TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APRENDENDO COM PROJETOS

Trabalho Escolar: APRENDENDO COM PROJETOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2013  •  1.620 Palavras (7 Páginas)  •  935 Visualizações

Página 1 de 7

Estamos vivendo na Sociedade do Conhecimento onde há a exigência de um indivíduo crítico, criativo e reflexivo. Vivemos novos paradigmas em todos os setores. Nesta sociedade do conhecimento onde há a exigência de um indivíduo crítico, criativo e reflexivo, a presença das novas tecnologias no setor educacional requer profundas modificações de formação e preparação dos professores e alunos.

Portanto, o currículo tem que ser antes de tudo uma reflexão, uma perspectiva e planejamento onde se pode pensar em uma visão global do se humano e seus valores. Assim sendo, a escola não pode deixar de incorporar as novas transformações, intervindo para sistematizar a integração de todos os recursos pedagógicos e usando o que de melhor cada um tem para oferecer.

Diante do fato a solução para uma aprendizagem eficaz é a criação de projetos que despertem e provoquem o interesse dos alunos, pois o projeto não é só uma criação do professor é uma interação entre professor e aluno onde os mesmos trabalhem juntos refletindo sobre as questões reais da sociedade em que vivem.

Vivemos em uma sociedade moderna, denominada Sociedade da Informação e Comunicação, que não admite mais uma escola arcaica, descontextualizada, dissociada da realidade, com horários rígidos em disciplinas, currículos e programas impostos. Desde o inicio do século XX se discute a contribuição da Pedagogia de Projetos ao processo ensino-aprendizagem, contudo no Brasil, o trabalho com projetos, educando em uma visão mais global, complexa, íntegra e contextualizada do processo educativo, surgiu nos anos 90. A pedagogia de projetos surge como

[...] uma mudança de postura, de novas práticas, um repensar da prática educativa e das teorias. Significa também repensar a escola, seus alunos, seu corpo docente, seus gestores, enfim toda a clientela da escola, destes novos tempos escolares, educando em uma visão global, complexa, holística, ensinando para a vida [...] (Abreu, 2012, p.06).

A autora relata que o trabalho com projetos compõe uma das posturas metodológicas de ensino mais dinâmica e eficiente, sobretudo pela sua força motivadora e aprendizagens em situação real, de atividade globalizada e trabalho em cooperação.

Na Pedagogia de Projetos, a atividade do aprendiz determina a construção do saber operatório e esse sujeito, age em constante interação com os meios ao seu redor. Assim, de acordo com Deprá (2011) o papel do educador é ensinar o aluno a pensar certo e, apara isso atua como mediador estimulando, observando e criando situações de aprendizagem significativa é, não só fazer o aluno pensar, mas acima de tudo, ensiná-lo a pensar certo.

O projeto é uma experiência educativa em que o processo de construção de conhecimento está integrado às práticas vividas. Portanto, o aluno deixa de ser, apenas aprendiz do conteúdo de uma área de conhecimento e passa a ser um ser humano que está desenvolvendo uma atividade complexa e que nesse processo está se apropriando, ao mesmo tempo, de um determinado objeto do conhecimento cultural e ser formando como sujeito cultural.

Abreu (2012), menciona que ao elaborar um trabalho com projetos, busca-se práticas mais dinâmica, prazerosa e contextualizada, proporcionando situações de aprendizagem em que os alunos aprendam fazer errando, acertando, pesquisando, levantando hipóteses, experimentando, investigando, refletindo, construindo, intervindo, concluindo com conteúdos diversificados, contextualizados, gerando situações de aprendizagem reais e significativas, trabalhando os conteúdos de forma interdisciplinar e contextualizada.

Neste intuito, pode-se dizer que o mais importante no trabalho com projetos não é a origem do tema, mas o enfoque globalizado, centrado na resolução de problemas significativos e o tratamento dispensado a ele, pois é preciso saber estimular o trabalho a fim de que se torne interesse do grupo.

A prática pedagógica de projetos por meio da informática, por exemplo, é uma forma de conceber uma educação que envolve o aluno, o professor, os recursos disponíveis, inclusive as novas tecnologias e todas as interações que se estabelece nesse ambiente, denominado ambiente de aprendizagem. Este espaço é criado para promover a interação entre todos os seus elementos, propiciar a autonomia do aluno e a construção de conhecimento de distintas áreas do saber, por meio de uma busca de informações significativas para a compreensão deste.

A informática quando adotada nas escolas precisa integrar-se ao currículo, não como disciplina, mas como ferramenta, multidisciplinar, que o professor pode contar para realizar o seu trabalho, desenvolvendo atividades que levem a uma reflexão sobre qual a melhor forma de empregar seus recursos, analisando as características de cada disciplina, realizando a imprescindível interação entre as diversas disciplinas e os recursos da informática.

O projeto se constrói a partir de uma identificação de um problema que possa esta ocorrendo na sociedade ou ate mesmo na escola, depois as disciplinas ou turmas reunidas levantam hipóteses e soluções para o determinado problema logo em seguida faz-se um mapeamento do aporte cientifico necessário, para se trabalhar um projeto o ideal é que se trabalhe em parceiros onde é mais fácil a comunicação entre eles havendo sempre uma pessoa orientando esses alunos no que eles precisarem.

É fundamental que os jovens trabalhem esse projeto dentro e fora da escola que debatem e construam novas ideias a parti dos debates realizados sendo que os projetos sejam trabalhados no companheirismo na criatividade e pesquisa e muita força de vontade tudo que o jovem tem pra dar e vender e através do compromisso que os alunos fazem entre si pode-se construir projetos muitos prazerosos.

JUSTIFICATIVA DO PROJETO

O Projeto a ser desenvolvido será sobre A estória do Chapeuzinho Vermelho, dos Irmãos Grimm, pois a estória do Chapeuzinho, além de ser muito conhecida, permite ao educador trabalhar, criar e problematizar as atividades com temas transversais, proporcionando assim um contato maior do aluno com as diversas áreas do conhecimento.

Ao ler a estória estaremos trabalhando o conhecimento prévio do aluno acerca da estória e da sua vivência cotidiana. Depois é possível levar o aluno a ter contato com a Matemática, ao trabalhar o conteúdo de frações, por exemplo, pedindo ao aluno que pinte ½ cesta de guloseimas que a Chapeuzinho levará para a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com