TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APLICABILIDADE DAS TECNOLOGIAS CONTÁBEIS COMO PRINCIPAIS LOCAIS PARA GESTÃO E GESTÃO

Tese: APLICABILIDADE DAS TECNOLOGIAS CONTÁBEIS COMO PRINCIPAIS LOCAIS PARA GESTÃO E GESTÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/8/2014  •  Tese  •  1.112 Palavras (5 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 5

ATIVIDADE I: APLICABILIDADE DAS TÉCNICAS CONTÁBEIS COMO PREMISSAS BÁSICAS AO CONTROLE E GESTÃO PATRIMONIAL

PARTE I

A complexidade operacional nos três setores da economia, isto e, nas entidades econômicas administrativas, buscam apoio nos procedimentos e técnicas contábeis capazes de auxiliar a gestão com informações tempestivas e úteis na administração dos processos organizacionais. Dessa forma, as técnicas, da escrituração, demonstrações, análise de balanço e auditoria, permitem aos diversos usuários das informações contábeis, a interpretação dos fenômenos patrimoniais e suas mutações. Agora responda o que se pede.

a) Com base nos conteúdos trabalhados, pesquise e descreva objetivamente a funcionalidade de cada técnicas e de que forma elas contribuem com o controle e gestão patrimonial.

A técnica da estruturação representa os elementos do patrimônio que estão registrados na escrituração mercantil da companhia que é as contas que serão classificadas no Balanço Patrimonial. Sendo o lado positivo representado pelo ativo, que são os direitos e os bens negativo representados pelo passivo, que são as obrigações. A diferença entre eles e o Patrimônio Liquido que representa o investimento dos proprietários na constituição da empresa, isso em forma de equação.

A técnica da demonstração tem como objetivo das informações sobre a posição financeira e patrimonial, o resultado e o fluxo financeiro de uma entidade, que são uteis para uma ampla variedade de usuários na tomada de decisões. Ela também mostra os resultados do gerenciamento, pela administração, dos recursos que lhe são confiados.

O objetivo da técnica da analise de balanço é um diagnóstico que oferece sobre a real situação econômico-financeira da organização, utilizando relatórios gerados pela contabilidade (Demonstração de Resultado, Balanço Patrimonial, etc..) e outras informações necessária a analise, relacionando-se prioritariamente a utilização por parte de terceiros.

Técnica da auditoria tem por finalidade aumentar o grau de confiança contábil por parte dos usuários, com objetivo de fornecer uma opinião imparcial, fundamentada em normas, testes realizados e princípios, pois ela e uma técnica da contabilidade que avalia as demonstrações financeiras de uma entidade.

b) Estruture um plano de contas, observando os grupos que compõem o balanço patrimonial e as contas de resultado.

ATIVO PASSIVO

CIRCULANTE

Caixa, Bancos, Clientes, Estoques, etc.

REALIZÁVEL EM LONGO PRAZO

Valores a Receber, etc.

PERMANENTE

Investimento

Imobilizado

Intangível

Diferido

CIRCULANTE

Salários a pagar, Empréstimos e financiamentos, Contas a Pagar, Tributos a Recolher, Fornecedores, etc.

NÃO CIRCULANTE (Longo Prazo)

Financiamentos a Sócios, Empréstimos- LP, etc.

RESULTADO DE EXERCICIO FUTUROS

Receita (-) Custo e Despesas de Exercícios Futuros

PATRIMONIO LIQUIDO

Capital Social

Reservas do Capital

Reservas de Lucros

Prejuízos Acumulados

DEMOSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCICIO

RECEITAS

Vendas de Produtos e Mercadorias

Vendas de Serviços

(-) Dedução de Vendas (Tributos e Devoluções)

Receitas Financeiras

Outras Receitas Operacionais, etc.

CUSTOS E DESPESAS

Custo dos Produtos e das Mercadorias Vendidas

Custos dos Serviços Vendidos

Despesas Administrativas

Despesas Financeiras

Provisão para Imposto de Renda e Contribuição Social sobre o Lucro, etc.

c) Relate caso real ou simule situações práticas que justifiquem a utilização da informação contábil: no primeiro, segundo e terceiro setor da economia.

Primeiro setor, podemos conceituar como sendo o Estado, representado pelas prefeituras municipais, governos dos estados e a presidência da republica, além das entidades a estes entes ligados, ou seja, denominamos de “setor publico”.

Um exemplo de atividade desse setor e proporcionar a segurança social onde a Previdência, exclusiva para quem contribui, ou seja, visa garantir uma renda ao segurando-contribuinte quando este perde sua capacidade de trabalho por um dos riscos sociais, como doença, invalidez, morte, idade avançada, desemprego, maternidade e reclusão.

O mercado constitui pelo segundo setor por um conjunto de empresas que exercem atividades privadas, que atuam em benefícios próprio e particular. Cito caso real, que é o governo, onde o mercado privado atua sob o principio da não coerção legal, ou seja, os clientes têm liberdade para escolher o que e onde comprar. Sabendo que os mecanismos de preços baseiam a atividade de troca de bens e serviços, pois o objetivo principal e a obtenção de lucro.

As organizações sem fins lucrativos constitui o terceiro setor, atuado nas lacunas deixadas pelos setores públicos e privados, buscando o bem-estar social da população. Lembrando que esse setor não é nem público e nem privado.

Um exemplo e uma rede internacional, Fundada no Brasil em abril de 2000 por um grupo que reuniu

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com