia: da teoria de Autocuidado é possível projetarmos um olhar em quem cuida e deve promover o autocuidado, mas, que sistematicamente não é estimulado a ele. Resultados/análise: estatística, apesar das dificuldades de acesso aos profissionais, foi possível evidenciar predominância de fator intrínseco, o confinamento, no trabalho offshore que tem grande impacto na vida do profissional.

Considerações Finais: A principal alternativa apontada seria o estímulo ao autocuidado, para alívio do estresse prevenindo doenças relacionadas aos mesmos. Pois, o produto final do trabalho de enfermagem confinado offshore não dever ficar sem saúde.

Palavras chaves: enfermagem, offshore, estresse, autocuidado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com