TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE ALFABETIZAÇÃO APRENDENDO ATRAVÉS DA MOTIVAÇÃO: LEITURA, ESCRITA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS

Por:   •  19/12/2017  •  Projeto de pesquisa  •  3.296 Palavras (14 Páginas)  •  1.084 Visualizações

Página 1 de 14

ESCOLA MUNICIPAL DONA IVANY



        





PROJETO DE REALFABETIZAÇÃO
APRENDENDO ATRAVÉS DA MOTIVAÇÃO:
LEITURA, ESCRITA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS.





PAUINI
2017

I IDENTIFICAÇÃO

Este projeto foi elaborado objetivando a retomada de conteúdos econceitos básicos de alfabetização, e será aplicado aos alunos dos 3ºs anos A, B, C e D, da Escola Municipal Dona Ivany, sito à rua Perimetral, s/n, bairro Pantanal, na cidade de Pauini - AM.


II TITULO

Aprendendo através da motivação - LEITURA, ESCRITA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS.


III DURAÇÃO DO PROJETO

04 meses ou até que todas as etapas sejam concluídas com êxito.

IV PÚBLICO ALVO

Alunos do 3ºs anos do I Ciclo da Escola Municipal Dona Ivany.


V CARACTERIZAÇÃO DA REALIDADE

Trata-se de escola de caráter público, com alunos de classe média-baixa.
As turmas são compostas por número de alunos que variam de (25) vinte e cinco a (30) trinta, o que dificulta os professores desenvolverem um trabalho mais direcionado aos alunos que apresentam maiores dificuldades. Sendo assim, percebemos que um grande número de crianças possui um grau de dificuldade bastante acentuado, sobretudo, no que diz respeito à expressão oral e escrita e à compreensão de conceitos básicos no ensino da matemática.

Nesse sentido, não tem como separar um cenário de tamanhas dificuldades vividas por boa parte dos nossos alunos da realidade sócio/política//cultural/econômica, na qual essas crianças estão inseridas. Nessas relações de poder estão imersos o   capital econômico, o capital cultural, que são os saberes adquiridos e as habilidades provenientes de várias áreas do conhecimento; o capital social, que diz respeito à posição do agente dentro do campo; e o capital simbólico, somatório de todos os outros capitais (social, cultural e econômico), mais o prestígio e o reconhecimento.

Viver num ambiente letrado, onde são cultivadas e exercidas práticas sociais relativas à leitura e à escrita, permite à criança desenvolver conceitos e competências funcionais relacionados à escrita, assim como garantir que as crianças, efetivamente, aprendam a ler e escrever durante o processo de alfabetização é o objetivo de todo alfabetizador, no entanto, isso se tornou um grande desafio.


Eis alguns questionamentos a trabalhar diante deste cenário:

* Por que muitos de nossos alunos passam pelo Pré-escolar e vão até o 3º ano sem aprender a ler e escrever?

* De que forma a leitura, a escrita e a produção de textos terá significado para o aluno?

* Como intervir no processo ensino-aprendizagem quando percebe-se que a criança não conseguiu evoluir o seu nível de alfabetização mesmo chegando na última etapa desse processo?

* Que estratégias metodológicas farão o aluno ler, escrever e produzir um texto satisfatoriamente?


VI JUSTIFICATIVA

Através de um diagnóstico realizado com os alunos dos 3ºs anos da escola municipal Dona Ivany, observou-se algumas dificuldades nos níveis básicos de proficiência no que se refere à leitura, escrita e interpretação de textos. Portanto, tornou-se necessário a elaboração deste projeto que visa desenvolver uma maior aprendizagem na área da alfabetização e letramento de maneira significativa e lúdica.

O referido projeto tem, ainda, como finalidade colaborar com o trabalho de alfabetização já desenvolvido de maneira aleatória pelos professores com as crianças que apresentarem déficit de aprendizagem, o que acaba, de certa maneira, excluindo-os do processo regular de ensino, já que não conseguem acompanhar os conteúdos programáticos da série em que estão, por conta das inúmeras deficiências que foram se acumulando ano após ano.

Serão trabalhadas atividades com a participação de todos os alunos no processo de ensino e aprendizagem, com métodos lúdicos e recursos audiovisuais para que o ensino se torne mais eficaz, tendo o letramento, que compreende o domínio da leitura e da escrita como contato com o mundo, o foco central desse projeto.

Após uma análise mais profunda, ancorada em diagnósticos e observações, mapeamos a real situação dos alunos dos 3º anos do I Ciclo, turno matutino, ficando clara a necessidade de uma intervenção urgente e imediata de realfabetização, conforme gráfico abaixo:



Diante do diagnóstico ora apresentado, foram observadas dificuldades diversas nos alunos dos 3ºs anos, principalmente, na área de leitura e escrita. Diante desta problemática, ratifica-se a necessidade urgente de uma intervenção pedagógica no sentido de minimizar tais deficiências acumuladas durante todo o processo de alfabetização, que se encerra nas referidas séries.

Os resultados do diagnóstico das turmas serviram de referência para a elaboração da primeira etapa do projeto, onde foi definido um plano de trabalho com as metas gerais a serem desenvolvidas durante as próximas etapas. Foram definidas também ações e atividades tendo por base as competências necessárias, que deveriam ser garantidas no processo inicial de alfabetização e letramento.

Devido à falta de espaço físico e a ausência de professores de apoio, infelizmente, tornou-se impossível realizar um processo de reforço escolar nos contraturnos, conforme salienta nossas Leis de ensino, mas em contrapartida, não podemos tapar nossos olhos para realidade que assola nossas crianças, que devido as suas dificuldades, são prejudicadas e, muitas vezes, excluídas das atividades, da socialização, enfim, do processo ensino-aprendizagem na própria sala de aula, devido às circunstâncias que se encontram. Outro fato que contribui para esta problemática, é a disparidade de conhecimento entre os alunos da mesma série, que torna uma sala de 3º ano do I ciclo multisseriada, fato este, que dificulta ainda mais o processo de ensino/aprendizagem, não restando outra alternativa no momento, que seria a formação de turmas com necessidades iguais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23 Kb)   pdf (224.9 Kb)   docx (324.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com