TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APLICABILIDADE DAS TECNOLOGIAS DE GESTÃO PARA PREVISÃO DE RESULTADOS

Tese: APLICABILIDADE DAS TECNOLOGIAS DE GESTÃO PARA PREVISÃO DE RESULTADOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2014  •  Tese  •  679 Palavras (3 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 3

1. DA APLICABILIDADE DAS TECNOLOGIAS DE GESTÃO PARA PREVISÃO DE RESULTADOS

Há algum tempo, vem sendo exercitada pelas organizações a tentativa de antecipar os acontecimentos futuros pertinentes à sua zona de alcance, com o intuito de adiantar-se sobre possíveis situações de risco, priorizando a prevenção à solução de problemas.

Uma vez que não é possível prevê-lo de um todo, reflexões acerca de ameaças e oportunidades do porvir são suportadas e direcionadas por técnicas variadas, estudadas cada vez com maior consistência e especificidade de aplicações. Tal ideia é reforçada pelo Instituto Nacional de Tecnologia-INT (2003, p. 1) quando se refere a que:

"[...] embora o futuro seja incerto, há evidências de que as tentativas sistemáticas de ganhar perspectiva sobre o presente e possíveis situações futuras têm sido úteis."

Embora suas origens não sejam recentes, a temática dos estudos do futuro tem ganhado cada vez mais relevância no contexto organizacional e também na busca do crescimento sustentável das nações, dada a configuração da sociedade do conhecimento.

Este artigo tem o objetivo de discutir os conceitos relativos aos estudos do futuro, sua funcionalidade, aplicabilidade no cotidiano empresarial e especialmente, sua eficácia quando o assunto é a proteção ambiental.

Entre as técnicas de previsão, de acordo com Bodini (2001), existem os modelos extrapolativos e os métodos de prospecção (exploratórios), consistindo o primeiro na previsão, ou seja, a avaliação com certo grau de confiança (probabilidade), da evolução de uma grandeza num dado horizonte, para a qual se propõem hipóteses futuras a partir de dados coletados no passado; e a projeção, que é o prolongamento de uma evolução passada, segundo hipóteses de extrapolação ou inflexão de tendências, constituindo-se em previsão se contiver probabilidade.

Observa-se na literatura que as técnicas extrapolativas são vistas hoje como mais simples, no que se refere ao entendimento conceitual e à aplicação e disseminação, porém, tais modelos nem sempre se apresentam como bons recursos de previsão, por muitas vezes necessitarem ser complementados com o uso de outras técnicas e abordagens.

2. DA REDUÇÃO DO IMPACTO AMBIENTAL MEDIANTE ESTUDO PRÉVIO

A preservação do meio ambiente tem se tornado cada vez mais foco de preocupação da sociedade, já ciente da extrema importância da mesma, uma vez que a espécie humana também corre sérios riscos diante de tal descaso.

Dentre os impactos ambientais causados pelas atividades econômicas desenvolvidas numa sociedade, a geração de resíduos sólidos está presente, em maior ou menor escala, na maioria das situações. Na atividade industrial em especial, a geração de resíduos sólidos é uma medida de ineficiência ou de desperdício no processo produtivo, pois um resíduo é gerado quando uma matéria-prima ou um insumo utilizado na produção não se converteu em produto final na atividade produtiva de uma organização ou quando sua geração é inerente a este processo.

Algumas inovações que surgiram ao longo dos anos apresentaram impactos bastante danosos ao meio ambiente e à vida das pessoas, como por exemplo o uso de agrotóxicos, descarte de pilhas e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com