TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Aprendendo e Encantando com Fábulas

Por:   •  3/11/2015  •  Abstract  •  1.635 Palavras (7 Páginas)  •  427 Visualizações

Página 1 de 7

UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA

CURSO PEDAGOGIA

“APRENDENDO E ENCANTANDO COM FÁBULAS”

Autores

Alessandra Batista Lima Soares RA: 1425013

Silvana Gomes do Amaral RA: 1424775

Pólo Ceilândia

2015

Autores

Alessandra Batista Lima Soares RA: 1425013

Silvana Gomes do Amaral RA: 1424775

“APRENDENDO E ENCANTANDO COM FÁBULAS”

Trabalho de Projetos e Práticas de Ação Pedagógica para aprovação na disciplina do curso de Pedagogia apresentado à Universidade Paulista – UNIP.

Orientador(a): Joana Darc de Paula

Pólo Ceilândia

2015

SUMÁRIO

1.

TEMA

03

2.

JUSTIFICATIVA

03

3.

SITUAÇÃO-PROBLEMA

04

4.

PÚBLICO-ALVO

05

5.

OBJETIVOS

05

6.

EMBASAMENTO TEÓRICO

05

7.

PERCURSO METODOLÓGICO

07

8.

RECURSOS

08

9.

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

08

10.

AVALIAÇÃO

08

11.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

10

  1. Tema

“Aprendendo e Encantando com Fábulas”.

  1. Justificativa

Este trabalho tem por finalidade abordar aspectos importantes acerca do uso das fábulas no ensino da língua materna. Há muito, tem-se reconhecido a literatura infantil como um dos recursos fundamentais para o melhor desempenho do processo para a formação de leitores. Por meio de obras literárias, o indivíduo é integrado ao mundo da leitura interagindo com ela, uma vez que lhe é permitido recriar sua realidade.

A leitura é muito importante no processo de aprendizagem do indivíduo, é por meio dela que ele adquire conhecimento diferenciado, reconhece sua identidade e pode visualizar de uma forma crítica e reflexiva os acontecimentos a sua volta. Ler é uma prática social básica nas sociedades letradas.

Ler é uma atividade muito mais complexa que a simples interpretação dos símbolos gráficos, dos códigos e requer que o indivíduo seja capaz de interpretar o material lido, comparando-o e incorporando-o a sua bagagem pessoal, ou seja, requer que o indivíduo mantenha um comportamento ativo diante da leitura. Para realizar a leitura, o indivíduo precisa ativar sua capacidade cerebral e adquirir experiências, ele precisa reconhecer que ler vai além de decodificar o que está escrito. Pode-se perceber a veracidade dessa informação ao analisar o conceito de leitor competente apresentado pelos PCN’s

Alguém que compreenda o que lê, que possa aprender a ler também o que não está escrito, identificando elementos implícitos, que estabeleça relações entre o texto que lê e outros textos já lidos, que saiba que vários sentidos podem ser atribuídos a um texto...” (2001:54).

Para que o aluno compreenda o que lê e perceba as intenções do autor, realize inferências e estabeleça relações e associações entre os demais textos estudados, ele precisa desenvolver o gosto pelo ato de ler. Por isso, trabalhar com textos literários significativos como as fábulas, torna-se essencial para o progresso da aprendizagem.

Ao observar aulas de língua portuguesa, nota-se que há uma rotina em todo o desenvolvimento, que sempre são realizadas as mesmas atividades, o que torna essas aulas monótonas e desinteressantes, e que as aulas estão voltadas para o uso constante do livro didático, manuseado de forma aleatória e insatisfatória. Nessas aulas, não ocorrem novidades.

Outro aspecto observado se refere ao planejamento do professor. Percebe-se que não há uma preocupação efetiva em propor novos objetivos e desenvolver atividades diversificadas para alcançá-los, o professor prefere seguir ao conteúdo proposto pelos livros, limitando-se a um ensino “parcelado”, descontextualizado e sem promover a reflexão do educando.

O ensino de língua materna há algum tempo tem sido contestado e discutido em sua metodologia, por estar baseado somente nos livros didáticos e em textos que, em sua maioria, não acrescentam nada ao leitor. A leitura tende a acontecer como um ato mecânico de decodificação, no qual o aluno não é levado a refletir e construir significados relevantes em seu aprendizado, ler passa a ser um pretexto para adquirir exemplos do uso da língua e para perceber a estrutura da mesma.

A literatura é composta por diferentes gêneros textuais que possibilitam ao professor romper com o uso exclusivo do livro didático, inovar em seu planejamento e tornar sua aula mais criativa e interessante. Nesse contexto, o presente projeto tem como foco o trabalho com Fábulas, gênero textual literário que leva o leitor a refletir sobre o comportamento humano, redescobrir o gosto pela leitura e desenvolver habilidades de criar, analisar criticamente e interagir a partir de suas análises.

  1. Situação-Problema

Como trabalhar a percepção de si e do outro respeitando as diferenças e a diversidade, por meio dos Contos de Fadas.

  1. Público Alvo

Alunos do 1º ano do Ensino Fundamental.

  1. Objetivos
  • Por meio de atividades com Fábulas (visando aulas mais significativas, interessantes e diversificadas), despertar nos alunos o hábito da leitura e da escrita, da criação e da produção.
  • Favorecer o desenvolvimento criativo dos alunos através de diferentes expressões, tais como: desenhos, músicas, produções de textos e dramatizações;
  • Reconhecer as fábulas como um gênero literário social;
  • Refletir com os alunos os valores que são transmitidos pelas fábulas.
  1. Embasamento Teórico

Durante os seis primeiros anos de vida da criança, são construídos e desenvolvidos sua maneira particular de ser e seus esquemas de relação com o mundo e com as pessoas. As crianças vão construindo suas matrizes de relação a partir de sua interação com o meio.

Wallon (1995) aponta que comportamento emocional, individualização do próprio corpo, formação da consciência de si são processos paralelos e complementares do desenvolvimento da criança nos primeiros anos, e nesta fase prevalecem os critérios afetivos sobre os lógicos e objetivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (109.7 Kb)   docx (19.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com